Curiosidades

7 mitos que inspiraram grandes super-heróis

0

O desejo de ter superpoderes é tão antigo quanto a própria humanidade. Inclusive, os super-heróis já existiam muito antes de histórias em quadrinhos os popularizarem.

Milhares de anos atrás, gregos, romanos, nórdicos, indígenas americanos e diversos outros povos nativos já criavam os seus heróis com poderes sobre-humanos. Na realidade, muitos dos nossos heróis famosos foram inspirados nesses personagens clássicos.

Veja abaixo os superpoderes míticos que inspiraram personagens da Marvel e da DC.

1. Força sobre-humana

Foto: Getty Images/ BBC

Além do Hulk, a Marvel tem outro personagem muito forte: Hércules. A lenda desse guerreiro remete a milhares de anos.

Rebatizado pelos romanos, originalmente ele era um semideus da antiga Grécia chamado Héracles.

Hércules era filho de Zeus com a mortal Alcmene e nasceu com uma força e energia sobre-humana. Usando essas características, ele completou 12 missões impossíveis, matou diversos monstros, ganhou todas as categorias nos primeiros Jogos Olímpicos e derreteu a própria morte.

2. Todo herói tem uma fraqueza

Foto: Getty Images/ BBC

Filho do rei grego Peleus e da ninfa do mar Thetis, Aquiles era a estrela de sua geração. No entanto, ele tinha uma fraqueza, o seu calcanhar.

Uma profecia teria previsto que ele morreria jovem e algumas versões da lenda apontam que isso teria acontecido devido a uma flecha que atingiu o seu calcanhar.

A fraqueza de Aquiles teria inspirado outros heróis a também terem um ponto fraco. Entre eles, podemos citar o Super-Homem com a kryptonita, o Volverine e a espada Murasama e a Mulher-Maravilha original perdia todos os poderes se os braceletes fossem amarrados juntos por um homem.

3. Inteligência 

Foto: LEFTERIS_/ BBC

A inteligência dos super-heróis da atualidade pode ser um traço herdado de Odisseu, o lendário rei de Ítaca. Também conhecido como herói da Odisséia, ele viajou durante dez anos para voltar para casa depois da Guerra de Troia.

Durante esse período, ele enfrenta diversos desafios e vence os adversários usando sua esperteza e inteligência.

Um exemplo é quando é capturado pelo ciclope Polifemo, Odisseu afirma que seu nome é “ninguém”, depois convence o gigante a beber até cair e o cega usando um pedaço de madeira.

Polifemo grita de dor, no entanto, quando os outros ciclopes questionam o que aconteceu, ele responde “ninguém me cegou!”. Com isso, o gigante é visto como um louco e Odisseu consegue fugir com seus amigos.

4. Mágica

Foto: Getty Images/ BBC

Diversos super-heróis modernos têm superpoderes derivados da magia. Na Marvel, a Feiticeira Escarlate controla a magia do caos e manipula probabilidades, e o doutor Estranho aprende sobre o mundo místico após suas mãos serem gravemente feridas.

No entanto, muito antes deles, havia Circe, a deusa da feitiçaria mais poderosa da mitologia grega. A deusa tinha habilidade de transfiguração e ilusionismo e foi isolada para uma ilha mítica. 

Usando poções e ervas, assim como seu cajado mágico, ela transformava seus inimigos em monstros e animais.

5. Mulheres guerreiras

Foto: Getty Images/ BBC

Na mitologia grega, as Amazonas são uma tribo de mulheres guerreiras fortes, habilidosas e corajosas. Elas são a inspiração para a princesa Diana de Themyscira, a Mulher-Maravilha, da DC.

Nas primeiras versões, a super-heroína foi esculpida por sua mãe, a Rainha Hipólita, e abençoada com habilidades e poderes dos deuses grego. No entanto, a DC mudou a história e agora ela é filha de Zeus.

6. Identidade secreta dos heróis

Foto: Tracks/ BBC

Outra característica dos super-heróis é a identidade secreta. Ela pode ter sido inspirada no deus romano Cupido, conhecido como Eros para os gregos antigos, já que ele escondia suas habilidade sobrenaturais e suas asas, até mesmo da própria esposa, Psiquê.

A imagem do deus na Grécia do período clássico era de um jovem esbelto e sensual. Sua representação começou a mudar para o anjinho com cara de menino no período helenístico, que começou depois de 323 d.C.

7. Invisibilidade dos heróis

Foto: Getty Images/ BBC

A invisibilidade é outra habilidade de heróis, como a Mulher Invisível, do Quarteto Fantástico. Antes dela, o semi-deus Perseu usou a invisibilidade para enganar a Medusa, quando foi enviado para trazer sua cabeça.

Como olhar para a deusa transformava as pessoas em pedra, Perseu se armou com o elmo de Hades, que conferia invisibilidade a quem o usasse, e entrou no covil de Medusa enquanto ela dormia.

Olhando-a através do reflexo de seu escudo, ele conseguiu se aproximar dela e cortar-lhe a cabeça. E com o elmo, escapou das duas outras górgonas que o perseguiram, e que ele não conseguia matar, já que eram imortais.

Fonte: BBC

Entenda tudo sobre a foto da formiga que assustou a internet

Artigo anterior

Busca por vida extraterrestre pode mudar com essa nova descoberta

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido