7 filmes nacionais da década de 1990 que você precisa assistir
Tempo de leitura:3 Minutos, 27 Segundos

7 filmes nacionais da década de 1990 que você precisa assistir

cinema brasileiro existe desde julho de 1896. Em seus mais de 120 anos de história, ele teve momentos de grande repercussão internacional, como na época do Cinema Novo. Na primeira década do século XXI, a atividade cinematográfica no Brasil envolveu pouco mais de 2 mil salas, que vendem uma média de 100 milhões de ingressos anuais, dos quais entre 15 e 20% são para filmes brasileiros.

produção nacional tem mantido uma média de 90 a 100 filmes de longa-metragem por ano, sendo que nem todos conseguem lançamento comercial. Quem diz que o Brasil não faz excelentes filmes, realmente não sabe o que está dizendo. E não é de hoje que o Brasil faz bons filmes. E mesmo com toda a dificuldade, espaço e orçamento bem menores que os filmes de Hollywood, as produções brasileiras não deixam a desejar quando o assunto é qualidade.

Assim como para outros ramos, os anos 199o também foram bem marcantes para o cinema nacional. Até porque, foi nessa década que os filmes brasileiros retomaram sua produção e voltaram a brilhar nos festivais e premiações ao redor do mundo. E para mostrar que o cinema nacional tem várias obras-primas que valem a pena ver, listamos aqui alguns desses filmes.

1 – Central do Brasil

Esse filme de 1998 é um clássico brasileiro. No longa vemos a história de Dora e Josué. Ela é uma senhora que escreve cartas para analfabetos na famosa estação de trem do Rio de Janeiro. É lá que ela conhece Josué, um menino de nove anos que está procurando seu pai. Então, juntos eles embarcam em uma viagem pelo Brasil.

“Central do Brasil” é um filme bastante comovente e emocionante. Ele recebeu duas indicações ao Oscar. Uma delas foi na categoria de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro.

2 – Carlota Joaquina, Princesa do Brazil

Esse filme de 1995 é ótimo para se divertir. Ele é estrelado por Marieta Severo e Marco Nanini. E conta, de forma bem humorada, a chegada da corte portuguesa ao Brasil.

“Carlota Joaquina, Princesa do Brazil” mostra as aventuras e os desentendimentos entre Carlota e Dom João, que depois que sua mãe morre passa de príncipe-regente para rei de Portugal.

3 – O Quatrilho

“O Quatrilho” é um filme de 1995, que foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O longa conta a história de dois casais que decidem dividir uma casa para conseguirem sobreviver.

O filme é estrelado por atrícia Pillar e Glória Pires, e foi dirigido por Fábio Barreto.

4 – Orfeu

Esse musical de 1999 é estrelado por Toni Garrido. “Orfeu” é uma adaptação da lenda grega de Orfeu e Eurídice e se inspirou na obra “Orfeu da Conceição”, do poeta Vinícius de Moraes. Essa adaptação da história se passa no Rio de Janeiro durante o Carnaval.

5 – O que é isso, companheiro?

Esse longa de 1997 é baseado em fatos reais. O filme conta a história do sequestro do embaixador dos EUA no Brasil . O sequestro foi orquestrado por integrantes de grupos guerrilheiros de esquerda que lutavam contra o regime militar em 1964.

” O que é isso, companheiro?” tem um elenco de peso com nomes como Fernanda Torres e Pedro Cardoso. E ele concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

6 – Baile Perfumado

“Baile Perfumado” é outro filme que se baseia em fatos reais. O filme de 1996 conta a saga de Benjamin Abrahão, um mascate libanês responsável pelas únicas viagens de Virgulino Ferreira, o famoso Lampião.

Esse filme é considerado um marco da retomada do cinema pernambucano. Além de estar na lista dos 100 melhores filmes nacionais dos últimos tempos.

7 – A Ostra e o Vento

Nessa obra de 1997, Leandra Leal vive Marcela, uma adolescente que mora com seu pai em uma ilha. E ela é responsável por fazer a manutenção de um farol. E em meio essa solidão surge uma paixão pelo vento.