• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Ninguém consegue resolver o mistério dessa rádio fantasma russa

POR Natália Pereira    EM Mistérios & Horror      06/03/18 às 16h59

Todos gostam de um pouco de mistério mas, em alguns casos, eles realmente podem ser perturbadores. O caso "recente" que tem ganhado repercussão na internet, na verdade, é mais antigo do que você pode imaginar. A famosa estação de rádio "fantasma", conhecida como MDZhB ou UVB-76, inicialmente, transmiti sinais a 4625 kHz e pode ser captada por rádios de ondas curtas, quando colocado nessa frequência.

Acontece que, já a algum tempo, ela tem ganhado um número ainda maior de fãs, na tentativa de descobrirem o mistério por trás de suas transmissões. Elas são feitas próximas a um pantanal russo, nas redondezas de São Petersburgo, e aqueles que se aventuram a rondar o local já encontraram algumas torres de rádio e edifícios abandonados, tudo isso disposto atrás de uma cerca de ferro. Se isso já não fosse macabro o suficiente, as transmissões feitas pelo canal de forma "sobrenatural" acontecem desde 1973. E todo o mistério que o envolve dariam um filme de se arrepiar.

Transmissões estranhas

As transmissões que são feitas por lá, desde 1973, contam com ruídos estranhos e alguns pronunciamentos russos duvidosos. Em sua maioria, eles costumam tratar de algumas sequências numéricas estranhas e, em certos momentos, palavras ainda mais suspeitas. Uma das mensagens mais famosas emitidas pelo canal aconteceu no dia 24 de janeiro de 2013 e os ouvintes afirmam ter ouvido uma voz dizer "Comando 135 iniciado".

Além da mensagem recente que fez com que ela ficasse ainda mais conhecida, sitada acima, uma outra popular aconteceu poucas horas antes do Natal de 1997 e fez com que ela ganhasse a atenção das pessoas. A mensagem transmitida era seguida por números e nomes que ninguém, até os dias de hoje, conseguiu descobrir o significado. Ela dizia: "Ya UVB-76, Ya UVB-76. 180 08 BROMAL 74 27 99 14. Boris, Roman, Olga, Mikhail, Anna, Larissa. 7 4 2 7 9 9 1 4", e provocou as pessoas, fazendo com que elas buscassem uma resposta plausível para a mensagem.

Teorias a respeito da rádio

A mensagem intrigante captada pelos ouvintes, em 2013, causou ainda mais interesse nos internautas e fez com que algumas teorias da conspiração surgissem. De acordo com aqueles que se dispõe a procurarem algum sentido nas transmissões, essa rádio poderia ser um meio de comunicação secreta entre o militares. E que, provavelmente, teriam acionado algum comando importante naquele ano.

Outra justificativa para isso, vinda daqueles mais descrentes e "anti-conspirações", afirmam que os ruídos e mensagens ocasionais sejam gerados por uma interferência de sinal e não tenham origem própria. Dessa forma, para contrariar os teóricos, elas não teriam nenhum significado real. Para sustentar esse pensamento, eles afirmam que o fato do zumbido ser produzido desde 1973 e ainda estar "funcionando" seja a prova de que ela não tem nenhum significado obscuro e conspiratório por trás. Mas, apesar disso, esse ponto pode indicar exatamente o contrário para aqueles que acreditam nas mensagens escondidas pelas transmissões.

Considerações

O fato de permanecer ativa durante todos esses anos e, vez ou outra, acabar emitindo mensagens estranhas com sequencias de números e outras palavras em russo faz com que as pessoas fiquem cada vez mais intrigadas com elas. Além disso, a partir de 2010, as transmissões que excedem os ruídos parecem ter se tornado cada vez mais frequentes. Um comando estranho parece ter sido ativado a partir da transmissão e isso é ainda mais perturbador.

Outro ponto perturbador é que, depois que as mensagens se intensificaram, o sinal parece ter mudado de lugar. Isso fez com que o seu nome mudasse de UVB-76 para MDZhB e que as pessoas buscassem por sua nova origem. Contudo, a maioria acredita que seja mais interessante buscar pelo sentido de suas mensagens do que o local de onde elas são emitidas. A dúvida sobre o significado sobre isso deixa tudo ainda mais intrigante. Você acredita que exista um motivo real por trás das mensagens ou, assim como alguns, que tudo não passa de uma interferência?

Próxima Matéria
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+