• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 tecnologias ultrapassadas que ainda usamos

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      21/03/19 às 19h11

As tecnologias mudam com o decorrer do tempo, uma vez que vamos melhorando cada vez mais. Isso quer dizer que o momento presente, o agora, é sempre o mais tecnológico possível. Ele sempre será mais avançado do que fomos há algum tempo atrás. Imagine o mundo hoje. Nós temos internet, o que nos possibilita nos conectar com qualquer outra pessoa em qualquer parte do mundo. Nós também possuímos veículos hiper rápidos e outros que se movem por energia elétrica ou pelos raios do sol. Sem contar os satélites em órbita e os aviões. Quando tudo isso seria pensado realmente possível há 200 anos atrás?

Mesmo com tanta tecnologia de ponta, parece que os seres humanos ainda utilizam coisas bastante velhas por sinal. O que eu quero dizer é que, apesar de toda essa tecnologia atual a nossa disposição, pronta para ser explorada, ainda utilizamos algumas outras que são bastante antigas e que nos fazem questionar o porquê de ainda termos esses elementos em nossa realidade atual. Você consegue pensar em algo que usa que realmente é do passado mas que ainda pode ser útil? A Fatos Desconhecidos reuniu 7 tecnologias para lá de ultrapassadas que nós ainda usamos.

1 - Fax

A máquina de fax é mais antiga do que você supõe, quer apostar? Ela é de 1843. Ainda hoje, várias repartições públicas e hospitais ainda usam a tecnologia do século 19. O motivo? Afirmam que é por motivo de segurança digital, porém, achamos mesmo que é pelo simples fato de terem uma grande resistência à mudança. Será que eles já ficaram sabendo que o e-mail foi inventado?

2 - Telefone público

Você consegue se lembrar qual foi a última vez que utilizou um orelhão público? Não lembra, não é mesmo? O invento do século 20 já foi uma mão na roda para muitas pessoas, porém, hoje ele ainda existe mas é pouco usado. Isso porque todo mundo tem um celular, e resolve tudo por ele. Dificilmente alguém faz uma ligação por telefone público hoje.

3 - Disquete

Eu tenho certeza que você não usa disquete, e duvido muito que conheça alguém que ainda usa. Mas acredite, ainda existem instituições que usam. A indústria da aviação norte americana, caixas eletrônicos, equipamentos médicos, e até a Força Aérea dos EUA usam a tecnologia devido à confiabilidade contra vírus.

4 - Walkie-talkies

Os walkie-talkies foram usados em massa pelos militares dos EUA, durante a Segunda Guerra Mundial, porque são eficazes para compartilhar informações de curto a médio alcance. Eles ainda são usados ??por policiais, militares e organizadores de eventos públicos para fins de segurança em muitos lugares do mundo inteiro.

5 - Jornal impresso

No século 17, nós fomos apresentados ao jornal impresso e até hoje estes exemplares são vendidos pelo mundo inteiro, apesar da crise que enfrentam. Acontece que atualmente conseguimos ter todas as informações a um palma da nossa mão, em nossos celulares e computadores. Ainda assim, o jornal impresso está presente há muito tempo na nossa cultura e muita gente prefere pegar aquelas páginas e lê-las, do que ler pela internet.

6 - Windows XP

O Windows XP foi lançado em 2001, e muitas organizações ainda o usam porque dependem de softwares personalizados, o que não é compatível com versões posteriores do sistema operacional. A empresa detém cerca de 28% das ações do Windows XP em muitos países.

7 - Pager

O Pager foi inventado em 1921, e cerca de 85% dos hospitais dos EUA ainda usam tais aparelhos. Isso porque os hospitais podem ser zonas mortas para o serviço celular e para proteger os dados do paciente. Os pagers também são usados ??por engenheiros nucleares e bombeiros durante situações críticas em que as redes celulares falham.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. E para você que ainda usa alguma dessas tecnologias, aquele abraço.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   Facts  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+