História

7 mulheres mais poderosas da história mundial

0

Durante muito tempo as mulheres permaneceram em status bastante inferior aos homens. Mas não se engane, ao longo da história muitas foram capazes de superar isso e estabelecer sua real força, mostrando pelo o que vieram ao mundo. Foram capazes de moldar o curso da história do país que governavam e em alguns casos, influenciaram até mesmo em mudanças mundiais.

Seja implementando duradouras reformas, ou enfrentando perigosos exércitos, o fato é que as mulheres também marcaram presença em nossa construção histórica. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 mulheres mais poderosas da história mundial. Embora seja uma lista subjetiva, foi importante levar em consideração as ações de cada uma delas e o impacto que conseguiram provocar. Confere aí!

1 – Hatchepsut (1508 aC – 1458 aC)

Sem dúvida, esta foi uma das mulheres mais poderosas de todo o Egito Antigo. De uma grande esposa real, passou a ser a própria Regente. Foi o quinto faraó da Décima Oitava Dinastia do Antigo Egito. Casou-se com o meio irmão Thutmose II, juntos, começaram a governar após a morte do pai. No entanto, após a morte de Thutmose, ela seguiu sozinha na liderança até a data da morte, em 1458 antes de Cristo.

Historiadores acreditam que entre todos os monarcas do Egito Antigo, ela acabou sendo a melhor sucedida. Encomendou diversos projetos de construção, estabeleceu redes comerciais que haviam sido interrompidas após o ataque de invasores e também liderou expedições ao sul do Egito. Também foi responsável por liderar bem sucedidas campanhas militares.

2 – Cleópatra (69-30 aC)

Claro, não poderíamos deixar de mencionar Cleópatra. Ela também atuou como faraó do Egito, sendo a última na dinastia de Ptolomeu. Inicialmente, teria governado com a ajuda do pai e dos irmãos, no entanto, mais tarde teria passado a ser a única governante. Era muito conhecida por sua inteligência.

Estima-se que ela conseguia ler e falar cerca de 12 línguas diferentes, sempre conduzindo seus encontros diplomáticos na língua original dos visitantes. Hábil e muito estrategista, também conseguiu melhorar a posição econômica do país. Popularmente, ficou conhecida por seu envolvimento com o líder romano, Júlio César. Sem dúvida, uma das mulheres mais poderosas de toda nossa história.

3 – Joana d’Arc (1412-1431)

Também conhecida como “Donzela de Órleans”. Inicialmente, apenas havia herdado habilidades domésticas de sua mãe, vivendo longe dos campos de batalha. No entanto, houve um período em que começou a ter visões místicas. Nessas visões, ela era retratada como a salvadora da França e isso fez com que buscasse uma vida mais ativa. Nesse momento, sua vida estava apenas começando. Aos 18 anos, liderou o exército francês rumo a vitória contra os ingleses em Órleans.

Entretanto, um ano mais tarde foi presa e queimada na fogueira, sob acusação de ser herege e bruxa. O lado contraditório da história, é que ela passou a ser considerada como uma heroína francesa. Sem contar que, 500 anos após sua morte, foi canonizada como santa da Igreja Católica.

4 – Maria Teresa da Áustria (1717-1780)

Foi a primeira e única mulher governante sobre os domínios de Habsburgo. Ela era responsável por uma vasta região, compreendendo grande parte do continente europeu, a exemplo da Áustria, Hungria, Boêmia, Croácia e algumas parte da Itália. Ficou bastante conhecida por implementar reformas no setor da educação, tornando-o obrigatório.

Estabeleceu a Academia Real de Ciências e Literatura em Bruxelas, apoiando as mais diversas pesquisas científicas. Também foi a grande responsável por reformas no comércio no fortalecimento do exército austríaco. Uma das mulheres que mais valorizou a educação naquele período.

5 – Catarina, a grande (1729-1796)

Certamente, é uma das mulheres mais famosas e poderosas de toda nossa história. Também conhecida como Catarina II da Rússia, nasceu na Polônia, como princesa Alemã, mas alcançou o posto na Rússia após um casamento que durou 34 anos. Após a morte do marido, passou a ser Imperatriz da Rússia, trabalhando de forma intensa na modernização da nação.

Também foi capaz de liderar a vitória contra o Império Otomano em duas guerras, expandindo o império russo por mais 3 continentes. Fez diversas reformas legislativas e também derrubou a sangrenta Rebelião Pugachev. Esteve a frente da Era de Ouro do Império Russo.

6 – Elizabeth I (1533-1603)

Uma das mulheres mais poderosas que já habitou nosso mundo, e também uma das mais influentes monarcas inglesas. Pelo fato de nunca ter se casado, passou a ser chamada de “Rainha Virgem”. De uma inteligência realmente admirável, derrotou a armada espanhola e teve um reinado de completo sucesso.

Apenas para que você tenha noção, governou por tanto tempo que seu reinado ficou conhecido como “Período Elizabetano”, que compreendeu a Era de Ouro da história inglesa. Instaurou diversas mudanças culturais e praticamente transformou a Inglaterra em um país protestante.

7 – Margaret Thatcher (1925-2013)

Também conhecida como “Dama de Ferro”, foi a primeira e única a se tornar primeira-ministra no Reino Unido. Atuou entre os anos de 1979 e 1990, enfrentando diversos problemas. Ficou muito conhecida pelas medidas drásticas que tomava na tentativa de combater a inflação com políticas de mercado livre.

No entanto, quanto mais ela tentava endurecer o sistema, pior ficava a situação e a crise do país. Para você ter ideia, em apenas 3 anos a taxa de desemprego praticamente triplicou e alguns bancos foram obrigados a fechar. Por outro lado, teve vitória sobre a Guerra das Malvinas, no ano de 1982.

E então pessoal, o que acharam? Conhecem outras mulheres tão poderosas quanto estas, mas que não apareceram em nossa lista? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!

8 maiores mitos sobre doenças mentais que todo mundo acredita

Matéria anterior

7 coisas que você faz que deixam seu namorado com raiva de você

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications