• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 formas que a física quântica pode estar mudando nossa realidade

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      17/10/18 às 17h12

A mecânica quântica tem permitido aos cientistas explicar muitos fenômenos a nível das partículas atômicas e subatômicas. Conforme os estudos e a teoria quântica progrediram no passado, os mistérios que as envolvem começaram a surgir. Foi então que o físico Albert Einstein fez um pronunciamento: "Quanto mais sucesso a teoria quântica tem, mais boba ela se parece."

A mecânica quântica tem se mostrado cada vez mais necessária e vem exercendo mais impacto sob nossa visão da realidade. Hoje, trouxemos para vocês algumas das formas e campos em que ela está sendo explorada, e como tudo isso pode mudar nossas vidas para sempre. Confira!

1 - Viajar no tempo

Os estudos da Mecânica Quântica têm feito experimentos para tentar no futuro nos possibilitar a viajar para tempos alternativos e até mesmo outros mundos. Em 2010, um experimento permitiu que os cientistas observassem um pedaço de metal que se movia e ficava parado ao mesmo tempo. Tal fenômeno ocorre devido à habilidade das partículas quânticas de se moverem através do tempo continuo.

2 - Dados em ultravelocidade

Pela mecânica quântica, poderíamos dividir um item em partículas subatômicas. Assim, poderíamos transferi-lo de um local para outro em questão de segundos. Isso poderia permitir que informações de contas bancárias fossem armazenas e protegidas de ameças e ataques, além de poder transferi-las em taxas que até então são vistas como impossíveis.

3 - Turbulências sob controle

A criação de turbulência quântica, a partir de uma câmara de gás atômico extremamente fria em laboratório, é o mais o novo trabalho no qual cientistas brasileiros têm se dedicado. Estudar a turbulência em um ambiente controlado poderia nos ajudar a controlar o fenômeno na natureza, tornando as viagens de avião mais tranquilas para as pessoas.

4 - Superfluidez

Sistemas de larga escala têm exibido alguns efeitos da mecânica quântica. O fenômeno da superfluidez é o estado anômalo de líquidos, como se não possuíssem viscosidade, permitindo que ele se autopropulsionem e viagem, desafiando a gravidade. A superfluidez é aplicada atualmente na ciência em refrigeradores de diluição e espectroscopia.

5 - Tunelamento quântico e os dispositivos modernos

O tunelamento quântico se originou da aplicação da mecânica quântica, onde uma partícula poderia atravessar uma barreira a qual, normalmente, ela não poderia penetrar. O tunelamento quântico é de suma importância para operarmos inúmeros dispositivos como interruptores de luz, cartões de memória flash e alguns tipos de portas e dispositivos USB.

6 - Computadores com super desempenho

A mecânica quântica também tem sido explorada para revolucionar a tecnologia das máquinas, e os computadores quânticos fazem parte de um dos campos de sua aplicação. Diferente dos computadores comuns, que codificam dados em dígitos binários, os computadores quânticos em sua operação e armazenamento de dados usam propriedades quânticas. O que permite que cálculos e algoritmos sejam feitos mais rapidamente.

7 - A luz e os hackers

Para burlar a ação e os ataques de hackers, a criptografia quântica surgiu no desenvolvimento em codificar dados em partículas de luz ou fótons. A criptografia utiliza uma "chave", composta de números 1 e 0, que através de um programa consegue revelar a presença de um hacker assim que ele interage com a chave.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+