• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 pontos negativos de ser uma pessoa atraente

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      03/06/19 às 18h51

De fato, o que é ser atraente? Parece simples de responder com o pensamento instintivo, mas fica mais complicado quando tentamos colocar em palavras. O senso de beleza é extremamente relativo e está ligado com o contexto histórico e social de cada época. Dessa maneira, o conceito de "padrão de beleza" pode ser a reprodução pura e simples do que vemos na televisão ou nas propagandas de produtos de estética. É uma questão que nos leva para outras discussões mais complexas, não é? Bom, vamos deixar o juízo de valor de lado para pensarmos nos padrões e os favorecimentos inerentes ao que é entendido como "bonito" nos tempos atuais. Muitos estudos têm mostrado que a "atratividade" é, como sempre suspeitamos, associada a uma melhor qualidade de vida. No entanto, existem aspectos ruins também. Por isso, preparamos uma lista com 7 pontos negativos de ser uma pessoa atraente.

Esse privilégio estético definitivamente faz com que encontros como entrevistas e audiências judiciais sejam mais fáceis de acontecer do que para os socialmente distantes dos padrões de beleza. Entretanto, não é tão amplamente conhecido a maneira como a atratividade convencional pode ser um prejuízo em muitas outras áreas da vida. Nestas, inclusive, ser visto como "menos atraente" pode dar uma vantagem maior sobre os colegas de suposta boa aparência.

1- Menos cooperativas

Sendo humanos, descobrimos que cooperar uns com os outros é uma das melhores maneiras de sobreviver. Com a ajuda da cooperação mútua, os seres humanos gradualmente conquistaram o mundo, mesmo que essa cooperação seja em grande parte limitada a nossos próprios grupos imediatos. Aparentemente, porém, a cooperação não é tão natural para os mais atraentes.

Em um estudo feito por pesquisadores na Espanha, eles colocaram pessoas de atratividade variável em um tipo de dilema em que era necessário cooperar entre si para passar. Descobriram que o indivíduo com rosto simétrico - traço universalmente aceito como parte do que é ser "atraente" - era muito menos propenso a cooperar.

2- Distúrbio de personalidade e baixa auto-estima

Pesquisadores britânicos descobriram que modelos estão mais suscetíveis a sofrer transtornos de personalidade. Pode parecer estranho à princípio, mas isso pode ser explicado pela pressão que os modelos sofrem em razão de sua estética. A indústria da moda pode ser cruel. Esse é um dos pontos negativos de ser uma pessoa atraente.

3- Menos esforço para buscar o auto-aperfeiçoamento

De acordo com um estudo, pessoas bonitas não tendem a aprimorar questões internas com o objetivo do auto-aperfeiçoamento. Quanto mais atraentes, menor a probabilidade de fazerem algo para se destacar. É mais provável que elas simplesmente acompanhem o fluxo.

4- Casais socialmente vistos como atraentes podem se divorciar com mais facilidade

Muitos estudos descobriram que pessoas mais atraentes têm taxas de divórcio mais altas do que as demais. Os pesquisadores analisaram as fotos do anuário de homens de duas escolas de ensino médio nos EUA. Adiante, avaliaram sua atratividade. Eles, então, compararam os registros de casamento e divórcio através do site ancestry.com e conseguiram constatar que os mais atraentes tinham uma taxa de divórcio muito maior do que os outros. Esse é um dos pontos negativos de ser uma pessoa atraente.

5- Relacionamento mais duradouro quando o parceiro do gênero masculino não é socialmente bonito

Vamos para uma questão polêmica: de acordo com dados analisados, homens menos atraentes tendem a fazer outras coisas para compensar o fato de não serem vistos como bonitos. Dessa maneira, os encontros são mais elaborados e isso se converte em uma relacionamento mais duradouro. O que você acha disso?

Os homens mais atraentes acreditam que não é necessário se esforçar para manter a relação pelo simples fato de serem estética e socialmente mais bem apessoados? E o amor nisso tudo? E a auto-estima, que as vezes é baixa até mesmo nas pessoas que estão dentro do padrão de beleza? Existem mais fatores que precisam ser colocados em evidência.

6- Insegurança no relacionamento, que pode ser promovida pela pressão estética

Em outro estudo, descobriu-se que as mulheres têm mais tendência a se provarem "boas o suficiente" quando estão com homens socialmente esbeltos. Ou seja, elas entram em constantes dietas e dilemas com a própria aparência. Isso pode desencadear insegurança generalizada e o sentimento de insuficiência. Esse é um dos pontos negativos de ser uma pessoa atraente.

7- Cientistas menos atraentes são vistos como mais capazes

Pesquisadores registraram fotos de alguns cientistas e os mostraram a um grupo de pessoas, pedindo a opinião sobre quais seriam mais competentes. Pelo incrível que pareça, as pessoas consideraram que os cientistas "menos atraentes" eram melhores em seus trabalhos. O estudo sugere que podemos estar usando a atratividade como um parâmetro equivocado de capacidade cognitiva e intelectual.

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+