Você já ouviu falar de pessoas ambidestras? A ambidestria é a capacidade de ser habilidoso da mesma forma com ambos os lados do nosso corpo. Diferente do destro que só consegue obter bons resultados com o lado direito e do canhoto que tem mais facilidade com o lado esquerdo, o ambidestro tem a mesma facilidade com ambos. A condição vai muito além da capacidade de chutar com os dois pés ou de escrever com ambas as mãos e é algo extremamente raro. Isso influencia na forma de trabalho do cérebro, visto que ambos os lados executam as mesmas tarefas, mas mandando comando para cada lado do corpo.

Pensando um pouco sobre isso, nós da Fatos Desconhecidos resolvemos trazer uma matéria a respeito. Se você é curioso em relação às pessoas ambidestras, confira conosco. Buscamos e listamos alguns fatos curiosos sobre essas pessoas. Se você é um e quer nos pontuar mais alguma coisa, comenta pra gente aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco e surpreenda-se.

1 - Ambisinistral

As pessoas tendem a confundir o ambidestro com o ambisinistral. O ambisinistral treina seu cérebro para fazer algo com as duas partes, como escrever ou chutar. Geralmente as mãos, tentando deixar as duas com as mesmas habilidades.

2 - O Cérebro

Os ambidestros têm hemisférios cerebrais simétricos. Isso quer dizer que os seus cérebros dividem os deverem rigidamente, conferindo a mesma capacidade dos dois lados.

3 - Emoções

Há desvantagens em ter uma funcionalidade cerebral simétrica. Uma delas é equilibrar emoções e sentimentos. Um estudo recente de pessoas canhotas e ambidestras descobriu que elas lutam com a raiva e tinham mais emoções negativas do que as pessoas destras.

4 - TDAH

Pessoas ambidestras com cérebros simétricos correm mais risco de ter problemas cognitivos. Um estudo envolvendo 8.000 crianças finlandesas mostrou que as mistas tiveram taxas mais altas de dificuldades de aprendizagem e atenção, como o TDAH.

5 - Testosterona

Estudos comprovam que a testosterona desempenha um fator chave nas formações simétricas do cérebro. Isso é o que define se as pessoas nascem ambidestras.

6 - Sexualidade

Os cientistas acreditam que isso tem ligação com a sexualidade das pessoas. O Dr. Michael Peters, da Universidade de Guelph, realizou um estudo com 255.000 pessoas e descobriu que os ambidestros tinham uma maior prevalência de homossexualidade e bissexualidade.

7 - Opções

Uma das maiores qualidades de ser ambidestro é poder ter a opção de realizar tarefas domésticas, prática de esportes e outras atividades com as duas mãos. Usar ambos os membros ajuda a executar melhor qualquer tarefa.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Publicado em: 11/07/18 15h22