• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 maneiras que um apocalipse zumbi pode realmente acontecer

POR Natália Pereira    EM Ciência e Tecnologia      06/06/18 às 19h10

Os zumbis, assim como todas as ideias por trás da sua possível existência futura, tem composto grande parte do universo fictício atual. Fazendo com que eles apareçam em filmes, séries, jogos e quadrinhos espalhados por todo o mundo. Mas porque será que eles fazem tanto sucesso assim? Bom, não temos a resposta para isso. Mas, se pararmos para pensar no assunto, talvez isso esteja relacionado ao fato de que, mesmo que lá no fundo, todos nos acreditamos que isso possa vir a acontecer algum dia.

Nesse momento, é provável que você esteja imaginando que estamos ficando malucos. Mas, será mesmo? Para falar a verdade, existem diversas formas em que um apocalipse pode vir a acontecer. Afinal, os seres humanos parecer estar constantemente a beira de um colapso. Fazendo com que isso possa vir a acontecer devido uma guerra catastrófica, um vírus geneticamente modificado ou inúmeras outras possibilidades. Nas quais, acredite ou não, os zumbis acabam se enquadrando. E, se um dia isso se tornar realidade, pode ser devido alguns desses fatores!

1 - Ophiocordyceps

Você sabia que já existem 'insetos zumbis'? Para falar a verdade, eles são mais comuns em certas espécies de formigas mas já foram encontrados casos envolvendo outros insetos. E quem está causando isso é um parasita chamado Ophiocordyceps. Isso porque, por mais assustador que pareça, eles conseguem controlar a mente dos seus hospedeiros. O que acaba acontecendo devido uma substância química, liberada pelo fungo, que é capaz de controlar o sistema nervoso. E, consequentemente, permite que ele controle o seu corpo mesmo depois que este já está morto, fazendo com que ele se mova. E, pensando bem, um parasita como esse pode acabar evoluindo o bastante para controlar a nossa mente. Causando um apocalipse zumbi realmente assustador.

2 - Toxoplasma gondii

Mais um parasita que acabou atingindo o cérebro de suas vítimas. Esse é o Toxoplasma gondii e, apesar de ainda não ter dominado o mundo, ele pode estar trilhando o seu caminho até o apocalipse nesse momento. Mas calma, vamos explicar melhor essa situação. Acontece que essa estranho parasita tem infectado ratos e feito com que eles tenham um comportamento realmente estranho. Isso porque, sabendo que eles só conseguem se reproduzir dentro do intestino de um gato, os mesmos tem feito com que os retos que infectam corram para a morte.

Depois que tem o controle sobre o cérebro de um rato, o Toxoplasma gondii faz com que ele corra na direção de um gato para que possa ser comido por ele. E, no momento em que isso acontece, ele finalmente pode se reproduzir lá dentro. Mas a tragédia não para por aí. Eles também estão presentes nas fezes dos gatos e acabaram infectando milhões de pessoas, sem falar que alguns acreditam que metade da população já esteja infectada por ele. E, apesar de ainda não controlar a nossa mente, aqueles que o possuem podem apresentar mudanças em seu comportamento e personalidade, além de estarem mais propensos a esquizofrenia.

E, se já chegaram a esse ponto, o que mais poderão fazer quando evoluir? Afinal, o cérebro de um rato é parecido com o de um humano, se não fosse assim os testes de medicamentos não seriam feitos com eles;

3 - Doença de Creutzfeldt-Jakob

Essa doença, apesar de ser rara nos seres humanos, já tem atingido a nossa espécie. Ela não possuí cura e acaba levando seus pacientes a morte em apenas 6 meses ou 1 ano, o que é realmente perturbador. Além disso, os seus sintomas incluem perda de memória, ansiedade, depressão, falta de coordenação muscular e uma espécie de sonolência. E, se pensarmos em uma possível evolução, ela poderia acabar fazendo com que as suas vítimas se tornassem violências e, consequentemente, gerando um apocalipse zumbi.

4 - Nanorrobôs

Esses robôs microscópicos foram desenvolvidos para o bem da humanidade, certo? Mas, como basicamente tudo no mundo, basta uma influência negativa para que ele possa se tornar realmente destrutivo. E, caso isso venha a acontecer, eles poderiam controlar os seus pensamentos e ações, fazendo com que você se torne um zumbi robótico. Além disso, um estudo sobre os Nanorrobôs acabou mostrando que eles podem controlar os movimentos de outros seres até 1 mês depois que estes estão mortos. Depois disso, é provável que busquem outro ser vivo para habitarem. O que poderia ser feito através das famosas mordidas de zumbi.

5 - Vespa-joia

Essa espécie de vespa tem um comportamento um pouco estranho na hora de procriar. Isso porque ela acaba usando uma barata para hospedar seus filhotes dentro dela. E, para que isso seja possível, um veneno é aplicado entre a cabeça e o corpo do inseto. Fazendo com que ela perca a sua capacidade de raciocinar, mas continue tecnicamente viva, se tornando uma espécie de zumbi. Em seguida, os ovos são depositados em seu interior até que elas nasçam.

E, quando isso acontece, as mesmas iram se alimentar das entranhas da barata ainda viva. Toda essa loucura, se pensada de forma mais ampla, envolvendo os humanos, poderia acabar em um apocalipse bizarro.

6 - Horsehair worms

Esse parasita fica sob as águas e coloca os seus ovos por lá e, quando uma criatura viva bebe desta água acaba carregando eles com sigo sem nem mesmo saber. E, depois de algumas semanas eles acabam fazendo com que eles cheguem até a água e eclodem de seus corpos. Fazendo com que eles morram no processo. Mas, mesmo que seja mais comum em insetos, como o Louva-a-deus, já foram vistos em humanos e isso pode vir a acontecer novamente. E, se chegarem a evoluir com essa intenção, imagine só o que eles podem fazer.

7 - Hymenoepimecis argyraphaga

Muito parecido com o processo da Vespa-joia, o Hymenoepimecis argyraphaga usa os corpos das aranhas para hospedar os seus ovos. E, assim que isso é feito, a larva acaba liberando uma substância química capaz de controlar o cérebro da aranha. Fazendo com que ela se mova de acordo com as suas ordens e até construa uma teia própria para ela, antes dela nascer. Acontece que, mesmo sabendo sobre esse fato, o produto químico não é identificado. E, no futuro, ela pode acabar sendo usada contra os humanos, para controlar a sua mente. O que, provavelmente, vai fazer com que nos transformemos em zumbis.

Todas essas coisas já existem e, caso evoluam para atingir o ser humano, podem acabar em uma completa tragédia. E, dessa forma, acabam tornando o apocalipse zumbi uma realidade. O que acharam? Acham que isso é realmente possível? Caso isso venha a acontecer em algum momento é melhor aprender formas de sobreviver a um apocalipse, não é mesmo?

Próxima Matéria
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+