A busca pela alimentação saudável virou quase que uma constante na vida da maioria das pessoas, e todo mundo parece ter uma dica de como se alimentar melhor. Atualmente, todos estão à procura de um santo graal da alimentação, para dizer definitivamente o que é bom e o que não é. Mas, às vezes, não é bem assim.
Dentre todos os gurus e chefs que dão dicas de alimentação saudável, parece que achamos um que vem desmitificar algumas coisas sobre alimentos e suas calorias. O chef fitness Graeme Tomlinson tem suas contas no Instagram, YouTube e Twitter e faz o seus posts sempre acompanhados de fatos científicos. Ele trabalha como personal trainer e consultor nutricional há cinco anos e acredita que todos podem perder peso. Aqui mostramos alguns dos posts feitos por ele.
1 – Comida não é um acessório fashion
As comidas devem ser consumidas porque você sabe o valor nutricional do prato e porque ele faz algum sentido na sua dieta e para ninguém mais. Apenas por isso.
2 – Comidas demonizadas
Olhar para os alimentos e ver seu valor energético e nutricional, é melhor para ter uma alimentação saudável.
3 – Obesidade
As pessoas, às vezes, têm uma imaginação do que pode causar obesidade no corpo humano. Segundo Tomlinson, os fast-foods em geral não têm muita relação com a obesidade, já que não são parâmetros de uma composição corporal. Mas o restante das comidas sim, porque o consumo exagerado delas, que fazem parte da composição do corpo, pode levar alguém à obesidade.
4 – Saúde
Várias pessoas pensam que beber um suco de frutas pode não ter o mesmo efeito que comê-las diretamente. Contudo, o que é explicado no Instagram do chef fitness é que a quantidade de calorias e o teor de saudável em qualquer uma das opções é, na verdade, a mesma.
5 – Escolhas
Não é necessariamente o açúcar que causará obesidade em uma pessoa, mas sim as escolhas na hora da alimentação que ela fará. O que causará obesidade será um estilo de vida com excessos de calorias e não o açúcar.
6 – Frutas “boas”
As frutas secas podem ter vários nutrientes e são cheias de coisas que beneficiarão a saúde de uma pessoa. Mas essas ditas super frutas podem não ser cheias dos super poderes quando o assunto é calorias. Elas têm mais calorias do que uma porção de frutas “normais”.
7 – Uma caloria é uma caloria
Algumas pessoas podem dizer que a caloria pode estar associada a várias outras coisas mas ela é, na verdade, uma medida usada para falar o valor energético do alimento. Segundo Tomlinson, falar que um alimento tem uma caloria melhor que outro é irreal. Comidas diferentes representam coisas diferentes, mas seu valor calórico pode ser exatamente o mesmo.