• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 peças de arte roubadas que nunca foram recuperadas

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      20/03/18 às 15h23

Quando falamos sobre roubos milionários, sempre vem em nossa mente que este é o tema de algum filme de ficção. No entanto, ao longo de nossa história, muitos casos do tipo já foram registrados... Principalmente no que tange roubos de famosas obras de arte. Por ter tanto valor agregado e serem peças valiosíssimas no mercado negro, muitos criminosos se aventuram em roubos milimetricamente calculados a museus.

Embora muitas peças que já passaram por isso tenham sido recuperadas, também precisamos levar em consideração aquelas que permanecem desaparecidas. Nesses casos, nem mesmo quando os ladrões foram identificados, revelaram a localização da obra roubada, e o mistério ainda vive. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 peças de arte roubadas que nunca foram recuperadas. Confere aí!

1 - "Le Pigeon Aux Petits Pois", de Pablo Picasso

Sem dúvida, este foi um dos mais estranhos roubos de peças de arte já registrados na história. Aconteceu em Paris, às 7h da manhã, no dia 20 de maio de 2010. A obra que é do renomado Pablo Picasso, foi produzida no ano de 1911 e é uma de suas maiores pinturas. Le Pigeon Aux Petits Pois, que em tradução livre significa "O pombo e as ervilhas", estava entre as cinco pinturas roubadas do Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris, com o valor estimado de nada menos que 100 milhões de euros.

Na cena do crime, foram encontrados apenas uma janela quebrada e um cadeado violado. O ladrão teve rodo o cuidado do mundo para fazer o melhor serviço possível. Ao contrário do que se pensava, não foi um grupo de ladrões, mas apenas um homem que levou consigo as cinco obras. Um homem foi preso no ano de 2011, mas afirmou que logo após o crime entrou em pânico e acabou jogando a obra de Picasso no lixo. A verdade é que muitos duvidaram sobre ele ter realmente cometido o crime, mas ainda assim, até hoje a obra nunca foi encontrada.

2 - "Femme Devant Une Fenêtre Ouverte, dite La Fiancée", de Paul Gauguin

Foi em outubro de 2012 que a peça Femme Devant Une Fenêtre Ouverte, Dite La Fiancée, de Paul Gauguin, foi roubada do Museu Kunsthal em Roterdã, na Holanda do Sul, junto a outras 6 pinturas de grandes nomes da arte. Tudo aconteceu por volta das 3 horas da madrugada, e por incrível que pareça, a ação durou apenas 3 minutos... Os guardas do local sequer notaram o que estava acontecendo.

Estima-se que o valor das peças esteja em torno de 18 milhões de euros. No mesmo ano, dois homens foram presos acusados de serem os autores do crime. Por outro lado, as obras de arte nunca foram encontradas.

3 - "The Concert", de Johannes Vermeer

Vermeer foi um pintor holandês e está entre os mais renomados do século 17. No ano de 1892, uma de suas obras, nomeada como "The Concert", foi comprada por uma mulher em um leilão e em seguida, ela permitiu que a peça fosse exibida em seu museu. Anos mais tarde, especificamente em 1990, assaltantes vestidos de policiais chegaram no museu, que ficava em Boston, alegando que haviam recebido um chamado para verificar uma ocorrência.

Assim que tiveram a entrada autorizada, começaram a agir. Roubaram nada menos que 13 grandes obras de arte de pintores renomados da história. Mas certamente, a mais valiosa delas era a de Vermeer. Ela tem seu valor estimado em incríveis 200 milhões de dólares! A obra nunca foi encontrada.

4 - "The Just Judges", de Jan Van Eyck

No ano de 1934, a obra The Just Judges, foi roubada da Saint Bravon's Cathedral, localizada na Bélgica. O curioso da história toda, é que em seu lugar foi possível encontrar uma nota escrita em francês, que dizia: "Tirado da Alemanha pelo Tratado de Versalhes".

Depois de longos meses tentando encontrar o autor do crime, ele finalmente foi localizado em novembro do mesmo ano. O problema é que ele já estava em seus últimos minutos de vida e alegou que apenas ele sabia onde estava a obra de arte e que aquele seria um segredo que levaria para a tumba... E foi o que fez. Acredita-se que a pintura tenha sido destruída, mas não é possível comprovar nada.

5 - "Charing Cross Bridge", de Claude Monet

Esta foi uma obra produzida entre os anos de 1899 e 1904, pelo impressionista Monet. Apenas chamada de Charing Cross Bridge, foi uma das peças de arte roubadas do Museu de Kunshthal, em outubro de 2012. Um homem foi acusado pelo crime e acabou confessando tudo. No entanto, sua afirmação era de que a peça havia sido completamente incinerada no fogão de sua mãe. A perícia ainda encontrou alguns traços de pigmento no local indicado pelo homem... Mas nada que pudesse de fato comprovar sua destruição. Dessa forma, ela ainda consta como desparecida.

6 - "The Storm of the Sea of Galilee", de Rembrandt Van Rijn

Esta foi uma das obras roubadas junto à peça The Concert, mencionada anteriormente. The Storm of the Sea of Galilee foi a única peça com paisagem marinha produzida por Rembrandt. Representa o milagre de Jesus ao acalmar o mar da Galileia. Durante uma coletiva de imprensa realizada no ano de 2013, o FBI afirmou que conhecia o autor do crime e o mais provável é que ele atuava com ajuda de um grupo organizado.

No entanto, não poderiam revelar o suspeito já que as investigações ainda estavam correndo. Apenas para que você tenha noção, chegaram a oferecer o equivalente a 13 milhões de reais para quem tivesse informações sobre o paradeiro da peça de arte.

7 - Oito ovos Imperiais Fabergé

Esta é uma grande coleção com 52 peças, onde cada uma é adornada com joias e pedras preciosas. Podem ter representado o tipo de arte mais popular no tempo dos Czares, produzidas entre os anos de 1885 e 1917. Dos 52 itens, 8 foram roubados misteriosamente durante um ataque bolchevique ocorrido na House of Fabergé  e também no palácio do Czar, em São Petesburgo, no ano de 1918. Apenas para que você tenha ideia, estima-se que cada um dos ovos tenha o valor de um milhão de dólares. Até hoje nunca foram localizados.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+