• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 perguntas sobre sonhos que a ciência já consegue responder

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      31/05/19 às 19h34

Você provavelmente alguma vez se deitou para ter uma boa noite de sono e quando dormiu acabou sonhando que estava caindo de um prédio e acordou com aquela terrível sensação. Na verdade, é bem reconfortante acordar e perceber que de fato tudo se tratava de um sonho, afinal de contas, muitas vezes os sonhos são tão reais que fica difícil conter as emoções. Com certeza, perguntas sobre o porquê isso acontece, sempre nos interpelam.

No entanto, você já se perguntou o que são os sonhos? Ou por que sonhamos? Por que temos pesadelos aos invés de apenas sonhos bonitos, que nos levem a desfrutar daquilo que muitas vezes não podemos ter enquanto acordados? Pensando nessa e em muitas perguntas que parecem ser bem comuns quase para todas as pessoas, listamos algumas das respostas que a ciência já consegue nos dar sobre o tema. Confira!

1 - A mais constante das perguntas: o que são sonhos?

Os sonhos são experiências mentais experimentadas enquanto dormimos. Nós sabemos de sua existência porque muitos de nós relatamos ter essas experiências, como pensamentos, imagens e emoções no período em que estamos dormindo. Além de ser possível ver as áreas do cérebro sendo ativadas enquanto sonhamos.

2 - Todo mundo sonha?

Não. Aparentemente existe um número bem pequeno de pessoas que pode se recordar um pouco de seus sonhos, quando acontecem. O fato de que elas vivem normalmente sem se lembrar de seus sonhos sugere que isso pode não ser necessário para o funcionamento normal de nosso cérebro. A não ser que essas pessoas, que parecem não sonhar, tenham desenvolvido algo para compensar as funções que os sonhos normalmente realizam, como a consolidação de memórias emocionais.

3 - Quanto tempo duram os sonhos?

A verdade é que ninguém sabe ao certo. O sono "REM", forma de sonhos associada aos sonhos vívidos, pode durar até 45 minutos. No entanto, não existe um método definitivo para cronometrar os sonhos. Estimativas subjetivas da duração dos sonhos sugerem que eles são proporcionais à duração dos relatórios dos sonhos. O que é consistente com a teoria de que os sonhos podem durar muito, ao invés de se manifestarem apenas em instantes, como teóricos antes pensavam.

4 - Os sonhos são sem sentido?

A maioria dos sonhos é estruturada em narrativas e é bem improvável que sejam insignificantes. Alguns deles podem não ter ação narrativa e são apresentados em uma cena visual ou conjunto de pensamentos únicos. Mesmo assim, esses sonhos não costumam ser sem sentido para quem está sonhando.

5 - O que são sonhos lúcidos?

Sonhos lúcidos são aquele em que estamos conscientes de que estamos sonhando. As propriedades dos sonhos lúcidos diferem dos sonhos comuns. E o mais importante, algumas redes neurais pré-frontais exibem níveis mais altos de ativação nos sonhos lúcidos do que os vistos nos sonhos comuns.

6 - O que são os pesadelos?

Os pesadelos são sonhos assustadores que costumam ocorrer no sono REM. Eles geralmente deixam a pessoa tão perturbada e abalada que ela acaba acordando. Pesquisadores sustentam a teoria de que, para um sonho ser considerado um pesadelo, ele tem que ser aterrorizante o suficiente para nos acordar. Especialistas apontam que outros sonhos (eróticos, tristes, criativos, espirituais) podem ser intensos o suficiente para nos fazer acordar, fazendo a questão do despertar não ser a mais adequada para definir os pesadelos.

7 - Como posso lembrar mais dos sonhos?

Para isso, mantenha um diário ao lado de sua cama e adquira o hábito de registrar seus sonhos ao acordar. Existem alguns sites na internet onde você pode publicar seus sonhos, o que também pode lhe ajudar a fixar seus sonhos na memória.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+