Guerra é um confronto de interesses e tem a disputa de dois, ou mais, grupos de indivíduos. Em suma, sendo eles mais ou menos organizados, utilizando-se de armas para tentar derrotar o adversário. Nosso planeta já sofreu com algumas guerras, que geraram consequências devastadoras na época e mudaram o rumo da história, depois de terem acontecido.

Várias guerras civis conhecidas estão nos livros de História. E elas tiveram um número relativamente baixo de mortes. Mas as mais sangrentas não são muito conhecidas. Mostramos aqui algumas dessas guerras.

1 - Guerra Civil do Iêmen do Norte

Essa guerra começou com um golpe de Estado, em 1962. Eleito por revolucionários que destronaram o Imam Muhammad al-Badr, o líder do Reino do Iêmen começou todo o processo. Os revolucionários se  livraram da monarquia e estabeleceram a república.

Al-Badr foi para a Arábia Saudita e teve apoio entre as tribos xiitas. A guerra civil foi entre mo Kingdom do Iêmen e a República Árabe do Iêmen. Os revolucionários reivindicaram a vitória em 1970. E a guerra realmente acabou quando o Egito concordou em tirar suas tropas.

2 - Revolta de Dungan

Publicidade
continue a leitura

Essa revolta aconteceu pelo antagonismo racial e guerra de classes. Esse confronto, na China, foi caótico e envolveu líderes perseguindo objetivos que não eram claros o suficiente. O povo Hui queria criar um país muçulmano, separado nas margens do Rio Amarelo, e se levantou contra Hans não muçulmano.

Os Hui sitiaram Xi'an, refugiados fugiram e formaram batalhões com arsenais modernos. Essa guerra terminou quando um general da dinastia Qing conseguiu acalmar as tensões. Mas, até hoje, a região tem uma certa agitação. Acredita-se que 20 milhões de pessoas foram mortas no conflito.

3 - Guerra Civil Chinesa

Em 1927, o generalíssimo Chiang Kai-Shek tentou unificar a China e acabar com o domínio local dos senhores da guerra, nos cantos da dinastia. Mas esse esforço começou a guerra civil e durou até o começo da Segunda Guerra Mundial. Depois da grande guerra, a batalha local foi retomada e durou por mais cinco anos.

Hoje, essa guerra é vista de maneira positiva na China. Mas ela resultou em oito milhões de mortes.

4 - Segunda Guerra do Congo

Publicidade
continue a leitura

Essa foi a guerra mais mortal desde a Segunda Guerra Mundial. Ela foi, em parte, uma guerra civil, étnica e de mercadorias. Além de envolver nove nações. A guerra começou em 1998, depois da posse do presidente da República Democrática do Congo, Laurent-Désiré Kabila.

Em 2002, um acordo de paz foi assinado. Mesmo assim, o Congo ainda continua volátil e perigoso. Acredita-se que 5,4 milhões de pessoas tenham morrido na guerra.

5 - Guerra Civil de Biafran

Essa pequena região nigeriana declarou sua independência em 1967. Foi então que o governo nacional travou uma guerra, para mantê-la no lugar. Mesmo tendo sido ajudados por várias nações europeias, os biafrenses foram mortos no campo de batalha. E alguns também morreram de fome, por causa de um bloqueio do governo nigeriano de suprimentos e assistência.

Os biafrenses perderam a guerra de Biafra e três milhões de pessoas perderam suas vidas.

Publicidade
continue a leitura

6 - Primeira Guerra do Congo

Por mais que a Segunda Guerra do Congo tenha sido mais mortal, foi a primeira que preparou o terreno para a instabilidade na África Central. Em 1996, as tropas ruandesas invadiram o Zaire, que é a atual República Democrática do Congo.

A violência foi bastante brutal e, em sua maioria, direcionada às mulheres e crianças. Acredita-se que mais de um milhão de pessoas morreram.

7 - Guerra Civil Somali

Essa guerra começou em 1992, e ainda está acontecendo. Ela produziu o que pode ser considerado as novas nações, Somalilândia e Puntland. Em 1986, a oposição na Somália, contra o governo, cresceu quando o Conselho Revolucionário Supremo ficou mais autoritário e arbitrário.

Atualmente, o governo central controla muito, mas não tudo o que se chama de Somália. Em síntese, estima-se que 500 mil pessoas tenham morrido por causa dessa guerra.

Publicado em: 24/10/19 16h33