• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 heróis dos quadrinhos que podem realmente existir, segundo a ciência

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      12/03/18 às 16h45

Os fãs de quadrinhos sempre tem o super-herói preferido e eles morrem de vontade de ser ou ter os mesmos super-poderes desse herói. E quem não gostaria de conseguir voar, teletransportar, ficar invisível ou coisas do tipo? Bom, tendo isso em mente, resolvemos trazer para vocês os heróis que estão mais próximos da realidade, segundo a ciência.

Soltar luzes pelos olhos, aumentar de tamanho, ter regeneração rápida e até mesmo ter uma armadura poderosa são coisas que não são possíveis de acontecer. Por isso, separamos alguns heróis que podem ter seus super-poderes transformados em realidade. Então, caros leitores, confiram agora a nossa matéria com os 7 heróis dos quadrinhos que podem realmente existir, segundo a ciência:

1 - Ciclope

Scott Summers, ou simplesmente o Ciclope dos X-Men, dispara um poderoso feixe de energia dos seus olhos. Parece apenas coisa de filme, mas físicos do Massachusetts General Hospital alteraram as células humanas para emitir a própria luz.

A equipe alterou as células do rim humano para produzir a proteína verde fluorescente que faz com que a água-viva brilhe. Os pesquisadores disseram que isso poderia levar as pessoas a dispararem raios de seus olhos. Provavelmente seria mais como uma lanterna e não um poderoso raio destruidor.

2 - Capitão América

Na II Guerra Mundial, Steve Rogers era pequeno e fraco, mas depois do projeto do Super Soldado, ele ficou forte e poderoso e se tornou o Capitão América. Não sabemos de uma droga que faz a pessoa ficar mais alta, porém existe uma cirurgia dolorosa onde os médicos quebram os ossos e implantam hastes para deixar o indivíduo mais alto. Um homem conseguiu ganhar 15 centímetros de altura depois de duas cirurgias.

Além de crescer, o cara também ficou mais forte em pouco tempo. Isso por que uma equipe do Instituto de Pesquisa do Hospital Infantil Nationwide, nos EUA, desenvolveu uma "vacina" que aumenta a massa muscular com uma única injeção. Ela usa um vírus que codifica a proteína folistatina, que suprime um gene chamado miostatina, um impedidor do crescimento muscular. Você teria coragem?

3 - Wolverine

Quem não gostaria de ter o esqueleto reforçado por adamantium ou mesmo ter o poder de cura do Wolverine? Bom, um pesquisador de Harvard encontrou acidentalmente um gene que podia ajudar com a regeneração rápida. Enquanto ele fazia pesquisas sobre o câncer, os ouvidos de ratos geneticamente modificados com um gene que renova as células-tronco foram perfurados. Pouco tempo depois, os furos haviam se curado completamente.

Já outros cientistas estudam a junção de materiais orgânicos e metais para aumentar a resistência. Pesquisadores do Instituto Max Planck desenvolveram um processo chamado de deposição de camada atômica e pode ser usada para fortalecer o nosso esqueleto. Com certeza os fãs do Wolverine ficarão malucos com essas descobertas.

4 - Groot

Será que na Terra existe algo parecido com o Groot? As plantas se movem quando crescem em direção a luz solar e por causa da forma de como suas células são estruturadas, simplesmente não podem formar músculos. Mas elas se comunicam, sentem dor e até fazem pedidos de socorro. Segundo pesquisa do Instituto de Física Aplicada da Universidade de Bonn, na Alemanha, as plantas reagem quando são cortadas ou feridas, por exemplo. O cheiro da grama cortada é outro exemplo do que seria um "pedido de socorro" que a planta faz.

Já foi também observado ondas sonoras produzidas por plantas que liberam gases quando são cortadas ou feridas. Apesar de não poderem ser escutadas pelo ouvido humano, as vozes secretas das plantas tem revelado que os pepinos gritam quando estão doentes. Ah, as flores também lamentam quando são cortadas.

5 - Aquaman

Arthur Curry achava que era apenas mais um ser humano normal, até que descobriu que era o verdadeiro rei de Atlântida. Esse herói tem dois poderes notáveis que é a capacidade de respirar em baixo d'água e de se comunicar com todo tipo de vida marítima.

Se comunicar com todo tipo de vida no mar é difícil, mas de fato somos capazes de falar com alguns animais. Com os golfinhos, por exemplo, cientistas vem tentando comunicar com eles há anos. Essa espécie é incrivelmente inteligente e usam 'assobios' para conversar uns com os outros. E será que não podíamos fazer 'assobios artificiais' para se comunicar com eles?

Em 2014, os cientistas desenvolveram uma substância que um dia pode permitir que os humanos respirem embaixo da água. Na Universidade do Sul da Dinamarca, os cientistas criaram uma substância cristalina com cobalto que absorve oxigênio e libera uma pequena quantidade dele quando aquecida. O cristal, chamado de 'Aquaman', é muito poderoso. Por exemplo, um balde absorveria todo o oxigênio em uma sala. Portanto, se um mergulhador quisesse renunciar seu equipamento de mergulho e usar os cristais, só precisaria de um par de grãos.

6 - Cyborg

Vic Stone teve mais da metade do seu corpo substituído por partes cibernéticas. Com essa mudança, ele ganhou uma força incrível e podia até mexer em computadores usando a sua mente. Cyborg é o herói mais realista dessa lista. Por que? Bom, hoje em dia membros cibernéticos já podem ser fundidos com nervos do cérebro humano, permitindo que se movam naturalmente. A cirurgia de reinervação muscular utiliza músculos que enviam mensagens entre o cérebro e o membro artificial.

Estima-se que 50% do corpo humano pode, ou vai, estar disponível para "melhora cibernética" no futuro próximo. Controlar máquinas com o cérebro também já é uma realidade e isso faz com que o Cyborg seja o herói mais perto da realidade.

7 - Homem de Ferro

Realmente algumas partes da armadura do Homem de Ferro são pura ficção. Mas muitas funções já podem ser feitas. Alguns exoesqueletos, por exemplo, já estão sendo feitos, como o Raytheon XOS 2. Ele permite transportar 90 kg sem fadiga. Outros exoesqueletos que ainda estão sendo desenvolvido permitem que uma pessoa corra mais rápido, salte mais alto e escale lugares difíceis. Trajes como o Talos (que está sendo desenvolvido pelos militares dos EUA), por exemplo, são super-resistentes e vêm equipados com um computador que dá dados sobre a batalha, monitora sinais vitais e hemorragias graves.

E aí, gostariam de ser algum desses super-heróis? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+