Curiosidades

7 fatos que vão fazer você pensar suas vezes sobre seu lixo

0
RI 07/03/2012 - Aterro Jardim Gramacho, considerado o maior aterro da america latina. Foto Pedro Kirilos / Agencia O Globo

O lixo é um dos maiores problema ambientais atualmente. Primeiro é preciso entender que o lixo é um fenômeno puramente humano. Na natureza ele não existe, uma vez que tudo no ambiente possui elementos de renovação e reconstrução.

O fato é que estamos consumindo recursos mais rápido do que o nosso planeta consegue substituí-los. Isso faz com que mais lixo seja produzido e com o tempo uma pergunta surgiu, onde iremos colocar toda essa quantidade de lixo? Esse é um dos principais questionamentos de hoje e certamente vai ser bastante pior no futuro se não começarmos a fazer algo a respeito. E foi pensando nisso que nós da Fatos Desconhecidos trouxemos 7 fatos que vão fazer você pensar suas vezes sobre seu lixo. Confira.

1 – Decomposição

A grande parte do lixo que uma pessoa produz acaba sendo enviado para os aterros sanitários. Esses lugares são classificados como a segunda maior fonte de emissores de metano do mundo. Para se ter uma noção um saco plásticos que fazemos uso todos os dias, leva de dez a mil anos para se decompor na natureza.

2 – Fraldas descartáveis

Uma fralda descartável leva em média de 250 a 500 anos para se decomporem em aterros sanitários. Normalmente, um bebê usa até seis mil fraldas antes de ser acostumado a usar o banheiro.

3 – Vidro

Os vidros que vão parar em aterros sanitários, podem levar milhões de anos para se decompor. Mas felizmente a reciclagem de vidro é uma prática muito comum. Em geral, o vidro também é muito fácil de reciclar devido ao fato de ser feito de areia.

4 – Papel

O papel demora cerca de 2 a 6 semanas para se decompor. Mesmo que seja mais rápido que outros nessa lista, a quantidade de papel que enviamos para ao aterros é impressionante.

5 – Latas de alumínio

Diariamente 120 latas de alumínio são reprocessadas nos Estados Unidos. Em apenas 3 meses, há materiais metálicos suficientes para construir uma cidade inteira. Leva cerca de 80 a 200 anos para o alumínio se decompor em aterros sanitários.

6 – Resíduos alimentares

A comida é o maior e o mais pesado desperdício presente nos aterros sanitários. Uma simples casca de limão pode levar até 6 meses para se decompor. Então existem várias coisas que as pessoas podem fazer para reciclar alimentos para que não sejam desperdiçados.

7 – Problemas dos lixões

lixo

A área onde se encontra um lixão acaba sendo completamente comprometida. Com o passar do tempo, esses lugares podem começar a liberar diversas substâncias e odores que produzem bactérias que causam doenças.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Sasuke quase ganhou um visual completamente diferente em Naruto Shippuden

Matéria anterior

12 pessoas que tinham um problema, mas não tinham paciência

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.