Ciência e TecnologiaEntretenimento

7 truques psicológicos para controlar sua raiva

0

De acordo com a psicóloga e especialista em comportamento cognitivo pela USP (Universidade de São Paulo), Marilice Rubbo Carvalho, “A raiva é uma emoção que faz parte de nossas vidas e senti-la quando somos provocados ou agredidos é normal e difícil de controlar.

É uma reação de sobrevivência da espécie. Neste caso, se a raiva salvar sua vida, será positiva”. Você sabia que o trânsito é um dos lugares que mais fazem as pessoas urrarem de raiva? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você esta matéria.

Mas algumas pessoas não conseguem controlar a raiva que sentem. Pensando nisso, nossa redação separou para você uma listinha com alguns truques psicológicos para controlar a sua raiva:

1 – Contar até 10

contar-até-dez

De acordo com o professor de comunicação e psicologia da Universidade de Ohio, Brad Bushman, “pessoas irritadas ficam altamente excitadas e acabam dizendo coisas que mais tarde vão se arrepender. Ao contar lentamente, a sua pressão arterial e cardíaca têm a chance de voltar ao normal, diminuindo a excitação.”

2 – Respirar profundamente

1437167736995

Segundo um estudo da Sociedade Americana de Psicologia, “o ideal é fazer respirações por meio do diafragma, e não aquelas pequenas somente que enchem o peito com pouco ar. Ouvir música calma e praticar exercícios de relaxamento muscular também podem ajudar.

3 – Busque fazer exercícios

convide-um-amigo

Os exercícios físicos liberam endorfina, substância que te ajuda bastante a se acalmar. Movimentar o corpo é um meio de saída para o que você está sentindo. Invista em corridas, ioga, treinos com peso, artes marciais, dança, natação e outras atividades que estimulem o movimento.

4 – Escreva o que está sentindo

10-dicas-simples-para-escrever-melhor-em-ingles

Se caso você passe por alguma situação em que acabou perdendo o controle das emoções, procure escrever sobre o que aconteceu e o que você está sentindo.

Detalhe tudo, as coisas que sentiu, o motivo da raiva, local que estava, pessoas com quem estava, como foi sua reação e observe as coisas que te causam raiva. Registrar para si e fazer uma autorreflexão é importante e ajuda a controlar suas emoções.

5 – Reze para dissipar os pensamentos negativos

mujer_rezando

Pesquisadores revelam que rezar por alguém que te deixou com raiva pode conseguir abrandar um sentimento ruim. Rezar faz com que os pensamentos negativos se afastem.

Mas se caso você não tenha religião e não goste de rezar, tente pensar de uma forma sensata sobre o que lhe deixou com raiva e deseje coisas boas para a pessoa que te deixou assim.

6 – Imagine-se em um lugar feliz

1-Felicidade

De acordo com o Wikihow, “Caso esteja com dificuldades para se acalmar, imagine-se em um cenário relaxante. Pode ser sua casa de infância, uma floresta quieta, uma ilha deserta – qualquer lugar que o deixe confortável e em paz.

Foque-se em imaginar todos os detalhes do lugar: a iluminação, os ruídos, a temperatura, o clima, os odores. Continue pensando no lugar até ficar completamente imerso nele por alguns minutos ou até se acalmar“.

7 – Comece a falar com você mesmo só que de forma positiva

Alongar no carro

Um estudo científico mostra que “mudar o modo com o qual você pensa sobre algo de negativo para positivo (algo conhecido como “reestruturação cognitiva”) pode ajudá-lo a lidar com a raiva de modo saudável. Após se acalmar por um momento, ‘discuta’ a situação consigo mesmo, utilizando termos positivos.”

Um exemplo prático é comentar de forma positiva algo que aconteceu com você. Se caso um motorista te fechar no trânsito, por exemplo, pense que ele poderia estar em uma emergência e você nunca mais o verá na vida, que está vivo, com saúde e que pode recuperar a calma e focar na viagem.

Como você controla a sua raiva? Mande seu comentário para gente!

Quanto custou a Olimpíada no Brasil?

Artigo anterior

Um artista resolveu ilustrar sua vida junto com a sua esposa e o resultado foi mágico

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido