História

7 marcas famosas com origens inesperadas

0

Várias companhias estabeleceram marcas tão fortes no mercado, que são facilmente associadas a tipos específicos de produto. Por exemplo quando falamos de Nokia ou Nintendo, automaticamente qualquer pessoa pensaria em celulares ou vídeo games e jogos eletrônicos.

Apesar disso, nem todas empresas de sucesso que conhecemos hoje começaram investindo nos mesmos setores de atuação. Até porque, quando a gente para e pensa a respeito, não dava para ganhar muito dinheiro produzindo vídeo games ou celulares décadas, já que nem mesmo existia essa tecnologia.

Pensando nisso, nós vamos contar as história de algumas empresas que começaram de formas bem diferentes das que conhecemos hoje.

1 – Shell

A história da Shell começa ainda em 1833, quando Marcus Samuel começou a importar conchas – ou shell, em inglês – do oriente para decoração. Anos mais tarde, os filhos do empresário ampliaram a importação e começaram a comprar arroz, seda, cobre e outros produtos chineses. Com o tempo, os irmãos Sam e Marcus Samuel Jr apresentaram interesse na importação de petróleo. Desde 1904, a empresa começou a utilizar a concha numa forma primitiva da que conhecemos hoje, que só foi deu as caras em 1971.

Quando começou a atuar na área do petróleo, inicialmente a Shell competia com a Royal Dutch, mas com o tempo as duas se tornaram parceiras e formaram a Royal Dutch Shell, uma das maiores empresas do ramo no mercado mundial.

2 – Samsung

Com apenas o equivalente a cerca de R$ 80, Lee Byung-chull abriu uma mercearia na Coreia do Sul, em março de 1938. Com o nome Samsung, o mercado focava em importação e exportação de vegetais, massas e peixe seco. Com o tempo, passou a investir em outras setores, como realização de seguros, segurança e área têxtil. O investimento nos novos ramos foi tão grande, que a Samsung se tornou dona da maior fábrica têxtil da Coreia.

Somente em 1960, a empresa abriu unidades que investiam em eletrônicos e começaram a produzir televisores, microondas, telefones, fax, máquinas de lavar e telefones móveis. Em 1987, a Samsung se dividiu em quatro grupos diferentes, sendo que a Samsung Electronics foca em eletrônicos, tecnologia e engenharia, enquanto as outras lidam com os outro departamentos.

3 – Nokia

A Nokia começou em 1865, quando o engenheiro Fredrik Idestam investiu numa fábrica de papéis, na Finlândia. Quando ele abriu uma segunda unidade nas proximidades no rio Nokianvirta, se inspirou no nome da região para criar o nome da empresa. Com o tempo, a Nokia passou a investir em geração de eletricidade e foi comprada pela Finnish Rubber Works, que acabou sendo comprada pela Finnish Cable. Até 1967, as três empresas atuavam de formas separadas, até que se uniram na Nokia Corporation, que trabalhava na produção de papel higiênico, pneus, sapatos, bicicletas e computadores.

Em 1979, a Nokia começou uma parceria que colocou a empresa no mundo da produção de telefones celulares e lançou o primeiro modelo móvel em 1984. Quatro anos mais tarde, a corporação foi dividida em seis partes, focando em telecomunicações, dados, eletrônicos, cabos, maquinários e telefones celulares.

4 – Nintendo

A Nintendo foi fundada em 1889, mas não para produzir jogos eletrônicos, como atualmente. Na ocasião, a Nintendo Koppai produzia cartas para baralhos. Como a empresa não acreditava muito no futuro das cartas, investiu em outras áreas e passou a atuar no setor de motéis. Além disso, também tentou se aventurar na produção de arroz e aspiradores de pó, mas nada disso deu certo.

Por conta disso tudo, a Nintendo quase faliu, até que começou a investir no mundo dos brinquedos. A partir daí, o interesse no mundo dos jogos digitais surgiu depois que passou a distribuir o console Magnavox Odyssey, no Japão. Em 1983, lançou o Family Computer (Famicom), que foi renomeado para Nintendo Entertainment System (NES) e ganhou o mundo, ditando o futuro da empresa.

5 – Toyota

O engenheiro Sakichi Toyoda criou a primeira máquina mecânica de tecelagem do Japão, em 1897. Depois de patentear a sua invenção, criou a sua primeira empresa. Anos mais tarde, criou uma nova empresa, focada em criar o material que era utilizado pelas máquinas construídas por ele mesmo. Com a criação de máquinas de sucesso, ele vendou os direitos das patentes de seus materiais para praticamente o mundo todo, e deu o dinheiro para seu filho, que investiu tudo na produção de automóveis.

O primeiro carro da empresa foi produzido em 1935, mesmo ano em que a empresa passou a se chamar Toyota, para facilitar a pronúncia. Enquanto as empresas de produção de máquinas de tecelagem continuam a existir, a Toyota se separou e foca exclusivamente na produção de automóveis.

6 – Peugeot

Em 1810, os irmãos Jean-Pierre e Jean-Federic Peugeot transformaram sua fábrica de farinha numa fábrica de aço. A princípio, eles começaram a produzir lâminas e raladores, mas passaram também a fazer armações de guarda-chuvas, rodas, bicicletas e veículos.

A primeira bicicleta da empresa foi fabricada em 1882, enquanto o primeiro veículo foi feito en 1889. Com o tempo, a Peugeot foi dividida em dois segmentos, sendo que um era focado em fazer ferramentas e o outro na produção de carros em bicicletas, até que os dois se uniram e deixaram as ferramentas de lado.

7 – Suzuki

A Suzuki começou com o empresário Michio Suzuki, em 1909, e, assim como a Toyota, focava na produção de máquinas de tecelagem. Em 1920, adotou uma nova postura e começou a produzir automóveis. O primeiro protótipo da Suzuki foi produzido em 1937, quatro anos antes do lançamento do primeiro modelo.

O mercado de máquinas de tecelagem quebrou em 1951 e, para não sofrer com a crise, a Suzuki investiu fortemente no ramo dos automóveis. Um ano mais tarde lançou uma bicicleta motorizada que fez tanto sucesso que foi patrocinada pelo governo japonês. Isso ajudou a criar a base da Suzuki Motor Corporation, que se tornou independente em 1954.

Já tinha imaginado que empresas tão tradicionais no mundo das tecnologias poderiam ter começado com serviços tão diferentes? Que outras grandes empresas você conhece que tiverem origens inusitadas? E qual dessas mais te surpreendeu? Conte para a gente nos comentários!

Homem gasta 15 mil dólares para ficar igual a personagem de Dragon Ball Z

Matéria anterior

8 fatos horríveis que você realmente não queria saber

Próxima matéria

Mais em História

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.