• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 tsunamis mais destrutivos da história

POR Mateus Graff    EM Natureza      29/03/18 às 18h39

O tsunami, também conhecido como maremoto, é uma série de ondas de água causadas pelo deslocamento de um grande volume de um corpo de água, como um oceano ou um grande lago. Todo mundo sabe que o poder da água é realmente impressionante, agora imaginem o que uma onda de 40 metros de altura é capaz de fazer com uma cidade inteira?

Há poucos anos atrás tivemos alguns tsunamis que mataram muitas pessoas, como no Japão em 2011 e na Indonésia em 2004. Mas também houveram alguns tsunamis tão violentos quanto esses no passado e por isso fizemos essa matéria com os 7 tsunamis mais destrutivos da história, confiram:

1 - Tsunami do Oceano Índico em 2004

Pois foi no dia 26 de dezembro de 2004 que um terremoto de magnitude 9,1 aconteceu na costa da ilha indonésia de Sumatra. Inicialmente pensava-se que o terremoto tivesse magnitude 8,8, mas depois os cientistas mudaram para 9,1.

Bangladesh, Índia, Cingapura, Sri Lanka, Tailândia, Malásia e Maldivas sentiram o terremoto. Durante 7 horas um tsunami mortal causado pelo terremoto submarino atingiu o Oceano índico, matando cerca de 226 mil pessoas na Indonésia, Sri Lanka, Índia, Tailândia e outros nove países.

2 - A erupção minóica, Grécia Antiga, 1.500 a.C.

Pelo que se tem registro, esse foi o primeiro tsunami da história. Em mais ou menos 1.500 a.C., um vulcão submarino entrou em erupção na ilha mediterrânea de Thera. Mesmo que não exista números exatos dos mortos, is historiadores estimam que o tsunami pode ter causado o fim da civilização minoica na ilha de Creta. Evidências geológicas sugerem que ondas de 15 metros inundaram a costa de Creta.

As consequências do acontecido podem ter levado a protestos e revoltas contra a elite da ilha. O que se sabe, com toda certeza, é que dentro de algumas gerações a civilização minóica desapareceu.

3 - Terremoto em Lisboa, 1755

No mês de novembro de 1755 aconteceu um terremoto no Atlântico e acabou atingindo o sudoeste de Portugal. A cidade mais atingida foi Lisboa, que em seguida ainda teve alguns incêndios. Outras cidades costeiras de Portugal, Espanha e Marrocos foram atingidas. Estima-se que as ondas chegaram a 6 metros de altura e, segundo relatos, o tsunami foi de Lisboa até o rio Tejo, onde se levantou como se fosse uma montanha.

Depois, foi em direção à costa, fazendo com que todos os cidadãos fugissem. Depois de muitos serem varridos pela água, outras pessoas ficaram submersas até a cintura. Estima-se que 60 mil pessoas morreram nessa tragédia.

4 - Tsunami no Mar do Sul da China, 1782

Com mais de 40 mil mortos, o tsunami no Mar do Sul da China foi causado por um terremoto. Não existem registros históricos dessa tragédia, porém, um catálogo russo sobre tsunamis que foi publicado ainda em 1964, diz que mais de 40 mil pessoas morreram em Taiwan. O relatório também afirma que o tsunami inundou cerca de 120 km de terra.

5 - Krakatau, 1883

A erupção vulcânica na ilha Krakatau, na Indonésia, foi a pior erupção da história. O acontecido ocorrei em 1883 e, para vocês terem uma noção da potência dessa erupção, a explosão foi audível na Austrália e foi registrada como o som mais alto já escutado pelos humanos.

Depois que o fluxo do vulcão caiu no mar, a ilha entrou em um verdadeiro colapso. Tsunamis com cerca de 40 metros de altura foram registrados e chegaram até a península Arábica, a 7 mil quilômetros da ilha. Com 36 mil mortos, as ondas levaram cerca de 165 aldeias.

6 - Tsunami do Japão, em 2011

No dia 11 de março de 2011 aconteceu um terremoto na costa do Japão. O impacto do mesmo pode ser sentido em quase todo o mundo e até hoje o Japão está se recuperando das destruições do terremoto e do tsunami. O terremoto que causou o tsunami é considerado um dos maiores já registrados, com ondas de até 40 metros. Milhares de pessoas morreram e cerca de 120 mil edifícios foram destruídos. O tsunami ainda atingiu a usina nucelar de Fukushima, causando um acidente nuclear.

7 - Tsunami de Messina, em 1908

No dia 28 de dezembro de 1908, um terremoto de magnitude 7,1 aconteceu em Messina, na Itália. Para vocês terem uma noção do tamanho dessa tragédia, cerca de 91% das estruturas e edifícios da cidade foram destruídos e 75 mil pessoas morreram. Esse é considerado o terremoto mais destrutivo da Europa.

Depois do terremoto veio o tsunami com ondas que chegaram até 13 metros de altura e caíram nas costas do norte da Sicília e no sul da Calábria.

E aí, caros amigos, sabiam das histórias de todos esses terríveis tsunamis? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+