Curiosidades

7 principais diferenças entre um amigo e um colega

0

Basicamente, quando somos mais jovens, a diferença entre um colega e um amigo parece não ser tão clara. Em contrapartida, com o passar do tempo, a diferença entre amizade e coleguismo torna-se mais do que notável. Afinal, é só o tempo mesmo, para nos mostrar claramente as diferenças existentes, entre os laços pessoais que criamos com aqueles que são mais próximos.

Por causa disso, quando entendemos tais diferenças, acabamos compreendendo também que amigo, basicamente, é uma pessoa com quem se tem um vínculo de afeto mútuo. Pode até ser que compartilhemos esse mesmo sentimento com um colega, mas não se trata de algo tão sólido e seguro. Na verdade, pode até acontecer, mas em um grau menor e, muitas vezes, somente em um ambiente específico.

Vamos entender mais sobre essas diferenças? Confira agora, 7 pontos que mostram claramente as diferenças entre amizade e coleguismo.

1 – Regras

Em suma, como todos sabemos, em relações de amizade, em geral, existem sempre algumas “regras”, que são estabelecidas pelos envolvidos. Analogamente, entre colegas, essas regras não existem. As coisas apenas se desenrolam. Bom, e quando existem, muitas vezes, não são levadas em consideração.

2 – Cumplicidade

Invariavelmente, uma amizade verdadeira é ilustrada por trocas de confidências. Em síntese, sabemos que, entre amigos, esses segredos permanecerão sempre protegidos. Para aquele amigo do peito, contamos coisas que talvez jamais dividiremos com familiares e parceiros. Imagine então, com um colega? Nesse ínterim, por mais que você considere o seu colega, uma pessoa honesta e de bom caráter, não é possível dizer que existe confiança para que informações confidenciais sejam expostas.

3 – Lealdade

Outra diferença marcante entre amizade e coleguismo é a lealdade. Afinal, todos nós sabemos que um amigo será sempre leal. Em suma, um amigo nunca irá trair a confiança do outro caso seja de verdade. A lealdade, nesse caso, é natural e parte de ambos. Afinal, o amigo, antes de tomar qualquer atitude, sempre pensa no bem-estar e na felicidade do outro. O colega é diferente. Nesses casos, a relação pode não ser tão cautelosa. Entretanto, é importante ressaltar que não é por maldade, mas por pura falta de uma ligação mais íntima ou de tempo para fortalecer os laços.

4 – Portas abertas

Independente do momento, um amigo de verdade é aquele que sempre terá as portas abertas para você. Em suma, não importa a situação, um amigo fará o que for possível para ajudar o outro. Sim, o colega até pode te ajudar, mas apenas se ele estiver disponível ou, ainda se estiver disposto a proporcionar tal apoio e puder esperar algo em troca com isso.

5 – Presença

Amigos de verdade superam qualquer barreira. A amizade, quando sincera e verdadeira, ultrapassa o tempo, podendo ser até mesmo eterna. Com os colegas, é diferente. É indefinido. Um colega é aquela pessoa que está presente no seu dia a dia, presente em momentos divertidos e tudo mais. No entanto, no futuro, o colega pode ser apenas mais um indivíduo que passou por sua vida, sem deixar grandes marcas.

6 – Interesse mútuo

Sabemos que a amizade, para fluir e para criar raízes, precisa de tempo. Quando estabelecida, percebe-se que, ali, existe um interesse mútuo. Com a amizade, existe um conhecimento mais profundo sobre o outro. Ou seja, como há mais interação, isso faz com que você passe a conhecer melhor a vida daquele que chama de amigo.

7 – Brigas

Acredite ou não, o vínculo de amizade permite uma desavença e brigas. Entretanto, em algum momento, tudo é superado pela força da reação, pelo carinho entre as pessoas. Mas, no caso dos colegas, não precisamos gostar, ter afeto ou vínculo, apenas precisamos respeitar.

Entenda como pirulitos salvaram a vida de uma mulher que ficou 37 horas perdida em alto-mar

Artigo anterior

Estudo diz que correr faz as suas chances de morrer diminuírem por qualquer causa

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido