Curiosidades

7 personagens da Disney mais controversos da História

0

A maioria de nós cresceu assistindo aos clássicos filmes da Disney e suas milhares de produções. Alguns até mesmo já visitaram o parque temático que trouxe o fabuloso mundo dos filmes e animações para o mundo real. Um verdadeiro sonho! Mas isso nem sempre é assim, e algumas narrativas nem parecem ter saído do mesmo lugar.

Basta olharmos para alguns personagens e suas respectivas histórias para que as estruturas politicamente corretas e idealizadas do mundo criado por Walt Disney se estremecerem um pouco. Pensando nisso, hoje listamos para vocês alguns personagens criado ao longo das eras e que provavelmente não deveriam ter sido apresentados às crianças de tal maneira. Confira!

1 – Jessica Rabit

Jessica Rabit é basicamente uma antítese de tudo o que a Disney representa, de certa forma. É a personagem animada mais sexualizada que podemos imaginar. Além do que, Jessica é casada com um coelho. Alguns quadros na primeira versão de Uma Cilada para Roger Rabbit tiveram de ser refeitos devido a problemas ligados ao figurino de Jessica, que acabavam mostrando demais.

2 – Os corvos em Dumbo

O principal corvo do bando é chamado de Jim Crow, o que é considerado extremamente de mau gosto e racista, uma vez que usa um nome sinônimo de tratamento desigual para afro-americanos. Além do que em algumas cenas, esses personagens (os corvos) são vistos fazendo coisas que de certa forma reproduziam esteriótipos raciais.

3 – Os gatos gêmeos em A Dama e o Vagabundo

Os gatos gêmeos em A Dama e o Vagabundo são retratados como os vilões da trama. Até aí tudo bem. No entanto, o problema aqui são os esteriótipos racistas asiáticos, ligados aos personagens, destilados em sua aparência e maneirismos.

4 – Nativos norte americanos em Peter Pan

Desde a peça original, onde a história de Peter Pan foi baseada, os nativos americanos são retratados de maneira muito problemática em quase todas as adaptações da história. Abusando de esteriótipos raciais, os personagens são mostrados como pessoas violentas e primitivas, principalmente quando são colocados lado a lado com as crianças brancas inglesas.

5 – Pato Donald

https://youtu.be/kzH1iaKVsBM

A Disney produziu um curta metragem do personagem que sonhou que estava na Alemanha nazista, trabalhando em uma fábrica repleta de imagens, como suásticas, entre outras simbologias. O filme ainda ganhou um Oscar de Melhor Curta Metragem de Animação. O filme foi usado como propaganda para apoiar o governo dos EUA e as forças militares durante a Segunda Guerra Mundial.

6 – Tio Remus

Muitos de nós, podem não conhecer esse personagem. Entretanto, uma das músicas mais famosas da Disney, Zip-a-Dee-Doo-Dah, é cantada por ele. A Canção do Sul, 1946, foi um filme vencedor do Oscar, onde um homem afro-americano, ao longo do longa metragem, dá lições sobre a vida a um menino branco em uma fazenda. No filme, não fica claro se a história se passa em um período onde a escravidão já havia sido abolida no país. Aparentemente, sim.

No entanto, a letra na famosa música fala sobre uma vida tranquila e despreocupada e é cantada por um escravo. Bom, isso é de, no mínimo, um grande mau gosto. E mesmo que a história se passe em um período pós-escravidão, Tio Remus cantando sobre como a vida tem sido ótima em uma fazenda onde trabalha para uma família que provavelmente eram seus donos, é vergonhoso. Péssimas escolhas, Disney!

7 – Gatos gêmeos em Tico e Teco e os Defensores da Lei

Mais uma representação racista com gatos gêmeos? Sim. Dessa vez, os gatos gêmeos carregados de esteriótipos raciais eram líderes de uma organização criminosa. Aí você se pergunta, o que há de diferente nesses gatos com os outros representados anteriormente em outras produções? Nada. Eles são representados da mesma maneira racista e retratados como vilões, como vimos anteriormente em A Dama e o Vagabundo.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Esse médico brasileiro viaja pelo mundo cuidando de crianças vítimas da guerra

Artigo anterior

Arqueólogos acreditam ter encontrado uma ”arma secreta” dos Vikings

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido