• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 mais trágicos desastres que aconteceram em eventos esportivos

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      14/06/19 às 18h29

Sem dúvida, os esportes são uma das mais populares formas de entretenimento do planeta. Milhões de pessoas vão aos estádios e arenas do mundo todo torcer por seus times e atletas favoritos. Sem mencionar as centenas de milhares, que assistem no conforto de seu sofá as transmissões desses eventos esportivos pela TV.

Competições esportivas não apenas entretêm, como são responsáveis pela movimentação de bilhões de dólares todos os anos. No entanto, como parece acontecer em todas as esferas da vida humana, a história do esporte é repleta de tragédias. Pensando nisso, hoje, listamos para vocês alguns dos grandes desastres que já ocorreram em eventos esportivos. Confira!

1 -  Tragédia de Port Said

Após o termino de uma partida entre os times de futebol Al-Masry e o Al-Ahly, no Estádio de Port Said, em Port Said, no Egito, milhares de torcedores invadiram o campo. Segundo alguns relatos, torcedores do Al-Masry começaram todo o tumulto, atacando os torcedores do time adversário. Eles estavam armados com facas, pedaços de madeira e fogos de artifício. Setenta e nove pessoas morreram e mais de mil ficaram feridas. Muitas pessoas foram presas e 11 foram condenados à morte por participarem do motim.

2 - Desastre aéreo de Munique

Enquanto fazia um voo de volta para casa da Iugoslávia, o avião, que transportava os jogadores e vários torcedores do Manchester United e diversos jornalistas, precisou parar no aeroporto de Munique para reabastecer. Problemas no motor esquerdo do avião fizeram os pilotos cancelarem a decolagem por duas vezes. No entanto, para não atrasarem a programação, eles decidiram tentar novamente.

Na terceira tentativa, o avião acabou colidindo com diversos prédios próximos ao aeroporto depois que a lama na pista, devido à neve, impediu sua decolagem. 23 pessoas das 44 pessoas a bordo da aeronave morreram. Entre elas, alguns membros do consagrado time de futebol.

3 - Tragédia de Heysel

Sem dúvida alguma, a tragédia de Heysel é uma das piores que já ocorreram no mundo do futebol. A poucos minutos da partida final, que disputaria a Liga dos Campeões da UEFA, entre o Juventus, da Itália, e o Liverpool, da Inglaterra, no estádio belga, torcedores do Liverpool invadiram uma área neutra. Eles estavam munidos de barras de ferro, que foram arrancadas das divisas das arquibancadas.

Alguns, a fim de escapar de toda a violência do time rival, correram em direção a um muro de concreto, onde já existiam diversas outras pessoas tentando fugir. Porém, o muro acabou desabando, o que acabou matando 39 pessoas. Outras centenas ficaram feridas. As equipes inglesas, depois do desastre, foram proibidas de participar de competições da Liga dos Campeões da UEFA por 5 anos.

4 - Desastre de Superga

Em 4 de maio de 1949, o avião Fiat G.212, da companhia aérea italiana Alitalia, caiu na parte de trás da Basílica de Superga, na Itália. Todas as pessoas a bordo da aeronave morreram. Entre eles, todo o time de futebol de Torino. Segundo investigação da polícia, o piloto estava desorientado quanto à sua localização e não havia se atentado que a Basílica estivesse no caminho para seu pouso.

5 - Morte de Ayrton Senna

Em 1º de maio de 1994, morria tragicamente uma das maiores estrelas mundiais da Formula 1, Ayrton Senna. Seus três títulos de campeão mundial conquistados com sua incrível habilidade como piloto o fizeram ganhar a fama de imbatível nas pistas. Entretanto, durante o Grande Prêmio de San Marino, Senna perdeu o controle de seu carro, se chocando com uma barreira de concreto. O impacto causou ferimentos graves ao piloto, que morreu naquele mesmo dia.

6 - Desastre do Estádio Nacional

Ao menos 328 pessoas morreram no que que é conhecido como o pior desastre na história do futebol. A tragédia aconteceu durante uma partida entre a Argentina e o Peru, no Estádio Nacional de Lima, no Peru. Depois que um gol, marcado por um jogador peruano, foi anulado, os torcedores invadiram o campo e o caos se instalou. A polícia, reagindo à represália, disparou gás lacrimogênio contra a multidão para tentar recuperar o controle da situação. Muitas pessoas tentando fugir da confusão acabaram morrendo esmagadas contra as grades das arquibancadas.

7 - Massacre de Munique

O massacre de Munique foi um ataque terrorista, que ocorreu durante os Jogos Olímpicos de Verão, em 1972, na Alemanha. Onze membros da equipe israelense foram feitos reféns por um grupo palestino, chamado Setembro Negro. Posteriormente, todos foram mortos devido a um confronto entre os sequestradores e a policia alemã. O grupo terrorista contou com a ajuda de neonazistas alemães.
Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.
Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+