• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 fatos estranhos sobre a gravidez que ninguém te conta

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      13/03/18 às 19h24

A gravidez é, na maioria das vezes, um momento mágico na vida de uma mulher. Capaz de mudar toda a percepção que ela anteriormente tinha sobre a vida. Ter um filho pode ser um momento bastante cogitado, mas é sempre preciso ter certeza de que este é o passo correto a tomar. Enquanto se está grávida, uma série de cuidados devem ser tomados e nem todas as atividades podem ser executadas como antes.

Embora tenhamos conhecimento sobre muitos períodos da gravidez, não conhecemos tudo. Estando grávida ou não, tendo filhos ou não, enfim... Existem algumas curiosidades sobre tal fase que todos precisam saber. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 fatos estranhos sobre a gravidez que ninguém te conta. Dá uma olhada!

1 - Gravidez mais longa

Sabemos que uma gravidez normal dura em média 9 meses, com pouca variação. No entanto, é comum que alguns bebês sejam mais apressados que outros e queiram vir ao mundo antes disso. Dessa forma, não é tão incomum que presenciemos casos de mães que precisem realizar o parto aos 7 ou 8 meses de gestação.

Por outro lado, existem casos mais raros em que o bebê costuma demorar bem mais que o normal para nascer. Apenas para que você tenha ideia, a gravidez mais longa já registrada durou 373 dias... Bem mais do que o recomendado de 280. Felizmente, o bebê nasceu saudável, mas pesava um pouco mais de 3 quilos.

2 - Pode ser que aconteça um acidente...

Já parou pra pensar que, sem querer, a mãe pode acabar defecando durante o trabalho de parto? Pode parecer nojento, mas é algo que acontece muito mais do que imaginamos. Principalmente no parto normal, a mulher precisa fazer muita força para que o bebê venha ao mundo exterior. Isso pode acabar gerando consequências ruins...

Para evitar esse tipo de acontecimento, os médicos podem fazer uma lavagem intestinal antes do parto, mas nem sempre dá certo. Bem, a grande questão é que enfermeiras estão sempre à postos para limpar toda a bagunça então é provável que aconteça e você sequer fique sabendo disso.

3 - Brilho na gravidez

Costumamos dizer que durante a gravidez, a mulher adquire um brilho, uma luz especial. Bem, essa é a mais pura verdade. Quando engravida, é normal que a quantidade de sangue em seu corpo aumente significativamente. Esse sangue extra acaba sendo mais visível sobre a pele, especialmente nas bochechas. Sem contar que os hormônios femininos fazem com que as glândulas trabalhem de forma mais ativa, deixando o rosto da mulher grávida mais oleoso.

4 - Fetos do sexo masculino podem ter ereções

É comum que as mães não gostem de pensar muito nesse assunto, nem mesmo quando seus filhos já estão crescidos. No entanto, o que pouca gente sabe é que os fetos meninos podem ter ereções durante a gravidez... Enquanto ainda estão ali, no calor do útero. Mas não precisa se assustar, é algo normal e pode acontecer com qualquer um.

5 - Quando acontece o inesperado...

O parto normal é o mais seguro e recomendado pelos médicos, no entanto, assim como tudo na vida ele pode ter algumas consequências completamente desagradáveis. Durante o processo de nascimento, pode ser que a mulher sofra algum tipo de rasgo vaginal. No pior dos casos, o rompimento pode ir da vagina até o ânus. Isso exige que os médicos deem alguns pontos na região, para que tudo possa voltar ao normal, mas certamente, não é uma situação muito confortável.

6 - Olfato e paladar ficam mais apurados

Segundo estudos, durante a gravidez a mulher passa por uma drástica mudança em sua percepção gustativa e olfativa. Os cientistas levantam a hipótese de que isso sirva para ajudar as mães a não ingerir pequenos níveis de toxina que podem ser inofensivos para um adulto, mas que podem colocar em risco a vida do feto.

7 - Quem disse que as contrações acabam após o nascimento?

Os piores momentos de uma gravidez são as contrações. Elas podem aparecer de forma inesperada, provocando intensas dores. Entretanto, muitas mulheres acreditam que após o nascimento, elas param de acontecer instantaneamente. Temos uma péssima notícia... Não é bem assim! As contrações podem continuar aparecendo até dias após o bebê ter vindo ao mundo.

Elas são câimbras musculares, uma simples forma que o corpo encontra para cessar a perda excessiva de sangue. Mas é válido lembrar que elas passam a acontecer de forma bem menos intensa.

E então pessoal, o que acharam? Conhecem outras curiosidades sobre a gravidez, que não foram mencionadas em nossa lista? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+