Ciência e Tecnologia

O que seria essa luz registrada por um breve momento em Marte?

0

Tudo o que foge do comum quando se trata do espaço, acaba chamando atenção. Afinal, o Universo é um mistério. Sendo assim, cada detalhe pode nos ajudar a entender melhor um pouco da complexidade da vida além dos nossos olhos. Quando o robô Curiosity registrou um flash de luz momentânea em Marte não demorou muito para que a imagem ganhasse as manchetes em todo o mundo. Todos estão se perguntando o que seria essa luz. Ela teria alguma ligação com vida alienígena como alguns acreditam?

A foto mostra uma luz curiosa, flutuando acima da superfície do planeta vermelho. O registro foi feito no dia 16 ou Sol 2438, da missão do rover Curiosity da NASA de explorar Marte. Para quem não sabe, os dias em Marte são chamados de Sols, e duram 24 horas, 39 minutos e 35 segundos. Ou seja, o que temos como um ano, ou uma órbita completa ao redor do Sol dura 668 Sols. Para nós, é o equivalente a 687 dias. Embora o registro não caracterize nenhuma indicação de vida alienígena, a Agência Espacial admitiu que se trata de uma anomalia.

A luz misteriosa

O rover Curiosity é um astromóvel destinado à exploração do planeta vermelho. Desde 2012, o Curiosity vem percorrendo a superfície do planeta e enviando inúmeras imagens para os cientistas, contendo dados para analisarem. A sonda espacial conta com 17 câmeras, posicionadas estrategicamente para dar uma visão ampla do que acontece em Marte. São milhares de imagens enviadas semanalmente para os cientistas, e algumas delas também apresentam luzes anômalas.

Na verdade, essa luz misteriosa poderia ser apenas uma rocha brilhante refletindo a luz solar marciana. Poderia ser também raios cósmicos. As duas possibilidades são bastante comuns e já foram vistas anteriormente. Muitas vezes, se trata apenas de um reflexo da lente da câmera.

O rover Curiosity é equipado com dois Navcams, que funcionam como os nossos olhos, direito e esquerdo. Se fosse apenas uma luz brilhando em uma rocha especialmente brilhante, provavelmente seria registrada por ambas as câmeras. Nesse caso, em específico, a foto foi tirada apenas pelo Navcam direito. O Navcam esquerdo aparentemente estava focado em outra coisa, já que não registrou o momento. Os dados brutos mostram imagens registradas um pouco antes e depois do registro da luz, e nenhuma delas mostra o momento particular.

Explicação

A explicação mais plausível é que o ponto brilhante seja mesmo um raio cósmico. Segundo a NASA, esse tipo de fenômeno é registrado semanalmente nas imagens enviadas pelo Curiosity.

“Nas milhares de imagens que recebemos do Curiosity, vemos aquelas com pontos brilhantes quase todas as semanas”, disse Justin Maki, líder da equipe que construiu e opera os Navcams da sonda. A explicação é de 2014, quando outra imagem semelhante também ficou em destaque. “Isso pode ser causado por impactos de raios cósmicos ou pela luz do sol brilhando em superfícies rochosas, como as explicações mais prováveis”, concluiu ele.

Os raios cósmicos são partículas carregadas que giram em torno do cosmo. Vez ou outra, essas partículas colidem com alguma coisa, como por exemplo câmeras. Devido à atmosfera de Marte ser bem mais fina do que a da Terra, ela não bloqueia tanta radiação cósmica. Nesse caso, é mais provável que a gente consiga enxergar esses raios.

10 personagens da DC que aparecerão na segunda temporada de Titãs

Artigo anterior

145 filmes e séries que serão removidos da Netflix em julho

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido