• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 fatos que mostram que Roma e Grécia não eram tão boas assim

POR Natália Pereira    EM História      25/04/18 às 19h32

Alguns fatores referentes a Roma e a Grécia antiga fazem com que a maioria os veja de forma extremamente positiva e idealizada. Mas, mesmo que eles tenham dado início a pontos importantes da cultura ocidental, nem tudo sobre eles é como imaginamos. Com o passar do tempo eles acabaram sendo mistificados e o cinema de Hollywood acabou aproveitando esse fato. Mas alguns pontos a seu respeito podem te surpreender e mudar completamente a sua visão sobre os romanos e os gregos.

Muitas coisas ruins acabaram se escondendo por trás da arte e da filosofia dos romanos, assim como das esculturas e debates gregos. E, mesmo que estes fatores não sejam tão divulgados, eles devem fazer parte do conhecimento popular. Não dá para confiar em tudo que é mostrado pelos cineastas, afinal, o universo fantasioso desenvolvido por eles nem sempre condiz a realidade do período - não por completo. Essas coisas vão te fazer enxergá-los de uma forma completamente diferentes.

1 - Escravos conquistados

A escravidão fez parte de muitos países durante muito tempo mas os romanos realmente se superaram nesse ponto. Eles conquistaram diversos povos simplesmente para aumentarem o seu número de escravos. Para se ter uma ideia, 30% da população de Roma era formada por escravos. Além disso, eles eram tão mal tratados que o número de escravos mortos era muito maior do que os que nasciam. Fazendo com que eles precisassem conquistar ainda mais.

2 - Ataque aos judeus

Os judeus viveram em harmonia com os romanos até o momento em que resolveram discordar da política local. Assim que isso aconteceu eles foram completamente massacrados e, para mostrar a sua intolerância, destruirão o seu templo mais sagrado no ano 70 d.C. Milhares de judeus acabaram mortos.

3 - Reviravolta com cristãos

Como você pode ver anteriormente, o problema dos romanos não estava realmente relacionado a crença em um primeiro instante mas ao patriotismo. Além dos judeus, os romanos acabaram matando e torturando cristãos por conta das seitas religiosas que estavam sendo criadas. Eles passaram a ser vistos como ameaça e, consequentemente, foram atacados.

4 - Abuso de menores

No passado, os jovens gregos, entre 12 e 15 anos, recebiam mentores mais velhos que deveriam lhes ensinar como serem bem sucedidos e cultos mas as coisas acabavam não parando por aí. Eles acabavam tendo relações sexuais e, como isso era aceito pela sua cultura, muitos acabavam não tendo opção se não aceitar. Grande parte deles ainda não tinham nem atingido a puberdade. Além disso, essa relação nem sempre era consensual.

5 - Confinamento feminino

Liberdade era uma palavra que não existia para as mulheres gregas, independente de sua classe. Elas ficavam reclusas em suas casas e passavam a maior parte de suas vidas por lá. Se casavam jovens, com aproximadamente 14 anos, e tinham que enfrentar a mesma situação na casa de seu marido. Além disso, a maior do tempo que estavam em casa elas ficavam sozinha e, quando recebiam visitas, só podiam ir até a área pública da casa se recebessem a permissão do marido. Enquanto isso, as mulheres escravas eram usadas como objetos sexuais para os seus senhores.

6 - Cultos secretos eram comuns

Se você se incomoda com a ideia de cultos secretos provavelmente não suportaria viver na Grécia e Roma antiga. Cerimônias como essas eram extremamente comuns e cada grupo mantinha uma forma completamente diferente de vida. Eles acreditavam em deuses diferentes, tinham estilos de vida diversos e não parava por aí.

7 - Rigidez dos espartanos

Os espartanos viviam basicamente com um único objetivo em mente, se tornarem guerreiros. Isso era aplicado sobre eles desde pequenos e, por isso, meninos fracos não eram aceitos. Eles aprendiam a ser bárbaros e passavam isso para seus filhos. E, para isso, as crianças recebiam um dieta limitada. Isso fazia com que eles fossem instigados a roubas comida e até aí tudo bem, desde que você não fosse pego. Ser pego em uma ação como essa era considerada um fracasso e ele seria punido por isso. Além disso, eles eram fissurados pela boa forma.

Todos esses pontos acabam ficando a espreita da grandiosidade que eles conseguiram transmitir através do tempo. Mas, ainda sim, não deixam de mostram um outro lado do seu povo. O que acharam?

Próxima Matéria
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+