Curiosidades

7 testes de personalidade que revelarão coisas inacreditáveis sobre você

0

A personalidade de alguém é aquilo que torna ela, ela, uma pessoa única. Ela é uma junção das experiências sociais e culturais que vivemos com o tempo, mas alguns psicólogos acreditam que a genética também tenha sua parte nessa influência.

Um dos ramos da Psicologia que se desenvolveu no século passado foi a Psicologia da Personalidade. E desde seu desenvolvimento, várias pesquisas e estudiosos se interessaram por esse assunto. Vários testes de personalidade são feitos no mundo, como o conhecido teste de Rorschach e outros menos conhecidos. Falamos alguns desses testes que podem revelar mais sobre a sua personalidade.

1 – Ficha de Dados Pessoais Woodworth

Esse foi um dos primeiros testes de personalidade a se tornar popular. Ele foi feito na Primeira Guerra Mundial para ver como os possíveis novos recrutas lidariam com o trauma pós guerra, mas ele nunca foi usado com esse propósito. Ao invés disso ele foi usado com um teste para compreender a psicologia das pessoas em geral.

2 – Questionário de Personalidade Eysenck

Esse teste se difere dos outros porque ele parte da premissa de que a personalidade é genética, então já nascemos com ela formada e herdada de nossos pais. O teste mede o quanto uma pessoa é extrovertida, neurótica e psicótica, e para cada fator, atribui-se uma variedade de sub-traumas.

3 – Indicador de Tipo Myers-Briggs

Ele pode ser um dos testes mais conhecidos no mundo. O objetivo dele é ver as preferências de uma pessoa usando quatro categorias que são: sensação, intuição, sentimento e pensamento. O teste foi feito por Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers, e elas se basearam no trabalho de Carl Jung. Dos aspectos que o teste mede, apenas o de extroversão e introversão é que mostraram alguma precisão.

4 – Verdadeiras cores

Esse teste se baseia na teoria do temperamento e tem quatro categorias em que as pessoas podem se encaixar. Ouro é para aquele planejadores pragmáticos, verde para os pensadores independentes, laranja para as pessoas de ação e azul para aqueles que são feitos para as pessoas. A personalidade de alguém é definida, nesse teste, vendo a classificação de cores que a pessoa recebe e as duas mais fortes compõem seu temperamento central.

5 – Teste de Rorschach

Esse teste é bem visto nos filmes e o objetivo dele é determinar a personalidade e funcionamento emocional de uma pessoa. Ele determina aqueles pensamentos que alguém não quer admitir. Pelo que a pessoa fala que vê nas manchas de tinta junto a um algoritmo matemático e interpretação psicológica, o resultado do teste é falado.

6 – Teste de Szondi

Assim como o teste de Rorschach, esse também é um teste projetivo e a pessoa analisada responde à imagens ambíguas para que os seus verdadeiros sentimentos sejam revelados. As 48 imagens são de pacientes mentais, e o fundador do teste acredita que as pessoas escolhem as imagens que acham parecidas com elas.

7 – Avaliação de DISC

Essa avaliação tem em seu nome os tipos de comportamento que ele exibe, e que são: dominância, influência, estabilidade e consciência. Ele é usado, nos dias atuais, para ver se uma pessoa é ou não apta para um trabalho. Além disso, ele prevê como alguém se portará em certas situações.

11 coisas completamente antiéticas que você pode comprar pela internet

Matéria anterior

7 hacks de beleza que todo pobre tem que saber

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.