Curiosidades

Lamborghini vs Ferrari

Ferrari e Lamborghini
0

Lamborghini ou Ferrari? Se alguém direcionar essa pergunta a você, provavelmente sua resposta imediata será: qualquer um! Afinal, quem não gostaria de ganhar um carro de luxo?

Contudo, você pode ter sua marca preferida e sonhar com o dia que vai ganhar na loteria e adquirir carros de qualquer uma dessas marcas, ou mesmo um de cada, porque não? Mas fique sabendo que a rivalidade entre as marcas vai além dos sonhos de amantes de carros.

Uma das melhores, e maiores, rivalidades do mundo automobilístico nasceu no final da década de 1950, entre Enzo Ferrari e Ferruccio Lamborghini. A história sempre tinha algumas lacunas, que por fim acabavam sendo preenchidas por rumores.

No entanto, graças a uma entrevista de Antonio Lamborghini, filho de Ferruccio, somos capazes de relatar aqui para você o que aconteceu entre os idealizadores desses “carrões”. 

O fã do Ferrari

Ferrari 250 GT

Reprodução

A história começa com Ferruccio Lamborghini, um fabricante e vendedor de tratores, que está com o seu negócio indo de vento em popa. Com o negócio indo tão bem, Ferruccio era capaz de adquirir quantas Ferrari quisesse, já que era um fã declarado dos carros da marca, até mesmo deixando suas outras máquinas, como sua Maserati e seu Jaguar, esquecidos na garagem.

Mas, como bem sabemos, não é porque você gosta de alguma coisa que isso a torna perfeita. A verdade é que os fãs são os mais capazes de apontar melhorias por conhecerem tão bem seus objetos de admiração, cheios de ideias para tornar aquilo ainda melhor.

Ferruccio, além de amante de carros, também gostava de corridas, e até participava de alguns embates em Bolonha, Florença, mesmo que de forma ilegal. O perdedor teria que pagar um café ao ganhador. Assim, em uma dessas corridas ele usou uma Ferrari 250 GT que, apesar de não apresentar falhas quando usada de forma regular, tinha um problema grave na embreagem quando usada em todo o seu potencial, principalmente nessas corridas. Mesmo com todos os reparos possíveis, os problemas ainda retornavam. 

Pequenas mudanças

Sendo um construtor de carros, ele mesmo, Ferruccio chegou à conclusão de que eram necessárias embreagens mais robustas, similares às que ele usava em seus tratores. Como um bom Frankenstein, ele então pegou a embreagem de um dos tratores, colocou na Ferrari, e pronto!

Gostando de sua ideia e sendo um empresário ele mesmo, Ferruccio não foi tímido e prontamente foi falar com Enzo Ferrari sobre sua ideia. Foi aí que a confusão começou.

Após fazer Ferruccio esperar por um tempo imenso antes de o atender, Enzo não gostou nada da recomendação do homem. Isso porque ele ficou irado com a audácia do vendedor de tratores em questionar suas decisões para com os seus carros. 

Então, Enzo colocou um fim na questão após acusar o homem de saber dirigir apenas tratores, não tendo o talento para conduzir uma Ferrari. Considerando os egos ali envolvidos, essa conversa deve ter sido bem complicada.

Óbvio que Ferruccio ficou transtornado com o tratamento de Enzo, não conseguindo esquecer de forma alguma como foi tratado pelo magnata e, principalmente, não conseguindo esquecer como o homem o acusou de ser um péssimo piloto.

Novas ideias

Sendo assim, como você provavelmente já estava esperando, ele começou a construir o seu próprio carro, porque é isso que qualquer um faria, não é mesmo? Ou talvez uma pessoa normal deixaria aquilo de lado e seguiria com sua vida. Ah! Mas Ferruccio Lamborghini, definitivamente, não era um homem normal! 

Nem um homem notório escapa das críticas e ninguém concordou com a ideia de Ferruccio, principalmente sua mulher, Clelia Monti, que cuidava da contabilidade da Lamborghini Trattori.

Os custos para se produzir uma super máquina seriam altíssimos e a competição certamente não era das mais fáceis de se lidar, já que ele estaria batendo de frente com gigantes como Ferrari e Maserati. Ou seja, ela estava com o pé bem plantado no chão e achava aquela ideia toda de embate entre homens orgulhosos muito idiota.

Ainda assim, mesmo contra a vontade de todos, Ferruccio não desistiu de seu objetivo e começou a usar dinheiro de sua empresa de tratores para montar uma equipe de designers e mecânicos para lhe auxiliar. Alguns anos depois, em 1962, a tão aguardada estreia da Lamborghini aconteceu, no salão de Turim. 

Nasce a Lamborghini

Lamborghini 350 GTV

Reprodução

O protótipo 350 GTV marcou o nascimento oficial da Automobili Lamborghini, mesmo nunca tendo sido produzido. Ali, naquele momento, estava dada a largada para o primeiro automóvel da série Lamborghini. A marca do touro não explodiu nos primeiros anos, mas, com certeza, sua fama não pode ser posta em dúvida hoje em dia, não é mesmo?

Agora você pode estar se perguntando se os dois senhores voltaram a se falar, certo? Bem, Ferruccio até tentou, mas Enzo o ignorou completamente e eles nunca mais trocaram uma palavra. Pelo menos essa é a versão contada pelos descendentes Lamborghini, falta saber do Ferrari. Essa sim é uma rivalidade digna!

Por que crianças ricas tem uma tendência maior à cárie?

Artigo anterior

Finlândia: o país da honestidade

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido