Curiosidades

O que devemos fazer quando formos picados por uma cobra?

0

Basicamente todo mundo sabe que com cobra não se brinca e que o animal é extremamente perigoso. Para se ter uma noção, estima-se que pelo menos 150 mil pessoas morrem anualmente por conta de picadas de cobras. Enquanto isso, outras 400 mil ficam com sequelas por causa do veneno, podendo resultar até mesmo em amputações. Na maioria dos casos, o tratamento inacessível é o maior culpado das mortes, juntamente com a falta de conhecido a respeito do que fazer quando for atacado por esse animal.

De fato, ser picado por uma cobra venenosa não é uma experiência nada boa e pode fazer com que as pessoas reajam de forma incorreta. O mais comum é entrar em pânico e tentar pegar e matar o  animal. Por outro lado, há pessoas que buscam aplicar um gelo na ferida o mais rápido possível. E foi pensando um pouco melhor sobre isso, que decidimos trazer essa matéria. Afinal, o que devemos fazer quando formos picados por uma cobra? Confira conosco a seguir e compartilhe com seus amigos desde já.

O que fazer quando for picado por uma cobra?

A primeira coisa a se fazer é se afastar do animal, sem tentar capturá-lo, assim evita que mais pessoas se machuquem. Após isso, a pessoa ataca precisa procurar por um médico imediatamente, até porque os sintomas do ataque podem começar a aparecer rapidamente. É bastante comum que a área da picada fique vermelha, inchada e o aparecimento de bolhas e calor. Em alguns casos mais específicos, náuseas, vômitos, dores musculares e pressão arterial baixa também ocorrem.

Embora as cobras tipicamente evitem seres humanos e só ataquem quando se sentem ameaçadas, quase 3 milhões de pessoas no mundo são envenenadas anualmente após uma picada de cobra venenosa. Somente uma parte desses ataques é fatal, mas as toxinas do veneno podem desencadear diversas emergências médicas graves que ocorrem em poucas horas. A intoxicação causada pelo veneno pode causar falência dos órgãos, sangramento incontrolável, destruição de tecidos e parasitas capazes de restringir a respiração.

Os principais sintomas podem demorar um pouco mais a aparecer. Diversas pessoas pensam que o veneno entra em ação rapidamente, mas pode levar de 20 minutos a 72 horas para uma pessoa morrer se não for devidamente cuidada. Antes de a pessoa chegar ao hospital, a ferida deve ser mantida limpa e o membro deve ser elevado para reduzir os efeitos do veneno, evitando hemorragias.

O que não fazer após ser picado por uma cobra

Embora apareça em filmes, as pessoas picadas por uma cobra não deve tentar sugar o veneno do local da picada ou cortar a região. Essas ações precisam ser evitadas porque, após uma mordida, o veneno inunda os tecidos do nosso corpo de uma única, sendo impossível removê-lo por meio de uma sucção. Cortar o local é igualmente inútil e pode resultar em ferimentos ainda piores, piorando a situação do paciente. Outra coisa que jamais deve ser feita é tentar congelar a região onde foi picada.

Algumas pessoas ainda usam esteroides na tentativa de se livrar dos efeitos da picada de cobra, mas isso também pode piorar a situação. Vale ressaltar que se você for picado por uma cobra nativa da América do Norte, jamais deve aplicar um torniquete. Isso porque as cobras norte-americanas produz um veneno que causa sangramento excessivo, podendo necrosar os tecidos e músculos. Portanto, qualquer ação que restrinja a circulação pode agravar os danos. Picadas de cobras que não são necessariamente norte-americanas, mas que também têm essas características, devem ser abordadas da mesma forma.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.

Esses são os benefícios do suco de tamarindo para a nossa saúde

Matéria anterior

7 famosos que chocaram todo mundo com sua magreza

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.