Se te falarem a palavra acelerador de partículas, qual imagem vem à sua cabeça? Muita gente não faz ideia do que seja e, muito menos, para que serve um acelerador de partículas.

Você sabe o que acontece quando alguém põe a cabeça dentro de um acelerador de partículas? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos a resposta para você.

De acordo com o portal uol, "Os aceleradores de partículas são usados para aumentar a velocidade de partículas carregadas, tais como as partículas alfa e os prótons, para que elas possam bombardear núcleos atômicos estáveis, vencendo a repulsão que há entre eles. 

A utilização desse tipo de equipamento é muito importante, afinal de contas vários elementos que antes não eram conhecidos puderam ser sintetizados em laboratório com o auxílio do acelerador de partículas."

lhcgrande

Publicidade
continue a leitura

O LHC, Large Hadron Collider(Grande Colisor Elétron-Pósitron) é considerado um dos maiores aceleradores de partículas já criado. Ele é conhecido popularmente pelo nome de Máquina do Big Bang e pode atingir temperaturas de -271,9 ºC apenas utilizando 10 mil toneladas de nitrogênio líquido.

O LHC fica localizado na cidade de Genebra, na Suíça e possui um tubo circular de 26,7km de circuferência e 7m de diâmetro, situado a cerca de 100m abaixo do solo.

551664_v1

Foram necessários 20 anos para ele ser construído e foram gastos cerca de 10 bilhões de dólares. A criação do LHN foi idealizada pelo CERN (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear).

Mas você sabe como é esse gigante acelerador de partículas por dentro? O canal britânico de televisão BBC produziu um vídeo em 360º mostrando o interior do acelerador.

Publicidade
continue a leitura

Acelerador_de_Particulas

O vídeo dura 3 minutos e 16 segundos e mostra como funcionam as instalações internas do LHC. Você pode clicar no vídeo, arrastar para o lado que quiser e clicar nas setinhas laterais para girar a câmera do modo que você desejar(lado superior esquerdo do vídeo).

Confira o vídeo:

Publicidade
continue a leitura

Visite pessoalmente

E-ISSO-3

Você sabia que é possível visitar pessoalmente o acelerador de partículas? Os funcionários que trabalham no LHC organizam tours incríveis pelas instalações do acelerador totalmente de graça, basta você agendar o horário e estar perto da fronteira entre a França e a Suíça.

Confira mais informações aqui.

O que você achou do interior do acelerador de partículas? Mande seu comentário para gente!

Publicado em: 30/06/16 17h39