• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 nazistas famosos que cometeram suicídio com cianureto

POR Mateus Graff    EM História      23/08/18 às 17h39

Quando os nazistas começaram a perder a guerra e sabiam que provavelmente seriam mortos, começou uma espécie de suicídios coletivos na Alemanha. Para ser mais exato, esses suicídios aconteceram no ano de 1945, quando a Segunda Guerra Mundial acabou. O suicídio de Hitler, por exemplo, fez com que vários outros nazistas tirassem suas próprias vidas.

A chegada dos Aliados e receios em relação ao tratamento severo de militares (tanto dos exércitos ocidentais como do exército soviético) foram outros motivos que levaram os nazistas a se suicidarem. Quem foram esses monstros que, além de matar judeus, ainda se mataram? A gente mostra alguns deles para vocês nessa matéria:

1 - Odilo Globocnik

Odilo Globocnik era um austríaco que ajudou a colocar em prática os planos para acabar com os judeus da Europa. Ele era um nazista por escolha, tanto que ajudou no projeto Aktion Reinhardt, estando envolvido em cada passo. Ele foi responsável por mortes de milhões de pessoas, principalmente na Polônia.

Ele foi capturado na Áustria pelos Aliados no dia 31 de maio de 1945. O nazista resolveu acabar com sua própria vida em vez de enfrentar a justiça. Odilo Globocnik colocou uma cápsula de cianureto na boca e morreu poucos minutos depois.

2 - Hans-Georg Von Friedeburg

Hans-Georg Von Friedeburg era um oficial militar de patente alta que supervisionava as operações dos submarinos alemães e ainda comandava a Marinha no Reino Unido. Ele era um líder de guerra condecorado, tanto que serviu nas duas guerras mundiais. Cometeu suicídio aos 49 anos de idade após saber que seria envolvido em acusações de crimes contra a humanidade pelos Aliados, mas não há nenhuma referência de que estas acusações realmente existiram. Como ele morreu? No dia 23 de maio de 1945 ingerindo uma cápsula de cianureto.

3 - Martin Bormann

Martin Bormann foi um destacado oficial durante a Alemanha Nazi, chefe da Parteikanzlei (Chancelaria do Partido Nazi). Ele acumulou um poder muito significativo no Terceiro Reich ao usar a sua posição de secretário privado de Adolf Hitler para controlar o fluxo de informação e acesso ao Führer. Martin Bormann foi, sem dúvida, um monstro nazista e nefasto desde os primórdios do partido.

Durante muito tempo acreditava-se que Bormann teria fugido para a América do Sul, mas em 1998 um teste de DNA confirmou que ele tinha morrido por envenenamento de cianureto no dia 2 de maio de 1945.

4 - Robert Ritter Von Greim

Um dos mentores dos ataques aéreos contra a Inglaterra foi Robert Ritter Von Greim. Ele foi uma figura importante no planejamento da Operação Barbarossa contra a União Soviética. No dia 8 de maio de 1945 (mesmo dia da rendição do Terceiro Reich), Ritter von Greim foi capturado por soldados americanos na Áustria.

Como ele fazia parte de um programa de intercâmbio soviético-americano de prisioneiro, ele temia que seria morto pelos soviéticos. Suas últimas palavras antes de tomar cianureto foram: "Eu sou o chefe da Luftwaffe, mas não tenho a Luftwaffe".

5 - Heinrich Himmler

Heinrich Himmler foi uma das figuras mais notórias da história nazista. Ele entrou no partido em 1923. Himmler foi uma figura de liderança na Gestapo e em várias outras forças policiais de apoio aos nazistas.

Outros homens dessa lista tiveram contribuições para o Holocausto, mas Himmler planejou o extermínio do povo judeu na Alemanha nazista. Realmente não há dúvidas que esse homem teve uma longa história de crimes de guerra.

Ele se tornou ministro em 1943, mas no mesmo ano ele foi expulso do Partido Nazista. Enquanto a guerra acontecia e as coisas saíam do controle da Alemanha, Himmler sabia que em algum momento ele seria acusado de crimes de guerra. Ele até tentou fugir, mas acabou sendo capturado pelos Aliados.

No dia 23 de maio de 1945, ele tirou sua própria vida com uma cápsula de cianureto.

6 - Eva Braun

É claro que Eva Braun não ficaria de fora dessa lista. A amante de longa data de Hitler e eventual esposa, Eva Braun viveu ao lado do nazista enquanto ele defendia suas visões estranhas e bizarras do mundo.

Eva Braun chegou a tentar suicídio duas vezes enquanto estava com Hitler (quem não tentaria?) pelo fato de estar insatisfeita com a vida que levava. Embora ela não fizesse parte do partido nazista, ela estava ali, do lado do Führer até o fim de suas vidas.

Quando os soviéticos estavam se aproximando de Berlim, Hitler e Braun se esconderam em um bunker secreto, onde ela acabou tomando o veneno cianureto e morrendo.

7 - Adolf Hitler

Embora saibe-se que Hitler tenha dado um tiro na cabeça, ele não poderia ficar de fora dessa lista. O monstro que usou cianureto para matar milhares de pessoas na Europa durante o Holocausto, segundo dizem alguns, também usou cianureto antes de dar um tiro na cabeça.

No ano de 1968, um oficial da inteligência soviética publicou um livro afirmando que a URSS havia recuperado o corpo de Hitler, identificado e realizado uma autópsia. A mesma disse que Hitler havia sido envenenado com cianureto.

Nos tempos modernos, alguns relatos da morte de Hitler mencionam apenas o tiro, outros dizem que ele tomou cianureto junto com Eva Braun e depois atirou em si mesmo. Bom, claro que nós iremos conviver pelo resto de nossas vidas com a dúvida se no fatídico 30 de abril de 1945, no bunker secreto de Hitler, o ditador se matou com cianureto. Porém devido a extensa lista de nazistas que se mataram assim, não podemos descartar essa possibilidade.

Mas e você, já sabia que todos esses nazistas tinha suicidado com cianureto? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+