• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 mistérios intrigantes sobre os primeiros homens

POR Leticia Rocha    EM Curiosidades      21/12/18 às 17h34

Desde o início da vida na Terra, o homem já passou muitas mudanças e transformações. Um verdadeiro processo de evolução no qual se perdeu e ganhou coisas. Quando vemos imagens ilustrativas sobre os primeiros homens, nossos antepassados, é até estranho pensar que eles fizeram parte de nossa linha evolutiva, mas sim, eles fizeram.

Mas o que exatamente mudou de lá pra cá? O que deixamos de fazer e o que começamos a fazer? E a grande questão de tudo isso. Porque? Porque algumas características se mantiveram e evoluíram, enquanto outras simplesmente desapareceram. É sobre isso que vamos falar aqui.

Confira agora os mistérios desse processo de evolução dos primeiros homens.

1 - Crescimento do cérebro

Há milhares de anos atrás o cérebro de nossos ancestrais não era muito maior que o de um macaco, quando comparado com o resto do corpo. No entanto, uma das coisas que evoluíram e cresceram conforme o processo de evolução ocorreu, foi o tamanho do cérebro. O crescimento do órgão foi também crucial para o avanço da inteligência humana e consequentemente da habilidade de criar ferramentas. Além disso, as mudanças no cérebro também contribuíram para a evolução das relações sociais.

2 - Porque começamos a andar com duas pernas?

Os primeiros humanos eram quadrúpedes e deixaram essa característica muito antes de que seus cérebros crescessem. Mas porque tão cedo? Andar com duas pernas, se tornar um bípede, permitiu que nossas mãos ficassem livres, o que ajudou no desenvolvimento de outras tarefas. Além disso, andar em pé ajuda na economia de energia corporal e também ajuda no controle da temperatura corporal, já que a pele exposta diretamente ao sol é menor.

3 - Porque perdemos os cabelos do corpo?

Uma das características mais notáveis na evolução é a perda de pelos do corpo. Mas porque? Os pelos interferiram no nosso processo de regulação da temperatura corporal. É mais fácil regular a temperatura de um corpo nu, através do suor. Além disso, contribuiu também para a redução de infestações parasitas, já que os insetos se prendiam ao pelo e era mais difícil mantê-los longe.

4 - O que aconteceu com as outras espécies humanas?

Não, os homo sapiens não eram a única espécie humana na Terra. Os neandertais eram nossos parentes próximos, mas eles simplesmente desapareceram. Mas porque isso ocorreu? Nem mesmo os cientistas conseguiram responder. Os cientistas encontraram na Indonésia o fóssil que eles chamam de "hobbit" que pode ter sido um membro Homo, mas ainda não se sabe muito sobre. A verdade é que ainda não se sabe o que aconteceu com nossos parentes próximos, o que de fato causou o desaparecimento da espécie.

5 - Relações entre neandertais e homo sapiens?

Uma outra espécie para o desaparecimento dos neandertais, sugere que na verdade eles não foram extintos. Ao menos não de forma abrupta. Na verdade, eles podem ter sido absorvidos pela humanidade moderna. Relações entre as duas espécies podem ter dado origem a nossa espécie como a conhecemos. Os cientistas questionam se temos algum gene descendente da espécie extinta.

6 - Primeiro hominídeo

Mas afinal, quais foram os primeiros homens e mulheres a habitarem a Terra? Foram os Sahelanthropus tchadensis, um hominídeo que viveu há cerca de 7 milhões de anos atrás. Os restos do hominídeo apresenta várias características primitivas, uma pequena caixa craniana, mas uma arcada dentária similar a de hominídeos modernos.

7 - Homens modernos

Os cientistas acreditam que a evolução do homem se deu através do êxodo da África e da posterior relação e acasalamento entre os hominídeos de regiões diferentes. Dessa forma, os traços particulares de cada um foram compartilhados, até que se chegou ao homem moderno, como ele é hoje.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Leticia Rocha
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+