• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 provas de que os filmes da DC podem superar os da Marvel no futuro

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      09/01/19 às 17h52

Os filmes da DC podem superar os da Marvel em breve? Os céticos diriam que não há chances. Porém, melhor não ter tanta certeza assim. A Warner Bros. tentou começar seu universo estendido no cinema na onda da Marvel Studios. O começo, no entanto, foi aos trancos e barrancos. A intenção era boa, mas as interferências do estúdio nos projetos foram excessivas, o que gerou um colapso. O ápice do desastre aconteceu logo com Liga da Justiça.

Depois do choque, o estúdio recuou para pensar nos próximos passos. A partir de então, os planos foram remanejados e, aos poucos, a DC tem mostrado sinais de recuperação. A seguir, discutimos um pouco sobre a possibilidade de seus filmes superarem a Marvel em um breve futuro.

1 - Sem medo de fazer diferente

Antes de mais nada, vamos deixar claro que o "tem que fazer por merecer" não é tão simples assim. Sabemos que as chances no mundo não são as mesmas para todos. Dito isso, vamos ao que interessa. O universo estendido da DC ainda é novo e conta com poucos filmes. Ainda assim, ela conseguiu fazer diferença. Com planos para unificar suas histórias no cinema, decidiram que já era hora da Mulher Maravilha ganhar um filme solo. Ela já foi introduzida no segundo filme do universo e seu longa foi o quarto a estrear. A Marvel, em contrapartida, levou dez anos para finalmente fazer o mesmo. O mesmo pode ser dito de Aves de Rapina que, como se não bastasse, também será a primeira equipe só de super-heroínas a ganhar um live action. Para fechar, recentemente, o Besouro Azul, de Jaime Reyes, recebeu sinal verde para o cinema.

2 - Melhores vilões

Apesar de a Marvel Studios ter dez anos de história, podemos contar nos dedos de uma só mão os vilões que marcaram esse universo. Isso analisando a construção do personagem e não apenas a fama. As motivações, ações, ameaças e planos dos antagonistas da Marvel tendem a ser rasos e sem fundamentos. Com vinte filmes lançados, somente três podem ser considerados bons o suficiente. Por outro lado, a DC sabe trabalhar melhor com seus vilões, se aprofundando em sua complexidade e história. Prova disso foi a ousadia de dedicar um filme inteiro ao vilão mais icônico das histórias em quadrinhos.

3 - Histórias emocionais

Os filmes da Marvel são sempre muito divertidos e não há nada de errado nisso. O problema está no fato do estúdio não saber quando parar com a piada. Existem vários momentos emocionantes em suas histórias que, infelizmente, foram quebrados por uma piada mal colocada. Com o tempo, o humor se tornou característica de suas obras. Capitão América: Soldado Invernal tem o alívio cômico bem distribuído e moderado e mesmo assim é um dos melhores filmes do gênero já lançados.

Por outro lado, a DC ganhou a fama de ser obscura demais. Com exceção de Homem de Aço, não há o que discutir, e Batman vs. Superman realmente poderia ter o tom mais leve. A diferença aqui está no fato de que a DC aprende com os erros. Mais do que as paletas cinzentas, outro diferencial está na emoção. Por exemplo, em Aquaman temos vários momentos com piadas e humor, contudo, quando o filme se propõe a ser sério ele vai até o fim, sem nenhuma piada interromper a construção emocional da cena.

4 - Possui filmes independentes

A intenção da DC no começo era fazer como a Marvel e unir suas histórias no cinema. No entanto, ela mesma se sabotou e estragou os próprios planos. Na atual reformulação, a Warner parece ter mudado de ideia. Até o momento, os filmes fazem pequenas referências entre si, mas o estúdio não pretende interligar suas histórias. Shazam! deverá ser o filme com maiores referências até o momento e, mesmo assim, não é necessário assistir aos outros filmes para poder entender a história. Ao contrário da Marvel. O universo unificado cresceu bastante e, hoje, praticamente um filme depende do outro.

5 - Tem mais personagens clássicos

Acredite ou não, isso ajuda muito. Mesmo quem não lê histórias em quadrinhos sabe quem é o Batman, a Mulher Maravilha, o Superman, o Flash e até mesmo o Aquaman. As pessoas vão assistir ao filme porque já ouviram falar de determinado personagem. A galeria de heróis populares da DC sempre foi maior que da Marvel. Hoje, a editora conta com a ajuda do cinema para impulsionar seus personagens. O que é uma ótima estratégia. Mesmo assim, com a casa organizada, a DC tem essa vantagem em mãos.

6 - Porque ela sabe fazer filmes icônicos

A DC erra, e erra muito! Entretanto, quando ela acerta, o resultado fica para a história. A Marvel mudou o cinema com seu método de universo unificado, porém, a bilheteria não deixa marcas no imaginário popular. Um dos filmes de super-heróis mais importantes da história é Supeman: O Filme de Richard Donner, de 1978. O próprio Kevin Feige em pessoa já admitiu assistir ao filme várias vezes para buscar inspirações. O que dizer então de Batman: O Cavaleiro das Trevas? Até mesmo Batman vs. Superman que foi massacrado pela crítica e boa parte do público, ainda rende comentários. Mesmo as pessoas que acham o filme ruim, lembram dele.

7 - Ela aprende com os erros

Esse talvez seja a principal qualidade da DC. Desde que tentou iniciar seu universo estendido no cinema, o estúdio mais errou que acertou. No entanto, ao invés de desistir e investir em outras áreas (o que também tem feito), ela apenas recuou e esperou esfriar a situação. No cinema, a DC deu um passo para trás a fim de enxergar melhor seu próprio futuro. Depois de tantos tropeços, ela tem mostrado sinal de recuperação. Isso é muito importante e muito gratificante para os fãs. A Marvel ainda não conhece o sentimento. O estúdio tem se mantido estável por uma década inteira. Por isso, teremos de esperar alguma crise para ver como reagiriam.

Próxima Matéria
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Mais aventuras em Instagram: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+