Curiosidades

7 sinais de que seu parceiro está fazendo controle psicológico na relação

0

Você já ouviu falar em controle coercitivo? Para quem não sabe, essa é uma variação de violência doméstica, porém não inclui ataques físicos. Na verdade, essa variação envolve isolar a vítima da sua família e amigos, deixando a pessoa completamente dependente do parceiro (que muitas vezes ameaça, humilha e intimida). Pesquisas sobre o assunto afirmam que é algo parecido com se tornar refém de um sequestrador.

Katie Ghosh, diretora-executiva da organização Woman’s Aid, diz que isso acontece quando seu parceiro está tentando derrubar sua autoestima e fazer com que você se sinta um verdadeiro lixo. Os especialistas citam alguns sinais que podem indicar que você está em um relacionamento com controle psicológico e a Fatos Desconhecidos mostra para vocês:

1 – Impede o companheiro de continuar os estudos ou carreira profissional

Uma pessoa que está ao seu lado deve te apoiar e te incentivar para que você cresça, tanto profissionalmente, quanto intelectualmente. Por que diabos uma pessoa iria querer que você não tenha sucesso na vida? Esse é um dos sinais de que seu parceiro não gosta de você e que ele está apenas tentando controlar a sua vida.

2 – Retira ou controla as finanças

O abuso financeiro é uma das coisas mais bizarras que podemos ver em um relacionamento abusivo. O controle e o monitoramento dos seus gastos são fortes sinais de um controle psicológico. Mesmo vocês sendo um casal, um não tem o direito de controlar os gastos do outro, isso é algo inaceitável. Às vezes, os sinais podem estar embaixo do nosso nariz, mas temos dificuldades em enxergá-los.

3 – Isolamento da família e dos amigos

Isolar o parceiro dos amigos e família é uma maneira de fazer com que o mesmo não saia do relacionamento abusivo. Não gostar que você fale com outras pessoas, principalmente quando está longe e fazer você acreditar que a única opinião que deve ouvir é a dele, são formas de controle psicológico. Atitudes como essas não devem ser aceitas em hipótese alguma.

4 – Monitora ou controla suas contas em redes sociais

Estamos falando daquela coisa de checar as mensagens em redes sociais ou aplicativos ou ainda do hábito de questionar quem comentou suas fotos no Facebook, por exemplo. Se seu parceiro tem as senhas das suas redes sociais e entra quando quer, infelizmente, sentimos informar que você está em um relacionamento abusivo. Ter ciúmes é uma coisa, querer controlar sua vida é outra.

5 – Dá “ordens” sobre o que vestir

Como assim você deixará de usar uma roupa só porque o seu parceiro não gosta? Tentar regular as roupas que você usa é sinal de que essa pessoa quer te dominar. Caso você esteja satisfeito consigo mas seu parceiro fica tentando mudar as coisas contra sua vontade, isso já é abuso. Cada indivíduo é de um jeito e deve ter liberdade individual para se expressar como quiser.

6 – Ameaça de violência física

Caso o companheira não se comporte de determinada forma, as ameaças de violência física começam. Mostrar agressividade batendo em mesas, portas ou quebrando objetos é uma forma de ameaça, isso demonstra a força que seu parceiro tem e indica que você pode ser a próxima (mesmo não te agredindo). Fique atento, os menores detalhes podem dizer muito sobre seu parceiro.

7 –  Faz você sentir que toda agressividade é sua culpa

Em uma relação abusiva, essa é uma das maiores mentiras. Por que diabos a agressividade do seu parceiro é sua culpa? Se você tirou ele do sério, isso não é motivo para agressividade, e vice-versa. Cada um é responsável pelos seus atos e você não deve nunca sentir essa culpa.

E você, sabe de mais algum sinal que prova que alguém está sob o controle psicológico do parceiro? Comente!

Mãe de Paul Walker revela a última conversa que teve com ele antes de sua morte

Artigo anterior

20 imagens que mostram os Vingadores na vida real

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido