CuriosidadesEntretenimento

7 sintomas cientificamente comprovados de que você está apaixonado

0

Quais são os sintomas cientificamente comprovados de que você está apaixonado ou apaixonada por uma pessoa, você sabe?

Aqui no site do Ultra Curioso, nós já exibimos para você uma matéria com os animais que passaram um dia dos namorados mais apaixonado do que nós.

Muitas vezes você acaba conhecendo alguém e quando vê, está tão envolvido/a que já acha que está se apaixonando ou bem mais que isso.

A ciência tem como te afirmar exatamente quando e o que significa se “apaixonar” por alguém.

Pesquisadores da Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, descobriram como funciona um cérebro apaixonado de um cérebro de alguém que está em um relacionamento de longo prazo.

A antropóloga Helen Fisher é especialista no assunto base biológica do amor e conta que a fase em que estamos apaixonados por alguém é um período único, bem definido e existem sinais reveladores de que você está nela.

Confira aí a listinha que separamos para você dos sintomas cientificamente comprovados de que você está apaixonado/apaixonada:

1 – Você percebe que o sexo não tem a ver com o que sente

apaixonados

De acordo com a antropóloga que coordenou o estudo, Helen Fisher, o desejo sexual é muito importante para quem está apaixonado, mas ele não prevalece totalmente.

Quem toma as rédeas dos sentimentos é o desejo de união emocional. O estudo mostrou que 64% das pessoas(ambos os sexos) apaixonadas discordaram, quando perguntado a elas, da afirmação: “O sexo é a parte mais importante do meu relacionamento”.

2 – Tempo

6e141c2376cd10a1243e37fdea2eb3b9

O estudo concluiu que o pensamento mais comum percebido foi “Gostaria que pudéssemos ficar juntos o tempo todo”.

As pessoas apaixonadas demonstram sinais de dependência emocional no relacionamento, inclusive de possessividade, medo de rejeição, ansiedade e ciúmes.

3 – Perfeição

foto-15

As pessoas apaixonadas esquecem os traços negativos de seu/sua amado/a. Elas tendem a se concentrar mais nas qualidades positivas da pessoa, objetos mundanos que lembram ela, eventos triviais e sonham acordadas com pequenas lembranças e momentos juntos.

Quando se está apaixonado/a, o corpo começa a concentrar maiores níveis de dopamina, bem como uma outra substância química associada à memória aumentada na presença de novos estímulos, como a norepinefrina.

4 – Achar que é a pessoa certa

Sessão Pedro e Marina - Lusival Junior-36

Fisher e seu grupo de pesquisadores afirmam que uma pessoa apaixonada começa a imaginar que a pessoa amada é a escolhida, a única para ela e a ideal.

Uma cérebro apaixonado não consegue sentir nenhum tipo de paixão romântica por uma outra pessoa a não ser por aquela que está com você.

Os pesquisadores afirmam que essa mentalidade é resultado de níveis elevados de uma substância química envolvida na atenção e foco no nosso cérebro, a dopamina.

5 – Mudanças descontroladas no humor

dor-cabeca-3

De acordo com o estudo da antropóloga, estar apaixonado é uma forma de vício e o cérebro de uma pessoa apaixonada é comparada a de uma viciada em drogas.

Eles apontam que o corpo começa a passar por um estado de instabilidade emocional e fisiológica. A pessoa tem picos de alegria, euforia, perda de apetite, tremores, coração e respiração acelerados, euforia, aumento de energia, como também ansiedade, pânico, e até sentimentos de desespero sobre qualquer pequeno contratempo que o relacionamento chegue a passar.

Esses comportamentos também são iguais ao que acontece com pessoas viciadas em drogas.

6 – Fazem de tudo pela pessoa amada

20151210_193651[1]

Um cérebro apaixonado faz com que a pessoa reordene suas prioridades diárias e até mesmo mude seus hábitos ou mesmo valores como forma de se aproximarem mais da pessoa amada.

Elas passam por um sentimento forte de empatia com quem está tendo um relacionamento que até passam a sentir a dor da outra pessoa como sendo a sua e se sentem dispostas a sacrificar qualquer coisa pela pessoa que está com ela.

7 – Sentimento fora de controle

PAIXÃO-E-ACASO-aderbal-e-vanessa

De acordo com Fisher e seu grupo de pesquisadores, os indivíduos relatam “estar apaixonados” de forma involuntária e incontrolável.

É uma espécie de sentimento que elas não sabem explicar. Se existem barreiras físicas ou sociais que dificultam que as pessoas se vejam de forma regular, por exemplo, a fase de paixão chega a durar por mais tempo.

Você já se apaixonou? Já sentiu algum destes sintomas? Mande seu comentário para gente!

8 fotos de assassinos em massa quando ainda eram crianças

Artigo anterior

Qual desses famosos é o mais velho? [Quiz]

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido