• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 lendas inglesas que todo fã de Harry Potter vai amar

POR Bruno Dias    EM Séries e Sagas      23/08/18 às 17h56

Todos nós já sonhamos em ter poderes mágicos. Conseguir mover objetos, fazer pessoas desaparecerem, transformá-las em objetos ou até mesmo conseguir manusear o tempo. Nossas vidas seriam muito mais fáceis se conseguíssemos fazer tudo com um simples estalar de dedos ou com um movimento de varinha mágica.

O mundo mágico de Harry Potter tem vários fãs no mundo todo e as aventuras do jovem bruxo inspiram pessoas de todas as idades. O cenário que margeia o mundo mágico é a Inglaterra e esse país tem um folclore muito rico que serviu de inspiração para a autora dos livros. As lendas desse país são carregadas de mistério e magia e a associação com o mundo mágico de Hogwarts não será difícil.

1 - Castelo de Alnwick

Essa castelo já foi habitado durante 700 anos e várias pessoas já passaram por suas portas. Ele é a segunda maior fortaleza habitada na Inglaterra e durante as guerras já passou por vários donos. No século XVII, o castelo foi usado como prisão de guerra e foram presos 7 mil pessoas. Dizem que os fantasmas dos presos ainda vagam pelo castelo.

Como ele está bem preservado, os responsáveis pelos filmes de Harry Potter o escolheram para ser cenário de algumas cenas dos primeiros filmes da saga.

2 - Lenda de Santa Frideswide

A universidade de Oxford foi a casa de grandes mentes, incluindo o jovem bruxo e seus amigos. Vários cenários da universidade foram usados nos filmes. Mas além do prestígio, Oxford tem uma lenda, a da Santa Frideswide.

Segundo essa lenda, uma princesa queria ajudar as pessoas, mas com a chegada de um príncipe ao seu reino ela decidiu fugir com ele. Mas passado algum tempo, ela se arrependeu e voltou para Oxford onde abriu um hospital para curar os enfermos. Segundo a população, ela realizava milagres com seus doentes.

3 - Solstício em Stonehenge

Essa construção do período antes de Cristo é rodeada de mistérios e com certeza é um dos lugares mais mágicos da Inglaterra. Ninguém sabe ao certo qual o propósito dessa construção e muito se especula sobre como as pedras foram parar lá e foram alinhadas com tanta precisão.

Mas a relação dele com o solstício de verão é clara, pois é um dos melhores lugares para se contemplar o pôr do sol nesse dia. Segundo algumas lendas, a construção foi feita por entidades superiores ou extraterrestres. E cerimônias e ritos ainda são feitos nesse lugar.

4 - Rei Arthur

A lenda do rei da Inglaterra é bastante conhecida. Ele, juntamente com Merlin e doze cavaleiros, governaram o país. A mistura de aventura e magia, do mago e seu aprendiz podem ter inspirado várias histórias de Harry, já que muitas de suas aventuras também misturam esses dois elementos.

5 - Bicho papão

A presença do bicho papão é antiga no folclore inglês. Essa criatura má que assombra as famílias e quem a encontra, é vista no folclore inglês em uma lenda chamada 'O agricultor e o bicho-papão'. Nela o agricultor encontra essa criatura e decide dividir a terra e a colheita com ela. Mas sempre na hora de plantar o agricultor consegue enganar o bicho-papão para ficar com a melhor parte da colheita. O que mostra que temos que enfrentar nossos medos para conseguirmos triunfar no final.

6 - Cachorro preto

A lenda do cão negro diz que ele é uma aparição noturna que se associa a maus preságios e demônios. Essa lenda é derivada da cultura celta. O cachorro é descrito como sendo grande e peludo com olhos que brilham na escuridão da noite.

No mundo de Harry podemos associar essa criatura à transformação de Sirius Black, o padrinho do jovem bruxo.

7 - Bruxas

O próprio universo de Harry Potter é baseado na existência de bruxas, que são grande parte do folclore inglês. Várias bruxas foram queimadas na fogueira e a bruxaria até se tornou crime em 1563. Suposições dizem que entre os séculos XV e XVIII mais de 50 mil pessoas foram vitimadas.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+