Viajar para o espaço e ver o nosso planeta lá de cima é o sonho de muitos. A profissão de astronauta é bastante citada por crianças, mas tem lá suas dificuldades... e não são poucas. É preciso todo um treinamento físico e psicológico para poder embarcar. É possível fazer essas viagens através de foguetes e existem diversos registros de sucesso nesse meio. No entanto, os foguetes talvez não sejam a única opção na hora de viajar ou enviar uma carga para o espaço no futuro. Atualmente, só é possível sair do planeta dentro de um, mas isso tende a mudar com o passar do tempo. Existem planos para desenvolver métodos alternativos de viagem.

Esses métodos são bastante estranhos, mas há estudiosos que acreditam na realidade dos mesmos daqui alguns anos. Inventores propuseram viajar ou enviar cargas para o espaço utilizando elevadores, armas especiais submarinas, balões e até catapultas. A redação da Fatos Desconhecidos, pensando nisso, listou para você, caro leitor, algumas maneiras de viajar para o espaço sem foguetes. Se você souber de algum método que não listamos aqui, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

Formas de ir ao espaço sem foguetes

1 - Elevadores Espaciais

Essa ideia é realmente o que você pensa: um elevador que vai desde o chão até o espaço; Essa ideia foi proposta pela primeira vez pelo cientistas russo Tsiolkovsky, em 1895. Existiriam cabos conectados a um veículo eletromagnético que leva a diferentes plataformas no espaço ou na atmosfera superior. Esses elevadores viajariam em uma velocidade que chegaria a milhares de quilômetros por hora. A NASA acredita que esses elevadores substituiriam a dependência de foguetes. O Japão e a China têm planos de construir os seus exemplares até 2050.

2 - Skyhook

Publicidade
continue a leitura

Imagine algo como um gancho de pesca descendo do espaço. Sim, essa é a ideia do Skyhook. É basicamente uma versão menor do elevador espacial, visto que os dois seguem o mesmo princípio.

3 - Ioop de Lançamento

O Ioop de lançamento consistiria em cabos magnéticos cobertos por um material protetor. Em vez de ter uma extremidade alta na atmosfera, as extremidades do mesmo estariam no chão. O centro da pista se elevaria nos céus, como uma montanha-russa. A espaçonave então partiria de uma extremidade da pista, disparando para o espaço no centro da pista.

4 - Catapultas

Publicidade
continue a leitura

Uma start-up especial, chamada SpinLaunch, considera usar catapultas para mandar cargas para o espaço. Essa catapulta, rodando em alta velocidade, poderia enviar uma carga para o espaço a velocidades de até 4.800 quilômetros por hora. A NASA fez alguns testes com algo parecido e desistiu da ideia. Afirmaram que era menos confiável que os foguetes. No entanto, a SpinLaunch acredita que essa tecnologia funcionará. O maior desafio é a resistência do ar que pode impedir que a carga chegue ao espaço.

5 - Balões

A empresa World View pretende fazer coisas da maneira antiga. Em vez de tentar algo novo, eles querem levar coisas para o espaço utilizando balões de hélio. Esses voarão para a estratosfera, a segunda camada da atmosfera da Terra, assim chegando ao espaço. Um voo poderá levar dois pilotos e seus turistas. Um assento nesses balões poderá custar cerca de US$ 75.000 e levará seis horas. A empresa realizou um teste bem sucedido em 2014, utilizando protótipo. O único problema é que os balões levarão duas horas para chegar ao espaço, diferente dos foguetes que chegam em quatro minutos.

6 - Aviões

Publicidade
continue a leitura

Charles Bombardier e Juan Garcia Mansilla sugeriram o uso de aviões especiais para viagens espaciais. O Paradoxal é um avião supersônico, com um motor que se converte em um foguete para o espaço. O motor volta a ser de um jato quando retorna à Terra. Os criadores esperam que um dia usem seu invento no espaço, pois acreditam no sucesso do mesmo.

7 - Anel Orbital

O anel orbital está relacionado ao elevador espacial. Trata-se de um anel enorme que circunda o planeta. Diversos pontos ao longo do mesmo seriam conectados à estações terrestres aqui na Terra. Elevadores seriam instalados nas estações para permitir as viagens. O mesmo foi sugerido pela primeira vez em 1870, por Nikola Tesla.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Publicado em: 08/05/19 16h11