7 indícios de que sua dieta está fazendo mal para você
Tempo de leitura:2 Minutos, 33 Segundos

7 indícios de que sua dieta está fazendo mal para você

A preocupação com o corpo e, consequentemente, com a alimentação tem se tornado cada vez maior. Para conquistar o corpo dos sonhos, as pessoas criam e fazem dietas malucas. Algumas com poucas calorias, outras com deficiência de nutrientes. Isso sem falar naquelas que são completamente malucas e drásticas.

Para ter o efeito esperado e não prejudicar a saúde, as dietas precisam ser balanceadas e adequadas para cada organismo. Talvez você esteja se alimentando mal e ainda não percebeu isso.

Confira agora 7 sinais de que a sua dieta não está te fazendo bem.

1 – Problemas de memória

Os problemas de memória ocorrem pela deficiência de ômega 3 no organismo. Isso pode ser resultado de uma dieta restritiva, na qual você não se alimenta de alimentos que contenham o ômega 3. É importante estar atento, porque quando há essa deficiência, o corpo começa a absorver mais gorduras trans e isso pode causar depressão. Sim, algumas doenças psicológicas podem estar ligados a problemas na nossa alimentação.

2 – Problemas menstruais

Os problemas menstruais são causados por desequilíbrios hormonais e deficiência de iodo. Se há problemas hormonais, consequentemente, existe algum desequilíbrio em nosso metabolismo. É importante buscar ajuda e acompanhamento médico, pois as vezes a ingestão de suplementos de iodo pode ser necessária.

3 – Câimbras

Sentir câimbras vez ou outra é normal. No entanto, se isso tem acontecido com frequência e, principalmente, na região das pernas, é preciso estar atento. Isso pode ser consequência da deficiência de magnésio ou potássio no corpo, o que é fruto também de uma alimentação desequilibrada.

4 – Perda de apetite e fadiga

Quando se está em uma dieta para a perda de peso, quando o apetite diminui qualquer um fica feliz. No entanto, isso nem sempre é um bom sinal. A perda de apetite, cansaço frequente e às vezes até falta de ar podem ser indício de uma deficiência de ferro, que pode causar um problema maior como a anemia.

5 – Problemas intestinais

O intestino é um dos primeiros a avisar quando há algo errado em sua dieta. Caso você esteja com problemas intestinais isso pode indicar um problema de falta de zinco no organismo. Isso porque a substância é uma das principais agentes no processo de digestão.

6 – Mau humor

As dietas geralmente restringem o consumo de muitos alimentos. O problema é que esses alimentos estão diretamente ligados à produção e atuação de inúmeras substâncias em nosso organismo. Sem uma alimentação equilibrada, a pessoa fica mais propensa ao mal humor e irritabilidade. Pior ainda, corre o risco de desenvolver depressão, já que a inúmeras dessas substâncias estão ligadas aos neurotransmissores da felicidade.

7 – Tonturas e dor de cabeça

Esse é um outro problema que pode ocorrer nas dietas restritivas. Quando há um baixo consumo de carboidratos, o corpo queima outras substâncias para suprir a falta de energia. É por conta disso que você pode estar sofrendo de tonturas e dores de cabeça. Evite sempre dietas mirabolantes ou que restringem um grupo específico de alimentos. A melhor alternativa para um corpo bonito e saudável é uma dieta equilibrada.