Os efeitos especiais e CGI se tornaram uma aliada importante na vida dos diretores. Graças a essa tecnologia é possível criar cenários realistas e até mesmo espécies de animais e alienígenas que não existem no mundo real. E uma boa cena de ação sempre conta com essa ajudinha tanto para tornar o espetáculo mais chamativo quanto para preservar a segurança dos atores. Mas mesmo assim, ainda é preciso saber dosar o uso dos efeitos especiais e fazer sábias decisões de quando utilizá-lo.
O filme Tomb Raider, que será lançado em 2018, já recebeu duras críticas pelo uso de CGI exagerado e nada convincente. Nada de ridicularizar ou fazer pouco caso dos efeitos por conta disso, ok? Confira alguns casos que foi esse recurso de edição que deu um toque a mais no cinema.
Como trazer alguma novidade para essa franquia depois de tantos longa metragem? Permanecer obsoleto e fazer mais do mesmo esperando os espectadores fieis ou apostar em mudanças que poderiam dar uma renovada? Muito do sucesso de Velozes e Furiosos 7 foi por conta da visão do diretor James Wan, que investiu pesado nas cenas de ação. Tem momento melhor do que o edifício desmoronando aos pés de Vin Diesel?
Os filmes de Transformers sofrem uma série de críticas por conta de seus roteiros inconsistentes e até mesmo repetitivos e piadas de mau gosto, mas nada de reclamações a respeito do CGI utilizado. Quem assiste esses filmes está interessado mesmo é nos robôs alienígenas gigantes se enfrentando. É impossível desgrudar os olhos da tela.
Quem não teve a infância marcada por Jurassic Park durante a década de 90? Recentemente, a franquia voltou com tudo com Jurassic World e as criaturas pré-históricas gigantescas são de um realismo assustador. Já pensou se essa história fosse real e fosse possível ver os dinossauros de pertinho? Se nos filmes já é um espetáculo, imagine pessoalmente!
A franquia Piratas do Caribe já teve dias melhores, mas as cenas de ação em alto mar propiciadas pelos efeitos especiais ainda arrastam um público grande para as salas de cinema. Quem não ficava morrendo de medo de Davy Jones e sua barba de tentáculos no segundo e terceiro filmes? Além disso, Piratas do Caribe: a vingança de Salazar, que foi lançado esse ano, mostrou Jack Sparrow (interpretado por Johnny Depp) quando era mais jovem. Isso foi possível usando CGI e a cena ficou muito real. O que será que os próximos filmes trarão?
https://www.youtube.com/watch?v=HdNn5TZu6R8
Se tem uma coisa que Zack Snyder dá um show é dirigir cenas de ação. Em 300, um exército espartano com um número reduzido de homens consegue encarar os adversários persas que eram bem mais numerosos. Pilhas de corpos, sangue voando para todos os lados… Não teve como não se sentir dentro da guerra durante essas cenas de confrontos. Não é a toa que esse longa metragem de 2006 é uma lenda até hoje!
Em 2005, Steven Spielberg dirigiu um remake de Guerra dos Mundos que foi lançado originalmente em 1953. A história é baseada no livro homônimo de H.G.Wells e mostra o planeta Terra sendo invadido por alienígenas. Mesmo que a interpretação de Tom Cruise não seja lá muito convincente, os alienígenas de CGI roubam a cena e prendem a atenção do espectador até o fim.
King Kong é uma figura antiga no mundo do cinema, mas Kong: A Ilha da Caveira deu uma reestruturada na história desse personagem. Ao mostrar a origem do gorila gigante e várias outras criaturas, os espectadores correram para os cinemas para ver os animais monstruosos lutando. Fora isso, mesmo com um elenco incrível que tem Tom Hiddleston e Brie Larson o longa metragem é basicamente um filme-B.
Qual outro filme você acha que foi salvo pelos efeitos especiais? Acha que em algum caso utilizar esse tipo de edição gerou um resultado negativo? Conta pra gente nos comentários!