Em algum momento da vida todo mundo já deve ter ouvido aquela máxima que alerta que "tudo em excesso faz mal". Apesar de ser um ditado popular, a verdade é que a afirmação está super correta e serve, perfeitamente, como slogan dessa matéria.

Isso porque hoje vamos apresentar a vocês alguns itens acessíveis, que todo mundo tem em casa, mas que podem apresentar riscos à saúde - ou mesmo levar a morte - caso sejam ingeridos em grandes quantidades. A maioria, como você vai perceber na lista abaixo, são produtos e alimentos aparentemente inocentes, dos quais você nunca poderia pensar o mal.

Ficou curioso? Então confira:

1. Canela

1

Apesar do gosto bom e do cheiro espetacular que a canela pode agregar a bebidas e sobremesas, é preciso ter cuidado com esse tempero. Além de aumentar a pressão sanguínea, a canela pode ser fatal se ingerida com abundância. Cerca de 40 colheres de sopa de canela pode conter uma quantidade fatal de belzaldeído. Essa substância também é cancerígena.

2. Sabão em pó

Publicidade
continue a leitura

2

Não que sabão em pó faça parte da dieta de alguém, mas é preciso conhecer os riscos de sua ingestão, uma vez que esse é um dos produtos que nunca faltam em casa. De acordo com especialistas, se uma pessoa ingerir 17 copos da substância, o organismo simplesmente entra em colapso. Claro que em quantidades menores o sabão não é capaz de matar, mas pode te fazer passar mal.

3. Creme dental

3

Levar uma pequena quantidade à boca para escovar os dentes, tudo bem. No entanto, comer 13 tubos do produto, melhor não.

4. Casca de batata

Publicidade
continue a leitura

4

A película que cobre a batata pode ser extremamente tóxica, especialmente se o tubérculo estiver estragado. Há relatos de pessoas que sofreram com disritmia cardíaca, enxaquecas e tontura depois de comer esse alimento em condições ruins. O pior é que cerca de 40 miligramas já são suficientes para aparecerem estragos no organismo, como falhas no sistema nervoso central.

5. Chiclete

5

Mascar um ou outro chiclete durante o dia não faz qualquer mal ao organismo (exceto pelo excesso de açúcar, que pode prejudicar os dentes e descontrolar a glicose em quem é diabético). Mas se a quantidade for muito grande, tipo 404 pacotes do doce, é possível que seja a último vez que você aprecie a guloseima.

Publicidade
continue a leitura

6. Queijo Roquefort

6

Se você conseguir a proeza de comer 10 kg desse queijo de cheiro extremamente forte, é bem possível que você morra.

7. Cenoura

7

Nem as cenouras estão fora da lista, porque se uma pessoa comer 24 unidades desse alimento por semana, durante oito meses, vai ficar com que a pele laranja e desenvolver uma condição chamada carotenemia. Mas, se a quantidade consumida for superior a 215 unidades do tubérculo – mais ou menos 17 quilos –, é possível que a pessoa acabe se envenenado, o que pode ser fatal.

Publicado em: 25/08/14 22h28