• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 fatos que mostram como era a infância há 100 anos

POR Mateus Graff    EM História      30/11/18 às 15h05

Você tem ideia de como foi a infância da sua avó? Vamos ir mais longe ainda, você sabe como foi a infância da sua bisavó? A vida naquele tempo, tanto para as crianças, quanto para os adultos, obviamente era completamente diferente da nossa. Hoje em dia, as crianças têm acesso a tudo, isso sem falar no quanto elas estão cada vez mais introduzidas no mundo digital.

Nós resolvemos mostrar para vocês alguns fatos sobre como era a infância das crianças há mais ou menos 100 anos atrás (pode ser um pouco mais ou um pouco menos), tanto no jeito de se vestir, nos estudos, na alimentação e até nas brincadeiras. Então, confiram agora a nossa matéria com os 7 fatos que mostram como era a infância há 100 anos atrás

1 - Os brinquedos

Cem anos atrás, as crianças sonhavam em ter uma bicicleta. Elas achavam que podiam viajar o mundo em uma, já que ter um veículo nessa época era algo inacessível. As crianças de famílias mais simples se divertiam com brincadeiras na rua e em algum lugar perto de casa. A berlinde, também conhecida como bola de gude, era uma brincadeira comum entre as crianças. As famílias mais ricas davam ursos de pelúcia para os filhos.

2 - Coca-Cola

Todas as crianças queriam experimentar o refrigerante há 100 anos. A Coca-Cola, que hoje encontramos em qualquer esquina, não era tão comum assim, a marca começou a ficar muito popular apenas em 1931. O Papai Noel começou a aparecer nos cartazes da marca, que fez uma imagem diferente do Papai Noel. Antes ele era punitivo com as crianças malcriadas, mas depois ele passou a ser bonzinho e legal com as crianças.

3 - Cinema

Nos anos 1900, apenas os adultos iam ao cinema. O ingresso era caríssimo, além de ter demorado a chegar em muitos lugares ao redor do mundo. Antes dos filmes, nos cinemas passavam desenhos mais curtos, o que nos sugere que os primeiros fãs do Mickey Mouse eram adultos. Walt Disney mudou tudo quando filmou contos de fadas e criou "Branca de Neve e os Sete Anões", em 1937. Pergunte a sua avó qual foi a primeira vez que ela foi a um cinema...

4 - Estudos

Não era absurdo nenhum que pais proibissem as crianças de irem para a escola. Na verdade, a maioria das crianças não frequentava a escola. Era comum ver crianças trabalharem, muito diferente do que vemos hoje. Em muitos casos, as crianças ajudavam no trabalho dos pais, como por exemplo, os meninos ajudando na oficina do pai e as meninas ajudando as mães na costura. Talvez seja por isso que antigamente os filhos tinham mais costume de seguir a mesma carreira que o pai. As crianças também trabalhavam em fábricas e plantações.

Nos Estados Unidos e na Europa, por exemplo, já tinham escolas públicas nessa época. Leitura, escrita e aritmética eram as matérias básicas e os estudos duravam oito anos. As meninas estudavam coisas como economia doméstica e os meninos coisas como carpintaria. Para muitas crianças, essa era a única forma de sair da pobreza e de se tornar independente.

Após a década de 1930, houve uma demanda crescente por especialistas altamente qualificados e, com isso, o número de escolas públicas e faculdades abertas a todos aumentou.

5 - As roupas

As crianças de famílias mais ricas usavam roupas de acordo com os padrões. Entre as famílias mais pobres, as crianças andavam descalças até o fim do outono e as roupas eram herdadas das famílias abastadas. Desde a década de 1960, as coisas começaram a mudar, as crianças começaram a se vestir de forma mais elegante e nasceu a moda adolescente. Em 1955, foi lançado o filme Rebelde Sem Causa, onde mostrava os adolescentes usando tênis. Isso virou uma moda, apesar dos fabricantes de sapatos de couro afirmarem que o tênis deformava os pés.

6 - Saúde

Muitas crianças ficaram gravemente doentes há 100 anos atrás e acabaram morrendo. Milhares de crianças morreram em todo mundo devido a febre tifoide e sarampo, por exemplo. A varíola, rubéola e caxumba também fizeram vítimas. As pessoas que tinham poliomelite em seus primeiros anos de vida ficavam com deficiências pelo resto da vida.

Os medicamentos e uma visita ao médico eram muito caros. A falta de saneamento básico, fome e falta de água potável deixavam a situação ainda pior. Os medicamentos eram os métodos usados pelos avós, como chás e coisas do tipo.

A vacinação obrigatória para crianças e a melhoria da qualidade de vida (incluindo água corrente em casa e acessos à água potável) apareceram depois de anos e foram um grande avanço.

7 - As crianças não eram forçadas a comer frutas e legumes

A diferença no crescimento das crianças do século passado e desse século está associada à nutrição. Há 100 anos, muitas famílias estavam preocupadas em como se alimentar e não com a qualidade. No campo, a situação nutricional era melhor, o acesso à frutas, legumes, carne de vaca e peixe era mais fácil. Anos depois, os alimentos mais baratos e frescos surgiram nas cidades.

E você, sabia de todos esses fatos sobre como era a infância há 100 anos? Comente!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+