Ainda hoje, com tanta tecnologia e segurança, muita gente morre de medo de entrar em elevadores. E se ele cair ou ficar preso entre andares? O pensamento toma conta dos assustados antes de entrar numa pequena caixa fechada que desafia a gravidade.

Para contrariar as pessoas que têm medo de elevador, é comum dizer que nada de ruim vai acontecer, que existe uma tecnologia de segurança eficaz e até mesmo que o elevador é o meio de transporte mais seguro de todo mundo. Pode até ser verdade hoje em dia, mas não foi sempre assim.

Conheça alguns graves acidentes de elevador da história, principalmente no início da tecnologia.

1 - Véspera de Natal

1

Em 1954, Grace Sawtell estava com pressa para voltar para o trabalho depois do intervalo de almoço, mas o elevador ficou parado entre o primeiro e o segundo andar. Ela conseguiu chamar o resgate e dois homens vieram lhe tirar do elevador. Porém, quando ela saía pela abertura, o elevador despencou e ela foi esmagada em plena véspera de Natal.

2 - Hotel Menzies

Publicidade
continue a leitura

2

Em 1947, dois homens e duas mulheres entraram no elevador de serviço do Hotel Menzies, em Melbourne. Quando o elevador chegou ao andar esperado, ele não parou de subir e os homens, desesperados, arrombaram a porta de madeira. Eles conseguiram sair a tempo e resgataram uma das mulheres, mas quando tentaram resgatar a segunda, ela foi esmagada pelo elevador, morrendo na hora.

3 - Peso em excesso

3

Em 1909, dois trabalhadores numa obra de um hospital em Moline, em Illinois, carregavam pedras quando entraram no elevador. O motor não suportou o peso excessivo e a máquina caiu. Um dos homens foi esmagados por algumas pedras, tendo as costelas destruídas e morrendo. O outro ficou com graves ferimentos, mas conseguiu sobreviver.

4 - Elevador temporário

Publicidade
continue a leitura

4

Em 1917, existiam poucas regulamentações de segurança em construções de prédios grandes. No prédio Bridgeman-Russell, trabalhadores utilizavam um elevador temporário para transportar materiais entre os andares. No térreo, três trabalhadores carregaram o elevador e subiam nele, quando o cabo não resistiu e arrebentou. O elevador desabou com os trabalhadores e os materiais, mas eles conseguiram sobreviver, apesar dos ferimentos graves.

5 - Superlotação

[caption id="attachment_131395" align="alignnone" width="600"]MINOLTA DIGITAL CAMERA MINOLTA DIGITAL CAMERA[/caption]

Em 1912, 40 pessoas lotaram um elevador na loja de departamento Siegel, Cooper & Co. Claramente, foi muito peso para a máquina suportar. O elevador caiu por quatro andares e foi parar no fosso. Felizmente, somente 12 pessoas se feriram no acidente. Na época, o acidente foi encoberto e só foi publicado em um jornal local.

6 - Marshall Field's

Publicidade
continue a leitura

6

Marshall Field's era uma grande loja de departamento que começou em Chicago, em 1852. Quando um acidente com um elevador aconteceu no local, a empresa foi ágil em esconder a história, mas ela acabou sendo descoberta por jornais vespertinos. Quatro homens limpavam o fosso do elevador quando ele começou a descer. Três deles conseguiram escapar do local a tempo, mas um deles teve o crânio esmagado e morreu.

7 - Acidente em departamento

7

O início das histórias dos elevadores com as loja de departamento foi muito turbulento, com uma série de acidentes. Em 1902, um grupo de 15 mulheres entrou num elevador dentro da R.H. Macy and Company no quinto andar, quando o cabo se rompeu. As pessoas de fora, que aguardam o elevador em outros andares, podiam ouvir os gritos das mulheres que caíam. Com a queda, os gritos pararam e a tensão tomou conta do local, mas os gemidos e choros começaram a sair lá dentro, mostrando que as mulheres estavam vivas, apesar das lesões.

Qual caso você achou mais assustador? Conte para a gente nos comentários!

Publicado em: 12/12/16 20h10