7 motivos pelas quais ainda não encontramos vida fora da Terra

POR Gustavo Camargo    EM Ciência e Tecnologia      13/03/18 às 14h43

Desde muito tempo somos condicionados pelos filmes a acreditar que talvez exista a possibilidade de haver vida inteligente em outro lugar no universo. Muitas pessoas são fascinadas por essa possibilidade e dedicam suas vidas para achar vida fora da Terra.

Você conhece o paradoxo de Fermi? Esse conceito afirma que a não ser que só exista vida na Terra, a vida precisa existir em outro lugar da nosso própria galáxia. Mas, mesmo assim até hoje não tivemos qualquer tipo de comprovação da existência de vida inteligente fora do nosso planeta. E foi pensando exatamente nisso que nós da Fatos Desconhecidos trouxemos 7 razões pelas quais ainda não encontramos vida fora da Terra. Confira:

1 - Nosso planeta é um lugar único no universo

A Hipótese da Terra Rara sugere que os eventos que criaram a vida no nosso planeta são tão complexos que apenas uma tempestade biológica perfeita conseguiria fazer algo parecido em outro lugar. Mesmo que exista vários planetas que são bastante parecidos com a Terra, não existe qualquer registro de vida.

2 - Toda vida inteligente comete um erro fatal

Mesmo que a vida exista em outros planetas, seres inteligentes são tecnicamente incapazes de criar uma comunicação ou até mesmo uma viagem espacial de longa distância. Somo um belo exemplo disso, mesmo que nossa tecnologia avance cada dia mais, cedo ou tarde podermos provocar uma catástrofe que nos eliminará.

3 - Eles podem ter se afastado do universo

Segundo a hipótese de transcendência de John Smart, a vida extraterrestre já existia em nosso universo, mas se tornou tão avançada que se encontram em lugares que provavelmente nunca alcançaremos. O crença é que eles se tornaram tão evoluídos que encontraram o que muitos estudiosos chamam de espaço interior.

4 - Nossa existência não é tão relevante assim

Talvez seja muita exclusividade acreditar que alienígenas teriam interesse em nós ou em nosso planeta. Provavelmente no universo existem mundos muito mais interessantes que podem sustentar vida. Essa teoria é justamente o oposto da teoria da Terra Rara, falando que nosso planeta é apenas mais um.

5 - Realidade virtual?

Terra

Talvez essa seja uma das explicações mais difíceis de aceitar, a Hipótese do Planetário. Ela fala que nosso mundo é um planetário de "realidade virtual", totalmente projetado para nos dar ilusão de que o universo está vazio. "Não descobrimos nenhuma vida extraterrestre porque esses extraterrestres não projetaram isso no programa".

6 - Não podemos reconhecer seus sinais

Mesmo que existe vida em outros planetas, seriamos capaz de reconhecer seus sinais? O fato é que provavelmente eles não evoluíram como nós. O cosmólogo e astrofísico Lord Rees apontou: "Eles poderiam estar nos encarando, e nós simplesmente não os reconhecemos. O problema é que estamos procurando algo muito parecido com nós, supondo que eles tenham, pelo menos, algo parecido com a mesma matemática e tecnologia.

7 - Superorganismos são intrinsecamente suicidas

A Hipótese de Medea diz que seres humanos e outros superorganismos carregam dentro de si mesmo a autodestruição. A extinção sempre foi incorporado em nossa biologia para garantir que seriamos eliminados antes de criarmos muito desequilíbrio na Terra. Uma vez que os seres humanos se tornem uma praga incurável no planeta, faremos algo para garantir a nossa própria extinção.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Via   Listverse     Hypescience  
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+