O mundo animal é algo fascinante e amplo. Mas não são todos os animais que são queridos pelas pessoas. Alguns costumam ficar à margem por não serem considerados tão bonitos, por serem perigosos ou simplesmente assustar as pessoas. Como, por exemplo, os morcegos.
No entanto, esses animais misteriosos, com hábitos noturnos, úmidos e escuros são também extremamente interessantes. Por exemplo, os morcegos são bem mais inteligentes do que o imaginado. Para se ter uma noção, eles têm uma memória impressionante, fazem distanciamento social quando estão doentes e têm até um talento para cantar.
Estudo
Como se isso não bastasse, um novo estudo descobriu que os morcegos também tem inteligência social e conseguem criar e manter amizades, além de dividir comida com os outros. Com essas descobertas, um projeto da Universidade de Chester, na Inglaterra, está monitorando essa vida social dos morcegos em 10 lugares onde eles descansam no norte do País de Gales.
Para fazer suas análises e observações, os pesquisadores trabalham para desenvolver dispositivos de rastreamento ultraleves e com bateria autoalimentável. Isso porque os atuais rastreadores de GPS são pesados demais para que os morcegos os usem. E conseguir observar os movimentos e comportamento desses animais de perto irá ajudar bastante os pesquisadores a compreender mais a respeito da vida social deles.
Embora o estudo ainda esteja em fase de desenvolvimento, já é possível dizer que os morcegos mantém suas amizades de forma ativa desde 2020. Isso porque, nessa época, um estudo mostrou pontos parecidos entre as amizades dos mamíferos voadores e das humanas.
Amizade entre morcegos
No caso da amizade entre esses animais, ela pode durar décadas e ser uma ligação tão forte capaz de salvar a vida de um deles. No entanto, o começo dela é bem lento, com um pouco de flerte. No caso, os mamíferos criam ligações de confiança quando ajudam o outro a limpar seu pelo.
Depois disso a amizade é selada com um gesto de altruísmo. Para isso, alguns animais regurgitam o sangue da sua presa para dividir com o amigo. Consequentemente isso forma redes recíprocas de compartilhamento de nutrientes.
Saber sobre a vida social dos morcegos pode ajudar na explicação de como as amizades começaram evolutivamente. Pesquisadores pensaram por muito tempo que as relações de confiança tem um período de teste e são desenvolvidas para redes de altruísmo e ajuda podendo perdurar por décadas, mas isso foi confirmado somente recentemente através dos morcegos.
Fonte: Superinteressante