• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 menores e mais surpreendentes criaturas marinhas

POR Leticia Rocha    EM Natureza      06/09/18 às 17h58

A superfície de nosso planeta é composta principalmente por água, 70% de toda extensão de nosso planeta é ocupado por ela. As criaturas mais variadas possíveis ocupam esse habitat. Desde as grandes baleias até os peixes pequenos e inofensivos que existem.

O certo é que existem milhares de animais aquáticos. Confira agora um pouquinho mais sobre as menores criaturas marinhas que existem.

1 - Nudibrânquio

Este pequeno ser vivo é tão pequeno que não chega a medir um centímetro. O molusco de apenas 0,64 centímetros é encontrado mais frequentemente em águas rasas, mas também podem viver nos oceanos.

2 - Cavalos-marinhos-pigmeus

Essas pequenas criaturas marinhas foram descobertas recentemente. Os cientistas estavam explorando recifes de corais do Oceano Pacífico quando encontram esses minúsculos cavalos-marinhos. O comprimento médio dessas criaturas é de 1 a 2 centímetros, os menores da espécie.

3 - Ouriço do mar (Echinocyamus scaber)

Este é o menor ouriço do mar e é comumente encontrado no Oceano Pacífico. A pequena criatura mede apenas 6 milímetros e é invisível a olho nu.

4 - Caranguejo de ervilha (Pinnixa faba)

O caranguejo ervilha é o menor que existe no mundo. O animal mede apenas 0,8 centímetros e tem esse nome, por conta de seu formato circular que se assemelha em muito com uma pequena ervilha.

5 - Estrela do mar (Patiriella parvivipara)

Esta é a menor estrela do mar que existe (e talvez a mais fofa também). A criatura foi descoberta recentemente, em 2007, no sul da Austrália e em média, tem apenas 1 cm de diâmetro.

6 - Polvo-pigmeu Star-Sucker ( polvo wolfi )

Este pequeno polvo mede cerca de 13 centímetros, incluindo os tentáculos. A criatura encontrada no Caribe pesa cerca de 28 gramas e apesar de aparentemente inofensivo, o polvo é venenoso. Mas não se preocupe, ele apenas o usa em suas presas.

7 - Paedocypris progenetica

O menor peixe de todo o mundo foi descoberto em 2006 nos pântanos da Ilha de Sumatra, na Indonésia. A criaturinha mede apenas 7,9 milímetros e vive em águas ácidas e escuras, que acreditavam ser inabitáveis.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+