Curiosidades

7 truques para nunca mais procrastinar na vida

0

Procrastinação: pro-cras-ti-na-ção; do latim: procrastinatio; um substantivo feminino que significa adiamento. Essa é a definição da palavra de acordo com o dicionário Priberam. Muita gente procrastina, todos os dias, o dia todo, e nem sabe que o faz. Um bom exemplo disso?

Quando você está na frente do computador, pronto para trabalhar/estudar. Mas antes de começar efetivamente você precisa abrir todas as redes sociais, emails, ler todas as novidades, responder a todos que “precisa”, imediatamente. Nesse meio tempo, uma musiquinha sempre cai bem, então você para o que esta fazendo para escolher uma, duas, três…

Depois que a playlist está completa, salvo aqueles que já a deixam pronta. Enfim, até você conseguir “resolver” tudo isso, já se passaram algumas boas horas. Lembrando que você nem começou o que vinha fazer a priori. Conseguiu entender bem o que é a procrastinação?

Então, o pesquisador Piers Steel diz que existem dois importantes mecanismos no cérebro que nos ajudam a sempre adiar as coisas. São eles: o sistema límbico, que está diretamente associado à sensação de prazer. Steel afirma: “Quando você sente vontade de algo, quando realmente quer conseguir fazer alguma coisa, é o sistema límbico que está controlando o processo. O problema é que esse sistema só liga para prazeres e dores imediatas.”

O outro mecanismo é o córtex pré-frontal, a quem podemos dizer que se trata do “inimigo” do sistema límbico, pois o tenta controlar. O problema do córtex pré-frontal é que ele se cansa muito facilmente, fazendo com o que o sistema límbico preveja o futuro exigindo prazer imediato. É importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas.

Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem. Sendo assim, a redação da Fatos Desconhecidos selecionou essa listinha com 7 truques para nunca mais procrastinar na vida.

1 – Começar

01

É muito simples, você só precisa começar. Quanto mais você “enrolar” mais o ciclo se tornará vicioso, por isso, a “dica” é muito simples, apenas comece.

2 – Recompensas

Man Reading News At Motning On Tablet Computer

para que seu sistema límbico se satisfaça e seu córtex pré-frontal não se desespere de cansaço, dê a si mesmo pequenas recompensas. Por exemplo, sempre que você concluir uma atividade faça uma pausa de alguns minutos, tome uma xícara de café, ou aquilo que lhe satisfaça. Mas se lembre de voltar ao trabalho, ou tudo irá por água abaixo.

3 – Muros

03

Faça muros, barreiras contra a procrastinação. Evite tudo aquilo que pode te distrair, por exemplo, deslogue de todas as redes sociais, coloque seu celular no silencioso, etc.

4 – Pequenas tarefas

04

Não adianta nada querer carregar o mundo nas costas sendo que você sabe que não irá conseguir. Pode parecer ineficaz, mas um truque para se livrar da procrastinação é realizar pequenas tarefas, fazer as coisas aos poucos, por partes. Sem deixar as coisas para depois. A organização, um cronograma de tarefas, irá te ajudar a fazer tudo o que precisa, sem deixar as coisas para trás. Quando você deixa as coisas para depois, fica mais cansado e ansioso.

5 – Metas

05

Estipule metas. Como dissemos no item acima, é preciso fazer as coisas aos poucos. Por isso, ao invés de ir atrás do grande resultado final, apenas comece. Realize uma etapa aqui, outra ali. Tente estipular o tempo de início e fim da tarefa, sempre prestando atenção no decorrer do caminho.

Esses truques/dicas foram indicadas pelo psicólogo Timothy Pychyl, da Universidade de Carleton (Canadá), em uma entrevista ao Wall Street Journal. Suas pesquisas envolvem intervenções, com o objetivo de fazer com que as pessoas parem de procrastinar. Além dessas dicas, outras são:

6 – Se conheça

Man playing with model motorcycle at desk in office

É muito importante se conhecer para saber como seu cérebro funciona. Conhecer o seu ritmo é muito importante para que você possa estabelecer os melhores horários de trabalho, estudo e lazer.

7 – Importância

07

Outra dica é separar suas tarefas por importância. É muito comum deixar as coisas para serem resolvidas “em cima da hora”, o problema é que isso é estressante e, na maioria das vezes acaba não sendo feitos da melhor forma possível e podem resultar em catástrofes.

Então pessoal, o que acharam da matéria. Já conheciam essas dicas de como evitar a procrastinação? Encontraram algum erro? Ficaram com dúvidas? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Qual é o seu tipo de mentiroso? [Quiz]

Matéria anterior

11 alimentos que não precisam de data de validade

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.