Curiosidades

7 frases que você jamais deve dizer a quem tem depressão

0

Se você convive com alguém que possui depressão, o amor e o apoio de amigos e familiares podem fazer um grande diferença. No entanto, muitas das vezes pode ser difícil saber o que dizer ou como ajudar. Por isso, separamos algumas frases, que você jamais deve dizer a quem tem depressão. Ao invés de ajudar, essas frases podem parecer insensível e, na maioria das vezes, piorar a situação.

Mesmo por meio de comentários com boas intenções, dizer algumas dessas frases pode acabar causando mais danos do que benefícios. Dessa forma, as frases a seguir foram compartilhadas por pessoas com essas condições mentais. Além disso, elas também explicaram porque dizer esse tipo de coisa pode ser nocivo.

1 – É tudo coisa da sua cabeça

Esse tipo de coisa é dita por pessoas, que não experimentaram depressão clínica. Por isso, elas não entendem o quão difíceis são os efeitos colaterais e como eles podem ser prejudiciais. De fato, quem ouve esse tipo de coisa percebe uma falta de compaixão e compreensão. Dessa forma, isso pode indicar que a depressão não algo grave e faz quase que parecer que é imaginária.

2 – Por que você não se deixa ser feliz?

Todos nós sabemos que um elixir de felicidade mágica não existe. Dessa forma, a alegria não é algo, que pessoas deprimidas podem simplesmente comprar. Portanto, sugerir a alguém, que possui depressão, para ser “feliz”, faz tanto sentido quanto pedir para seu cachorro explicar como funciona o Bitcoin. Em nenhum dos dois casos isso vai funcionar.

3 – Você está sendo egoísta

Pessoas com depressão não agem por razões egoístas. Muito pelo contrário, pessoas com essa condição podem estar sofrendo tanto que acham que estão sendo completamente altruístas, quando dizem coisas como: ‘você ficaria melhor sem mim’. Isso porque eles sentem que, dessa forma, estão aliviando seus entes queridos da dor. Colocar a culpa em quem possui a depressão, só cria uma espiral de mais depressão.

4 – Apenas seja mais positivo

Quem diz esse tipo de coisa, não aceita o fato de que depressão é uma doença real. Por exemplo, para quem possui essa condição, sair da cama pode ser como escalar o Everest. Na verdade, se torna impossível. Em muitos dos casos, a pessoa simplesmente não possui energia para explicar o que há de errado. Em outros casos, ela nem mesmo entende o que está acontecendo.

5 – É apenas um dia ruim

Dias ruins não deveriam durar dias, nem mesmo semanas. Por isso, se você vir alguém com depressão e que está passando por uma crise, esse, provavelmente, não é o primeiro dia em que ela está se sentindo assim. Se uma pessoa está lutando para sair da cama, se vestir, comer, não subestime a luta dela.

6 – Poderia ser pior

Essa frase tira o valor dos pensamentos e sentimentos de alguém. Além disso, ela também tira o processo de cura, que pode ser muito difícil e cansativo. Em muitos casos, a pessoa pode estar tentando ajudar. Mas o fato é que elas geralmente só pioram as coisas.

7 – Medicação não é a resposta

Muitas pessoas podem dizer que alguém é jovem demais para tomar remédios, ou ainda, que não deveria tomá-los de forma alguma. Contudo, eles são extremamente necessários. Muitodas vezes, não pode enfrentar essa luta sozinho e nem precisa. De fato, não há nenhuma vergonha em procurar ajuda especializada.

Ter barba aumenta as chances de ter o coronavírus?

Matéria anterior

Conheça o processo seletivo da NASA para astronautas

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos