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Aprenda a comer de acordo com sua faixa etária

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Nos dias atuais, a busca por um estilo de vida mais saudável e hábitos alimentares positivos é o que a maioria das pessoas está querendo. Aumentar a expectativa de vida e se preocupar com o ‘como’ viverá os anos seguintes é quase regra atualmente.

Todos sabemos que uma boa alimentação pode influenciar sim na nossa saúde e na disposição que temos para enfrentar o dia a dia. O segredo não está em apenas comer frutas e legumes. Mas sim em fazer uma dieta equilibrada com todos os alimentos em quantidades certas. Isso porque o nosso corpo precisa de um pouco de cada alimento para que tenhamos uma vida saudável.

Essa mudança de pensamento, geralmente acontece porque a própria pessoa também vai mudando com o passar do tempo. Quando somos mais novos, normalmente, não ligamos muito para o que comemos. E à medida que vamos envelhecendo, essas questão começam a surgir e a preocupação com o que se come vira uma realidade.

E se a constante da vida é essa mudança, a alimentação também tem que segui-la. Por isso que existem dietas recomendadas para diferentes faixas etárias. Mostramos aqui o que comer em cada uma delas.

Aos 20 anos

Nessa faixa etária, a pessoa está no pico da sua saúde física. Por conta disso, provavelmente, ela exagera nas bebidas, pula refeições e come fast-food. Mas é preciso ter cuidado.

O recomendado é comer queijo. Isso porque, o crescimento ósseo intenso, que começa na adolescência e continua até por volta dos 25-30 anos, faz com que essa seja a última oportunidade, para que a pessoa se renda ao cálcio, antes de começar o inevitável processo de perda de massa óssea.

O importante é garantir para o corpo 700 miligramas de cálcio por dia, o que é equivalente a mais de 400 mL de leite ou 100 gramas de queijo. Entretanto, preste atenção! Não se encha de refrigerante porque o ácido fosfórico que tem na bebida impede que o nutriente seja absorvido. E isso vale para qualquer faixa etária.

Aos 30 anos

Se a pessoa está nessa faixa etária e anda bem cansada não se volte para o cafezinho ou para os refrigerantes a base de cola. Ao invés disso, na hora das refeições o recomendado é encher o prato de carboidratos de baixo índice glicêmico e com um pouco de proteína. Além disso, nessa faixa etária, é importante experimentar damasco, porque ele libera energia de forma lenta.

Aos 40 anos

Quando a pessoa chega nessa faixa etária, a taxa metabólica dela é 10% menor do que quando ela tinha 30 anos. Isso significa que a pessoa tem que cuidar mais do seu peso. O recomendável é comer menos, ou então investir mais em exercícios.

Para as mulheres é importante comer carne. Porque com o ciclo menstrual errático e intenso, elas têm mais chances de ficarem anêmicas. Por isso, é importante comer carnes magras, ovos, feijão e grãos integrais de três a quatro vezes por semana.

Além disso, é importante também incluir alimentos ricos em vitamina C nas refeições para que a absorção de ferro seja aumentada. Também inclua soja e comidas ricas em compostos parecidos com o estrogênio, como por exemplo a lentilha. Ela e a soja  ajudam  equilibrar os níveis de hormônio nessa faixa etária.

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