7 personagens que já quebraram o escudo do Capitão América

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      23/03/18 às 19h13

Como bem explicado no recente filme do Pantera Negra, o Vibranium é um metal extremamente raro na Terra. Sua origem no planeta é consequência natural da queda de um meteoro em uma região africana. No meio da maior concentração do metal foi erguido um reino que ficou conhecido como Wakanda. A partir das propriedades desse recurso natural, os habitantes do local se desenvolveram como nenhuma outra civilização da Terra. Eles são mais avançados especialmente na área tecnológica, na saúde e na financeira. Dentro do universo Marvel Comics, o Vibranium é o metal mais resistente que se tem conhecimento. Não é à toa que o escudo do Capitão América é feito a partir dele.

O escudo é a maior representação do herói. Ele é a extensão de Steve Rogers, e um acessório indispensável quando sai em ação. Ao longo dos anos, o escudo do Capitão América resistiu aos mais variados golpes. Afinal, quebrar Vibranium não é tão fácil assim. Entretanto, ainda que seja muito difícil tirar sequer uma lasca, ele não é indestrutível. Pensando nisso, separamos alguns momentos em que Capitão América teve seu escudo destroçado por outros personagens.

1 - Ultron

Na minissérie em quadrinhos A Era de Ultron, a inteligência artificial chegou muito perto de eliminar os heróis da Terra. Ultron e seu exército colocaram a cidade de Nova York em estado de sítio. Em um confronto direto com os Vingadores, a situação não poderia ter ficado pior. Os heróis sofreram baixas importantes e tiveram uma derrota feia. Foi nesse evento que Capitão América teve seu escudo partido ao meio. Embora nunca tenha ficado claro exatamente quem quebrou o escudo, fica subentendido que tenha sido Ultron ou alguma de suas sentinelas.

2 - Valquíria

O aço asgardiano se provou mais forte que o Vibranium em New Ultimates #2. Depois que Thor, com seu Mjolnir, deixou uma bela impressão no escudo do Capitão América, foi a vez de Valquíria mostrar todo o poder de Asgard. Sob o controle da feiticeira Amora, a heroína atacou Steve com sua espada e o famoso escudo do personagem não resistiu ao golpe certeiro.

3 - Gregory Stark

No início dos anos 2000 a Marvel lançou histórias nas quais seus principais personagens foram reimaginados. No Ultimate Marvel Universe vários personagens receberam tanto novas origens como novos poderes. No caso do Homem de Ferro foi um pouquinho mais além. Em vez de Tony ser o herói, o papel coube a Gregory Stark, seu irmão mais velho e membro do Projeto Vingadores. Outra alteração aconteceu com o próprio escudo do Capitão América. Ao invés de ele ser feito de Vibranium, ele era de Adamantium. Em um desentendimento entre Gregory e Steve, o escudo do Capitão acaba quebrado.

4 - Loki

Olha Asgard ai de novo! No entanto, o acontecido não ocorreu nos quadrinhos como os outros, mas sim na série animada. No final da primeira temporada de Os Vingadores: Os Super-Heróis mais Poderosos da Terra, Capitão América comanda um ataque contra Loki em Asgard. De fato, o herói conseguiu atingir o Deus da Trapaça, mas ele se levantou para revidar. Usando a Odinforce (a mágica mais poderosa de Odin), Loki contra-atacou e, nisso, destroçou o escudo do Capitão.

5 - Sentinelas

Na linha do tempo alternativa Terra 94831, as Sentinelas eram controladas pelo governo americano. O objetivo era erradicar o mundo dos mutantes. Apenas para variar. Como bom representante da liberdade que é, Capitão América não poderia ficar sem fazer nada enquanto acontecida um genocídio. Ele se uniu à resistência mutante, mas não foi forte o suficiente para deter o poder das Sentinelas. Elas não eram meros robôs gigantes; as Sentinelas eram inteligências artificiais e, assim como os outros, aprendiam e se adaptavam ao seus adversários. O que tornou tudo mais difícil.

6 - Doutor Destino

Uma pena Doutor Destino ter sido tão mal representado no cinema, pois ele é um dos melhores vilões do universo Marvel Comics. Victor Von Doom não é apenas uma das mentes mais brilhantes desse mundo, como também um dos personagens mais fortes. A quebra do escudo aconteceu em Guerras Secretas, no arco em que o vilão rouba os poderes divinos de Beyonder. Ele usou os novos poderes para incinerar os heróis remanescentes. Depois de sua ação, o que restava era apenas o escudo estraçalho do Capitão América. RIP.

7 - Thanos

Bom, ele não poderia ficar de fora. Afinal, Thanos está chegando! Mais do que isso, o encontro entre Capitão América e Thanos será visto já em Guerra Infinita. Segura a emoção! Nos quadrinhos, é exatamente na minissérie Desafio Infinito que a quebra de seu brasão ocorre. Na história, após Thanos dizimar metade da vida do universo, Adam Warlock lidera um ataque ao Titã Louco - decisão que se revela um verdadeiro fracasso. Ainda mais porque o vilão estava com a Manopla do Infinito completa. Mesmo assim, o Capitão América decidiu enfrentar o Titã sozinho, tête-à-tête. O resultado, óbvio, não foi nada bom.

Conta para a gente quais outros personagens você lembra que já quebraram o escudo do Capitão América.

Via   VMW     WC     SR  
Imagens Youtube SR CBR UCC
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Instagram: @gabinoronhaf

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+