• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 lugares mais frios do mundo

POR Gustavo Camargo    EM Mundo Afora      13/06/18 às 11h49

A temperatura do nosso planeta vem está mudando com o passar do tempo, e mesmo assim alguns lugares nunca deixarão de ser gelados. Enquanto em muitos locais o inverno quase não é perceptível, em outros ele podem ser bastante rigoroso.

A temperatura de um lugar pode ser classificado de acordo com o aglomerado do tipo de massa de ar sob a região. Duas massas de ar com temperaturas diferentes originam uma frente que pode ser quente ou fria. A frente fria ocorre no momento em uma massa de ar frio encontra e empurra uma outra quente e o resultado gera queda na temperatura, muita chuva e até nevoeiro.

Quem reside no Brasil não está acostumado a passar um frio muito intenso, se comparados com regiões do hemisfério norte. Mesmo em tempos considerados frios por aqui, as temperaturas dificilmente chegam ao negativo. Mas vocês já se perguntaram quais são os lugares mais frios do mundo e quais temperaturas a baixo de zero eles podem chegar? Bom, é exatamente isso que nossa lista aborda. Confira:

1 - Yukon, Canadá

Uma das temperaturas mais baixas registradas no planeta foi registrada na aldeia de Snag no Canadá, em 3 de fevereiro de 1947 com 69 graus negativos.

2 - Oymyakon, Rússia

Em Oymyakon a temperatura chegou aos 71 graus negativos, em 6 de fevereiro de 1933. Com uma população de 472 habitantes, a cidade é bastante grande comparada a algumas da lista e sua localização no extremo norte significa que ela desfruta de um dia de 21 horas em junho.

3 - International Falls, Minnesota, Estados Unidos

O International Falls é considerado um dos lugares mais frios dos Estados Unidos. A cidade até possui um festival todos os anos que inclui eventos como boliche no gelo, escultura de neve e esqui à luz de velas. Existem registros de até 40 graus negativos nesse lugar.

4 -  Stanley, Idaho, Estados Unidos

A cidade teve o maior números de dias frios entre 1995 e 2005. O local também é cercado por três florestas nacionais: Boise, Challis e Sawtooth. Alguns registros mostram que o lugar já teve temperaturas de até 47 graus negativos.

5 - Prospect Creek, Alasca, Estados Unidos

Originalmente, Prospect Creek era o lar de expedições no Alasca. A cidade tem a menor temperatura registrada nos Estados Unidos: assustadores 62 graus negativos.

6 - Verkhoyansk, Sibéria, Rússia

Além de ser um dos lugares mais frio do mundo, é oficialmente a terceira menor cidade da Rússia. As temperaturas médias mensais variam de 45,8 graus negativos em janeiro a 16,9 graus negativos em julho. Termômetros já conseguiram registrar temperaturas de 69 graus negativos.

7 - Vostok, Antártida

frio

Vostok é oficialmente o lugar mais frio da terra. Temperatura mais baixa já registrada foi de menos 89,2 graus Celsius, aconteceu em 21 de julho de 1983. O gelo desse lugar contém registros do clima da Terra durante os últimos 500 mil anos e é foco de muitas pesquisas.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Via   sobiologia     Hypescience     smashinglists  
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+