• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 robôs assustadores que estão em desenvolvimento

POR Bruno Destéfano    EM Ciência e Tecnologia      05/08/19 às 16h50

Estamos perdendo de vista os crescentes avanços tecnológicos. Uma das principais razões para isso se dá pela velocidade com que os desenvolvedores operam os seus projetos. Muita coisa acaba passando batido e nós nos espantamos quando percebemos uma máquina ou robô "estranho" que está sendo estudado e desenvolvido. De qualquer maneira, estamos lidando com novas oportunidades que nunca imaginamos que seriam possíveis. Os robôs estão sendo capazes de ir aos confins do planeta, se comunicar como seres humanos e até mesmo... aprender. Isso pode lhe uma perspectiva um tanto quanto assustadora sobre tudo o que está acontecendo. Por isso mesmo, elaboramos uma lista para te atualizar sobre alguns robôs assustadores que estão em desenvolvimento. Pelo menos você não vai ser pego de surpresa.

Hoje em dia, temos robôs que podem nos ultrapassar em habilidades físicas ou, até mesmo, nos enganar ao usar princípios lógicos inseridos em suas programações. À medida que a Inteligência Artificial melhora a cada ano, criamos novos receios sobre os limites de tais inventividades. Está preparado? Não se esqueça de anotar os nomes destes robôs, porque alguns deles podem dominar o mundo algum dia.

1- Sophia

Sophia é um robô humanoide que usa AI avançada para interagir com humanos. Ele pode processar sua própria fala, entender e imitar comportamentos humanos. Seus criadores, que compõem a Hanson Robotics, acreditam que Sophia é o primeiro passo para a criação de AI verdadeiramente consciente.

Ele já se tornou o primeiro robô a receber cidadania plena em um país. Embora ainda esteja longe de ser uma vida artificial de fato, a existência de Sophia definitivamente começou a confundir a linha entre humano e máquina (mesmo que apenas ligeiramente).

2. Eelume

Criado pela empresa norueguesa de robótica de mesmo nome, o Eelume é um robô em forma de serpente. É projetado para ser usado em águas profundas com o objetivo de monitorar e reparar cabos e tubos de irrigação. Isso tudo é muito bom e funcional, certo? No entanto, por que um dos primeiros protótipos do robô precisou ser pintado com um jato negro aterrorizante?

Felizmente, os modelos mais novos foram clareados um pouco. Já imaginou se deparar com serpentes marinhas mecânicas enquanto você está se aventurando pelo oceano afora? Complicado. Esse é um dos robôs assustadores que estão em desenvolvimento.

3- Handle

Handle é um dos mais novos e ambiciosos projetos da Boston Dynamics. Ele é um robô estranho, de aparência alienígena, com cerca de 1,80m de altura. Pode andar de skate a velocidades de até 9 mph ou engatinhar em qualquer terreno que cruze seu caminho. Até os próprios criadores do robô descreveram o Handle como "indutor de pesadelo".

4- Method-2

Pesando mais de uma tonelada e meia, o Method-2 está sendo desenvolvido pela Hankook Mirae Technology. Ele é o primeiro robô bipodal e tripulado do mundo.

Parece ter saído diretamente de um filme de ficção científica futurista. Atualmente, o Method-2 ainda está vinculado à sua instalação de testes na Coreia do Sul, enquanto seus criadores elaboram as muitas dobras em seu design.

No entanto, é apenas uma questão de tempo para que ele comece a operar de verdade. O plano imediato para o robô é ajudar os humanos a trabalhar com segurança em locais perigosos, como a área de desastre nuclear de Fukushima Daiichi.

Por outro lado, um dos objetivos a longo prazo inclui usá-lo como "fronteira" entre a Coreia do Norte e a Coréia do Sul para desencorajar qualquer hostilidade entre os vizinhos. Esse é um dos robôs assustadores que estão em desenvolvimento.

5- SpotMini

Assim como Spot foi uma versão miniaturizada do BigDog, o SpotMini é uma versão compacta do Spot. Projetado para ser menor, mais silencioso e mais eficiente no uso de energia, o SpotMini é feito para ser capaz de manobrar em torno de seu escritório ou em casa. Ele também vem com um braço acoplável, que é equipado com uma garra.

6- Atlas

Atlas é um robô humanoide bípede, que está sendo desenvolvido principalmente pela Boston Dynamics. O sistema de controle do Atlas coordena os movimentos dos braços, tronco e pernas. Sua capacidade inclui se equilibrar durante a execução de tarefas e trabalhar com um grande volume de demandas.

O hardware do Atlas aproveita a impressão 3D para economizar peso e espaço, resultando em um robusto robô compacto. Sua visão estéreo e o sensor de alcance dão-lhe capacidade de manipular objetos em seu ambiente e viajar em terrenos acidentados.

O Atlas mantém o equilíbrio quando empurrado e pode se levantar facilmente. Esse é um dos robôs assustadores que estão em desenvolvimento.

7- Wildcat

WildCat é o robô quadrúpede mais rápido da Terra. Corre a cerca de 32 km por hora enquanto manobra e mantém o equilíbrio. Ele marcha como um cão ou um cavalo e se inclina em curvas para manter a tração/equilíbrio.

O sistema de controle que estabiliza o WildCat foi primeiramente desenvolvido em Cheetah, um protótipo de laboratório que rodou em 48 km por hora.

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+