• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 necessidades neuróticas humanas que existem

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      28/02/19 às 19h03

Provavelmente, você já conheceu alguém que parecia o tempo todo precisar da aprovação e de agradar as pessoas ao seu redor. Segundo a psicanalista, Karen Horney, tal comportamento é devido a uma neurótica necessidade de afeto e aprovação. Em seu livro Self-Analysis, lançado em 1942, Horney abordou sua Teoria da Neurose, onde descreve diversos tipos de comportamentos neuróticos como formas de lidar com a ansiedade.

Segundo a psicanalista, a ansiedade básica pode resultar de inúmeras coisas, sendo refletida em diversas necessidades neuróticas que afetam nossas vidas de diversas formas. Pensando nisso, listamos algumas dessas necessidades que são muito comuns e você provavelmente não sabia. Confira!

1 - Necessidade de amor, aprovação e afeto

Aqui temos em vista um desejo obsessivo de amor, um esforço constante para agradar a todos e corresponder fielmente àquilo que os demais esperam da pessoa. Pessoas com esse comportamento são extremamente sensíveis quando lhe negam algo ou são criticadas. Elas possuem muito medo da ira e hostilidade dos demais.

2 - Necessidade de um parceiro que irá liderar

Neste caso, a pessoa possui um desejo nada saudável. Aqueles que possuem tal necessidade possuem um terrível medo de que o parceiro possa abandoná-los. Essa pessoa tende a acreditar que a presença de uma outra pessoa em sua vida resolverá absolutamente todas as suas dificuldades e tende a colocar uma importância exagerada no amor.

3 - Necessidade de poder

Essa pessoa busca o poder constantemente para se sentir bem. Ele admira o poder e a força e despreza todas manifestações de vulnerabilidade e de fraqueza. Caso surja oportunidade, facilmente essa pessoa usará outras pessoas ou se tornará dominante com muita facilidade. No fundo, essa pessoa tem medo de situações fora de seu controle e do desamparo.

4 - Necessidade de usar as pessoas

Essa pessoa enxerga as coisas através do viés de como "tal coisa" pode ser boa para si. Além do mais, pessoas com esse tipo de necessidade possuem um certo orgulho em poder usar os outros. Eles passam grande parte de seu tempo manipulando os que estão ao seu redor para conseguir aquilo que querem, em todos os sentidos, seja sexo, dinheiro ou poder.

5 - Necessidade de prestígio

Uma pessoa que precisa do reconhecimento público avalia a si e aos outros a partir de uma posição de reconhecimento e aclamação social. Este é seu ponto base para tudo. Características pessoais, posição financeira e as relações das pessoas são avaliadas. Essa pessoa possui muito medo do constrangimento público e da perda de seu status social.

6 - Necessidade da admiração pessoal

Pessoas com tal necessidade, por regra, são egoístas. Elas possuem uma opinião muito elevada e exagerada sobre si mesmas. Gente assim quer sempre obter a admiração daqueles ao seu redor com base em sua autopercepção e não em como elas são de verdade.

7 - Necessidade de perfeição e insegurança

Pessoas com essas necessidades se esforçarão incansavelmente para serem infalíveis. Sua principal característica é a busca constante e ininterrupta por suas falhas reais e imaginárias, para que possam superá-las ou escondê-las.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+